Indicadores financeiros que as empresas precisam acompanhar e analisar

28 maio 2021
Indicadores financeiros são índices obtidos a partir de demonstrativos financeiros que vão ajudar a medir a escalabilidade e o desempenho do negócio para acelerar a tomada de decisões.

Indicadores financeiros são tão importantes para as empresas que é praticamente impossível almejar uma posição de crescimento no mercado sem saber o que precisa ser avaliado nesse caminho. É a partir de um acompanhamento bem estruturado da gestão financeira que os resultados vão sendo aos poucos (ou rapidamente) alcançados.

O que são indicadores financeiros?

Para além dos dados financeiros mais comuns em uma análise financeira, como ativos e passivos, é importante considerar indicadores financeiros.

Indicadores financeiros são índices obtidos a partir de demonstrativos financeiros que vão ajudar a medir a escalabilidade e o desempenho do negócio para acelerar a tomada de decisões.

As organizações podem usar KPI’s sob diferentes prismas de análises, como a sua lucratividade, competitividade, liquidez, eficiência etc.

O acompanhamento e análise devem fazer parte da rotina da empresa e os indicadores financeiros precisam ser monitorados por todos do departamento de finanças.

O que são demonstrativos financeiros?

São documentos financeiros indispensáveis para ter uma visão preliminar da performance de uma empresa. Os mais importantes são balanço patrimonial, declaração de renda, demonstração do fluxo de caixa, relatório anual.

São esses tipos de dados que ajudam os líderes financeiros a identificarem gargalos na administração, realocar recursos, eliminar despesas desnecessárias e controlar as entradas e saídas de dinheiro do caixa.

Quais os principais indicadores financeiros e como calculá-los?

1. Margem de lucro bruto

Medir esse índice financeiro é muito importante porque ele reflete que quanto maior a margem de lucro bruto, maior será a receita em cada venda realizada. O custo relacionado às vendas não considera despesas como aluguel, impostos ou juros. Mas os custos diretos são incluídos, como a mão de obra por exemplo.

Como calcular Margem de lucro bruto:

(Receita – Custo das vendas) / Receita * 100

2. Margem de lucro líquido

A receita se transforma em lucro em algum momento e esse KPI é responsável por fornecer esse dado. O resultado é obtido após subtrair custos variados da empresa, como as despesas operacionais, custos de mercadorias vendidas, impostos e juros.

Como calcular Margem de lucro líquido:

Lucro / Receita líquida * 100

3. Capital de giro

Esse indicador financeiro busca mostrar como a empresa está organizada financeiramente com as metas de curto prazo. E é exatamente por esse motivo que ter um grande capital de giro em um mês não significa que a empresa pode gastar mais do que ganha.

Como calcular Capital de giro:

Ativo Circulante – Passivo Circulante

4. Current ratio

Esse KPI mede a capacidade da empresa em quitar suas contas no curto prazo. Comparado com os outros indicadores financeiros, o current ratio considera todos os ativos e passivos circulantes. Se o resultado for maior que 1, as contas estão indo bem; do contrário, a empresa não conseguirá pagar alguma obrigação.

Como calcular Current ratio:

Ativo Circulante / Passivo Circulante

5. Liquidez imediata (Quick ratio)

O objetivo também é mensurar se uma empresa conseguirá cumprir com suas obrigações financeiras de curto prazo. A diferença é que são considerados apenas os ativos circulantes de alta liquidez, ou seja, os ativos que podem ser convertidos em dinheiro mais rápido, como as contas a receber, por exemplo.

Como calcular Liquidez imediata:

(Ativo Circulante – Estoque) / Passivo Circulante

6. Índice de dívida em relação ao Patrimônio líquido

Basicamente, o objetivo é analisar quanta dívida da empresa é usada para o crescimento da organização. Ao fazer o cálculo, será possível constatar se o patrimônio líquido conseguirá quitar todas as dívidas se um dia o negócio precisar.

Como calcular Índice de dívida em relação ao Patrimônio líquido:

Índice dívida / Patrimônio líquido = Dívida total / Patrimônio líquido total

7. Giro de estoque

Esse KPI financeiro vai mostrar o número de vezes que uma empresa conseguiu vender todo o seu estoque, considerando o período contábil em questão. Esse é um ponto importante e precisa estar encaixado com o fluxo de caixa do negócio, pois, estoque parado é dinheiro parado.

Como calcular Giro de estoque:

Custo de vendas / (estoque inicial + estoque final / 2)

8. Rotatividade de contas a receber (ou ativos)

Quanto mais rápido as vendas a prazo se transforarem em dinheiro, mais fácil será para cumprir pagamentos de passivos. Se há muitos clientes inadimplentes ou com pagamento atrasado, é melhor reavaliar a política de compras parceladas para eles.

Como calcular Rotatividade total de contas a receber (ou ativos):

Receita / (Ativo total inicial + Ativo total final / 2)

9. Retorno sobre ativos (ROA)

O ROA reflete se uma empresa tem conseguido gerar cada vez mais lucro em cima dos seus ativos. Investidores sempre ficam atentos a esse índice financeiro porque dá a dimensão do crescimento da empresa e de como a alta gerência está empenhada em entregar melhores resultados.

Como calcular Retorno sobre ativos (ROA):

Lucro líquido / (Ativos totais iniciais + Ativos totais finais) / 2

10. Retorno sobre patrimônio líquido (ROE)

Esse indicador financeiro está inteiramente ligado ao interesse de acionistas no negócio. Esse índice reflete como a empresa usa investimentos de capital de investidores para gerar lucro para os acionistas da empresa.

Como calcular Retorno sobre patrimônio líquido (ROE):

Lucro líquido / (Patrimônio inicial + Patrimônio líquido final) / 2

11. Retorno sobre investimento (ROI)

A lógica desse KPI financeiro é que para ganhar dinheiro, você precisa “gastar”. O ROI analisa qual o retorno que o investimento de uma quantia em dinheiro trouxe para a organização. Avaliar esse índice é importante para a empresa porque ajuda a entender se os objetivos foram ou não alcançados porque a quantidade de dinheiro gasto foi ou não suficiente.

Como calcular Retorno sobre investimento (ROI):

(Valor Atual do Investimento – Custo do Investimento) / Custo do Investimento

O maior indicador de que sua estratégia de crescimento está começando bem é que você chegou ao final desse artigo.

Quais outros KPI’s você costuma usar para avaliar os resultados do trabalho do seu time? Use ferramentas de automação para cuidar do trabalho repetitivo e deixe seu time usar o tempo para ajudar a empresa a crescer. A Equals pode te ajudar e muito com a automação financeira. Saiba mais clicando aqui.

Categorias

Saiba das novidades
Os meios de pagamento evoluem a cada dia,
nossa solução também.