6 Dicas para melhorar a gestão financeira da sua empresa em 2022

18 janeiro 2022

Os anos de 2020 e 2021 foram marcados por desafios, com a pandemia de covid-19 e a crise econômica mundial que ela acarretou. Nesse cenário, a boa gestão financeira empresarial foi essencial para ajudar empresa a lidar com as incertezas, manter as atividades e, em alguns casos, viabilizar crescimento.

Com os avanços científicos na contenção da doença, as perspectivas são de novas oportunidades nos negócios em 2022. E, mais uma vez as finanças, fazem a diferença. Afinal, as empresas que apresentarem melhor organização e planejamento estratégico têm mais chances de seguir avançando e se destacar.

Neste artigo, você entenderá mais sobre a gestão financeira, sua importância para a empresa e descobrirá 6 dicas para melhorar os resultados do seu negócio em 2022. Boa leitura!

O que é gestão financeira?

A gestão financeira abrange os procedimentos administrativos que envolvem as análises, decisões e estratégias relacionadas aos recursos financeiros da companhia. A partir de uma boa gestão, as lideranças podem avaliar as oportunidades de crescimento e os pontos de alerta para o negócio.

Nesse sentido, a gestão do capital garante a sustentabilidade da empresa e oferece as bases para que ela alcance as suas metas. Assim, essa é uma das funções administrativas mais importantes da empresa, pois impacta em todos os outros setores da companhia.

Como uma boa gestão financeira pode ajudar sua empresa?

A estrutura administrativa é essencial para uma empresa manter a sua competitividade no mercado e viabilizar o seu crescimento, certo? Tudo isso depende de uma gestão financeira eficiente, que utilize de forma inteligente os recursos disponíveis.

Dessa forma, a companhia consegue se estabelecer diante de crises — como ocorreu com a pandemia iniciada em 2020. Além disso, ela tem mais facilidade para encontrar as chances de realizar bons negócios ao longo do tempo.

Assim, o setor de finanças tem papel fundamental no sucesso ou insucesso da empresa — especialmente diante de desafios. E os gestores, por sua vez, devem ter um conhecimento amplo e profundo da companhia para identificarem falhas e oportunidades que são decisivas para o posicionamento do negócio no mercado.

Uma gestão financeira assertiva, portanto, permite que a companhia fique menos exposta a riscos e norteia o seu funcionamento para um crescimento contínuo e organizado.

6 Dicas para melhorar a gestão financeira empresarial em 2022

Agora que você já conhece o conceito de gestão financeira empresarial e sua importância, é válido conferir como melhorar esse aspecto em 2022. Confira 6 dicas para colocar em prática!

1. Acompanhe o fluxo de caixa

O fluxo de caixa é essencial para garantir o funcionamento e o crescimento da empresa. Por esse motivo, uma boa gestão deve monitorar as entradas e as saídas de dinheiro em curto prazo.

Esse dado ajuda a compreender melhor os resultados da companhia e pode antecipar tendências, ajudando em escolhas assumidas pelos gestores. Do mesmo modo, o fluxo de caixa revela se as operações estão oferecendo o retorno esperado.

A análise desse ponto deve ser abrangente e completa. Como esse tende a ser um processo desafiador, é necessário contar com ferramentas de automação de relatórios. Elas centralizam as informações e garantem a obtenção de dados mais precisos.

2. Faça a gestão da inadimplência

A inadimplência de clientes é um problema enfrentado por muitas empresas e merece atenção especial. A partir de um profundo conhecimento da situação financeira da companhia, a gestão pode adotar estratégias para contornar o impasse.

É o caso de oferecer descontos, investir em renegociações de dívidas e outros procedimentos. Em 2022, ano de recuperação econômica, também vale a pena adotar estratégias que visem prevenir a inadimplência, como filtros para a concessão de créditos e adoção de réguas de cobrança.

3. Defina metas de crescimento e previsões de mercado

Uma boa gestão financeira deve definir metas de crescimento, mas também estar preparada para os diferentes cenários. Uma das lições da pandemia de covid-19 foi que as crises podem surgir de forma inesperada e exigir ações emergenciais, não é?

Por isso, para ter sucesso em 2022 é necessário determinar quais são as metas a serem buscadas. Elas devem ser acompanhadas por análises das oportunidades do mercado e projeções baseadas em dados financeiros da empresa.

Contudo, é sempre importante ter planejamentos para quando o cenário for diferente do esperado. Em um mercado acelerado, ter flexibilidade e postura inovadora são ações necessárias para crescer mesmo nas adversidades.

4. Tenha reservas financeiras

Ainda sobre se preparar para imprevistos, mais uma lição dos últimos anos que deve ser considerada em 2022 é a necessidade de ter uma reserva financeira. Muitas empresas enfrentaram forte crise e não tiveram recursos para lidar com os desafios durante o período de insegurança.

Uma reserva financeira, por outro lado, oferece proteção para situações adversas. Afinal, ter dinheiro disponível previne o desequilíbrio no orçamento quando as vendas não estão satisfatórias, por exemplo. Logo, pode evitar graves consequências para a saúde financeira da empresa.

Ademais, a reserva permite adotar estratégias adequadas às situações, sem a necessidade de cortes em custos importantes — evitando, por exemplo, a demissão de bons funcionários.

5. Determine metas de gastos

Assim como os planos de crescimento, é importante ter metas de gastos para que o progresso seja viabilizado. Esse teto deve ser definido a partir de análises da situação financeira e das oportunidades de crescimento.

Para evoluir, é preciso investir com assertividade nos recursos capazes de aprimorar a empresa. Mas isso deve ser aliado a um acompanhamento cuidadoso dos gastos para evitar gargalos que prejudicam o orçamento e atrasam o desenvolvimento da companhia.

6. Conte com o auxílio da tecnologia

Em um mundo tão conectado, a rotina da empresa precisa ser otimizada para responder adequadamente às tendências. Nesse cenário, as soluções tecnológicas são essenciais para agilizar o trabalho, centralizar as informações e fundamentar as decisões.

Ferramentas inteligentes permitem ter controle e transparência nas operações, conciliando as informações financeiras de médias e grandes empresas. Assim, automatizar a gestão financeira da empresa possibilita focar em outros aspectos essenciais para o crescimento e melhorar os seus resultados.

Para isso, é possível contar com sistemas especializados, que sigam padrões de segurança internacionais e atendam às necessidades do negócio, como a Equals. Somos uma plataforma de gestão financeira inteligente, capaz de atender empresas que oferecem múltiplos meios de pagamento.

Seguindo as 6 dicas para melhorar a gestão financeira da empresa, você aumentará as chances de obter sucesso e aproveitar as oportunidades do mercado. Lembre-se, no entanto, de que é fundamental contar com a ferramenta tecnológica adequada ao seu negócio para auxiliar nessa missão.

Quer contar com os diferenciais da Equals? Entre em contato conosco e conheça mais sobre nossa ferramenta!

Categorias

Saiba das novidades
Os meios de pagamento evoluem a cada dia,
nossa solução também.