Segurança digital: como deixar sua empresa segura para receber pagamentos online?

11 novembro 2021

A transformação digital é uma realidade em todo mundo. Por isso, negócios e setores precisam se adaptar. Nesse cenário, além das grandes potencialidades que os recursos modernos proporcionam, também existem desafios importantes que merecem atenção.

Entre eles está a segurança digital. Trata-se de um tema recente, mas que já faz — ou deveria fazer — parte da rotina de diversos empreendimentos. Esse cuidado evita diversos problemas — que podem ser bastante graves para a companhia.

Quer entender melhor? Neste artigo, você saberá mais sobre a segurança digital para empresas e a importância desse processo no recebimento de pagamentos online.

Continue a leitura para conferir!

O que é segurança digital?

Antes de conhecer a importância da segurança digital, é válido compreender esse conceito. Ele significa a proteção das informações no ambiente digital. Considere que as ferramentas modernas para as empresas concentram informações e materiais essenciais da companhia.

Assim, é preciso preservar os dados da empresa, dos clientes e dos colaboradores. Desse modo, a segurança digital abrange uma série de cuidados para evitar ataques virtuais e manter todas as informações financeiras e administrativas protegidas.

Por que é preciso olhar para a segurança digital?

Para exemplificar os riscos relacionados ao meio digital, vale lembrar um fato marcante que ocorreu no Brasil. Em janeiro de 2021 houve um vazamento de 226 milhões de números de CPFs, inclusive de pessoas já falecidas.

Junto ao número do documento, também foram expostos o nome, a data de nascimento e o gênero dos titulares. Essas informações estavam sendo comercializadas em operações virtuais ilícitas.

É conveniente destacar que o Brasil tem uma defasagem quando o assunto é segurança digital, em comparação a outros países. Como a digitalização das atividades é inevitável, a proteção nesses espaços deve ser uma preocupação.

Além de ser um cuidado essencial para as empresas, esse tema também é uma prioridade crescente entre os consumidores. Com a pauta em evidência, fica mais intensa a discussão sobre o tratamento de dados.

Portanto, as companhias que demonstram atenção a esse fator adquirem uma vantagem competitiva. Porém, mais do que aparentar ter um sistema seguro, é fundamental garantir que as práticas virtuais efetivamente sejam protegidas.

Quais são as mudanças trazidas pela transformação digital?

A transformação digital — como o nome indica — realiza mudanças profundas nas atividades de todos os setores. Muitas soluções tecnológicas surgem para facilitar a rotina das pessoas e das empresas, mas é importante ter um olhar crítico para essas ferramentas.

Uma das alterações significativas é o uso de softwares de gestão para empresas, que substituem os tradicionais processos registrados em papel.

Eles são instrumentos importantes para otimizar a rotina, ganhar mais eficiência e centralizar as informações. Contudo, a escolha do programa deve ser acurada, observando também os critérios de segurança.

Outro elemento essencial dessa digitalização da sociedade são os novos meios de pagamento. As novidades trazem ferramentas simples, rápidas, virtuais e com menores taxas. Quanto mais opções e soluções a empresa oferecer — alinhada ao seu público —, mais vantagens ela apresentará aos olhos do consumidor.

No entanto, é fundamental ter um cuidado extra com a segurança nesses recebimentos. Afinal, os meios de pagamento envolvem diretamente os dados financeiros dos clientes e informações fiscais da companhia.

Como trazer mais segurança digital para sua empresa?

Os cuidados para manter a empresa segura demandam esforços e investimentos específicos. Mas vale a pena. Considere que eventuais prejuízos financeiros e de imagem por falhas no sistema de proteção podem ser significativamente superiores e mais difíceis de recuperar.

Assim, a proteção é um caminho necessário para a companhia que deseja ampliar suas formas de receber pagamentos e aumentar a presença digital.

Conheça a seguir dicas importantes para proteger a sua empresa na internet!

Tenha controle de acesso para colaboradores

As informações da companhia devem ser preservadas para evitar vazamentos. Por isso, os gestores podem categorizar os dados mais sigilosos e ter sistemas de controle de acesso para colaboradores. Utilizar a criptografia também pode ser interessante.

Utilize sistemas de bloqueio

Os sistemas inteligentes podem contar com bloqueios de saídas que restringem a exportação de dados do seu CRM empresarial. Esse recurso pode ser utilizado em todos os canais da empresa para impedir o sequestro de informações.

Realize backups frequentes

Os backups são medidas preventivas para todas as situações e devem ser realizados com frequência. Eles resguardam a integridade do seu sistema em caso de falhas e podem ser armazenados de diferentes formas. No entanto, devem ficar acessíveis apenas para pessoas autorizadas.

Faça confirmações

Um passo bastante simples — e por vezes negligenciado — é a realização de confirmação das informações dos clientes no momento do pagamento. A facilidade para realizar as transações é uma vantagem para muitos. Porém, a segurança na operação é ainda mais importante.

Portanto, as perguntas na página de pagamento são relevantes para aumentar a proteção. Uma incompatibilidade nas respostas pode indicar alguma tentativa de fraude. Logo, ter controle desse processo aumenta a segurança da empresa e dos clientes.

Tenha um sistema de dados robusto

O sistema de dados armazena as informações dos consumidores e pode compará-las no momento da compra para identificar alguma inconsistência. Assim, contar com uma base robusta pode proporcionar mais segurança.

Apesar disso, é fundamental ter atenção à Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD), que regula o tratamento de dados no Brasil. É preciso manter a sua empresa alinhada com as determinações da lei para evitar problemas judiciais.

Invista em inteligência artificial

A inteligência artificial é uma importante aliada e está cada vez mais popular entre as empresas. Ela viabiliza a coordenação das informações, enquanto as mantêm integradas. Além disso, permite programações de proteção inteligentes.

Com mais personalização, ela oferece benefícios para a empresa e os clientes. Isso porque conta com processos intuitivos, que muitas vezes substituem a intervenção humana, reforçando a segurança.

As operações de cadastro e realização de pagamentos também se tornam mais rápidas e simples com inteligência artificial. Além disso, ela facilita a incorporação de novos recursos e tecnologias que surgirem, especialmente no setor de contas a receber.

Agora que você já conhece a importância da segurança digital, pode colocar em prática os cuidados que acabou de conferir para oferecer meios de pagamentos online. Para isso, contar com uma ferramenta de conciliação financeira pode ser de grande ajuda.

Quer obter mais eficiência e segurança nos recebimentos online do seu  negócio? Para ter sucesso nessa jornada, é essencial ter uma ferramenta adequada. Conheça o software de conciliação financeira e veja como ele pode ajudar!

Categorias

Saiba das novidades
Os meios de pagamento evoluem a cada dia,
nossa solução também.