6 Dicas para escolher o melhor sistema de controle financeiro para sua empresa!

15 February 2022

A tecnologia exerce um papel importante para a integração e a automatização dos processos de uma empresa. Nesse sentido, escolher com cuidado o sistema de controle financeiro é primordial, já que esse instrumento desempenha funções determinantes para a saúde das finanças do negócio.

O mercado oferece muitas alternativas para atender a essa demanda. Assim, os responsáveis pela decisão devem observar qual delas conta com as características adequadas ao empreendimento. Logo, será possível exercer um bom controle das finanças e viabilizar o crescimento da companhia.

Quer saber mais sobre o software de controle financeiro e conhecer 6 dicas para escolher o melhor sistema para a sua empresa? Continue a leitura para conferir!

O que é e para que serve o controle financeiro empresarial?

Antes de descobrir como escolher a melhor ferramenta para o controle financeiro da empresa, é importante ter clareza sobre o que essa etapa representa para a gestão. O controle é o acompanhamento detalhado e a análise de todas as movimentações financeiras do negócio.

Assim, esse processo abrange aspectos como: fluxo de caixa, contas e pendências, saldos, patrimônio etc. A partir desses dados, a equipe de gestão financeira é capaz de tomar decisões e projetar cenários futuros, inclusive se preparando para lidar com crises.

Essa administração é viabilizada por relatórios regulares, acompanhamento de prazos e estratégias para otimizar os resultados. Portanto, fazer o controle financeiro da empresa serve para manter os recursos do negócio organizados e dar a eles o melhor destino, com mais previsibilidade.

Como resultado desse passo, a tomada de decisões tem como base dados reais sobre o negócio. Assim, o crescimento pode acontecer de forma coordenada. Similarmente, a gestão passa a ter melhores condições de lidar com crises e instabilidades, tornando a empresa menos vulnerável.

Quais as vantagens de um sistema empresarial para controle financeiro?

Como você viu, executar o controle financeiro da empresa é fundamental para garantir um orçamento saudável, bem como o direcionamento adequado dos recursos. Mas esse é um processo complexo e com muitas etapas, que envolvem o acompanhamento constante de informações.

Por isso, é benéfico contar com o auxílio de uma ferramenta tecnológica e inteligente que centralize os dados. Um sistema de controle financeiro evita falhas humanas nos cálculos e na organização das informações, além de oferecer muito mais agilidade.

Com um software específico para essa finalidade, é possível coordenar os departamentos para evitar ruídos de comunicação, mantendo a atuação da equipe coerente e direcionada. Ademais, a otimização do setor pode representar uma economia de dinheiro e impulsionar a produtividade.

6 Dicas para escolher o melhor sistema de controle financeiro empresarial

Agora que você já conhece mais sobre a importância do controle financeiro e as vantagens de contar com um sistema que tenha essa finalidade, é o momento de verificar como escolher o melhor software para a sua companhia.

Confira 6 dicas para auxiliar nessa decisão!

1. Conheça as suas necessidades

O primeiro passo para escolher o software mais adequado para a sua empresa é entender quais são as necessidades dela. É preciso observar, por exemplo, os meios de pagamento utilizados, as características do setor de atuação, as formas de tributação e outros dados relevantes.

Ao observar como funciona esse controle no setor financeiro do negócio, fica mais fácil entender o que um software precisa ter para atender às demandas da equipe. Desse modo, sua escolha se torna mais assertiva.

2. Verifique as funcionalidades dos softwares

Após observar quais são as necessidades da empresa em relação a uma ferramenta para o setor financeiro, o passo seguinte é conhecer o que os softwares de finanças oferecem. Com uma pesquisa adequada, você pode encontrar a alternativa que mais se aproxima do que o seu negócio precisa.

Também é importante observar as políticas de atualização do sistema. Uma boa regularidade nesse aspecto ajuda a corrigir erros, ampliar as funcionalidades e adequar a ferramenta às mudanças do mercado ao longo do tempo.

3. Confira o suporte técnico oferecido

Durante o uso do sistema, provavelmente a sua equipe precisará de auxílio do suporte técnico em alguns momentos. Esse acompanhamento é fundamental para evitar erros de uso e garantir o melhor aproveitamento do instrumento adquirido.

Assim, procure um sistema de controle financeiro que ofereça um bom suporte, com canais de comunicação simples e acessíveis. Desse modo, eventuais dificuldades podem ser solucionadas com agilidade, sem prejudicar o fluxo de trabalho da empresa.

4. Analise a segurança do software

Outro fator primordial para uma boa ferramenta é a segurança. Um sistema que lida com informações tão importantes quanto aquelas do setor financeiro de uma empresa deve contar com rígidos padrões de segurança para proteger o seu negócio de possíveis fraudes e vazamentos.

Por esse motivo, na hora de procurar o software mais adequado para o seu caso, observe quais são as políticas e as garantias de segurança, bem como de proteção de dados. Vale procurar também o que outros clientes falam sobre a ferramenta.

5. Considere a praticidade do software

Tão relevante quanto ter as funcionalidades que a sua empresa precisa é o sistema ser fácil de usar. Uma ferramenta muito complexa, que demande muito da equipe, pode se tornar mais um problema do que uma solução. Afinal, isso pode desgastar os profissionais e aumentar as chances de erros.

Assim, procure um sistema que seja intuitivo, simples e leve — mas robusto em soluções. O importante é que o software reduza as tarefas da gestão — e não represente um trabalho a mais no cotidiano da equipe.

6. Faça testes, se possível

Alguns softwares permitem testes e cotações antes da contratação, para que você experimente as funções. Mesmos que esses testes sejam limitados, pode ser interessante convidar os colaboradores que fazem o controle financeiro para explorar o recurso.

Após conferir estas 6 dicas para escolher o melhor sistema de controle financeiro para a sua empresa, você pode encontrar a melhor ferramenta para o seu caso. Como vimos, a tecnologia oferece muitos benefícios para a gestão do negócio — e vale a pena usá-la a seu favor!

Você precisa de uma ferramenta completa para automatizar a gestão financeira da sua empresa? Entre em contato com a Equals e conheça as nossas soluções!

Categorias

Newsletter
The Payment Market evolves every day, our solution too.