Confira 6 passos de como fazer o controle financeiro da sua loja online!

20 janeiro 2022

Saber como fazer o controle financeiro da sua loja online é fundamental para alcançar os melhores resultados. Afinal, por meio dele, é possível ter uma visão realista sobre as condições financeiras do negócio — o que permite tomar boas decisões para conquistar os objetivos empresariais.

Entretanto, é comum que exista dúvidas nesse processo — o que pode, muitas vezes, afastar a companhia do caminho do crescimento. Se você ainda está com dificuldade para colocar esse controle financeiro da sua loja online em prática, acompanhe este conteúdo.

A seguir, você verá 6 passos essenciais para realizar esse processo corretamente. Mas, antes, entenda melhor o que é e qual a importância de fazer o controle financeiro do seu e-commerce.

Vamos lá?

O que é controle financeiro empresarial e qual sua importância?

Para começar, é importante saber o que é controle financeiro empresarial. Ele pode ser entendido como a análise dos resultados financeiros de um negócio, abordada sob diferentes perspectivas e em momentos distintos.

Para isso, o processo envolve a avaliação de relatórios financeiros, o controle de saídas e entradas de caixa e as análises de demonstrativos de resultados financeiros (DREs). Ele também inclui a checagem de dados patrimoniais e a conciliação financeira, dentre outras etapas.

Assim, é possível entender se a loja está indo em direção aos seus objetivos organizacionais de curto, médio e longo prazo. Caso sejam identificadas eventuais falhas que possam comprometer seus planos, o gestor pode tomar as medidas necessárias para corrigi-las em tempo hábil.

Além de possibilitar a avaliação do desempenho atual da empresa e detectar possíveis problemas, o controle financeiro serve para fazer previsões e projeções. Dessa forma, a loja pode planejar sua expansão cuidadosamente e, assim, crescer de forma sustentável.

Ter um bom controle financeiro empresarial também permite determinar a origem e o destino de cada receita. Assim, você pode identificar quais produtos são mais rentáveis, bem como aqueles que possuem menos saídas para criar estratégias de marketing mais eficientes, por exemplo.

Ademais, essa iniciativa pode trazer mais segurança para sua loja. Isso porque, ao saber a origem e o destino de cada receita, pode-se ter consciência da disponibilidade financeira do seu negócio. Com isso, você entende o limite de compromissos que pode assumir, evitando a contração de dívidas.

Como fazer o controle financeiro da loja online em 6 passos?

Agora que você entende o que é controle financeiro e sua importância, é o momento de descobrir como fazê-lo na sua loja online.

Então confira a seguir 6 passos essenciais para realizar esse processo corretamente!

1. Monitore constantemente o seu fluxo de caixa

O ponto de partida para fazer o controle financeiro da sua loja online é compreender a situação atual do negócio. Para tanto, é preciso registrar e acompanhar diariamente suas entradas e saídas por meio do fluxo de caixa.

Esse processo permite entender as receitas e despesas e projetar planos de curto, médio e longo prazo. Além disso, com ele, é possível compreender se o caixa está com saldo positivo ou negativo e, então, tomar decisões mais sólidas para manter a saúde financeira da sua loja.

2. Classifique os custos e as receitas

Após registrar todas as entradas e saídas da sua loja, é essencial classificá-las. Isso permite identificar quais são as linhas de produtos que têm gerado um maior volume de vendas, bem como aquelas com baixa saída. Assim, é possível traçar estratégias de marketing mais eficazes.

A partir dessa classificação, pode-se também entender quais são os grupos de despesas que não têm trazido um bom retorno para a sua loja. Então é possível cortar os custos não essenciais, garantindo uma boa economia e favorecendo o fluxo de caixa.

Mas, como classificar as despesas e receitas? Normalmente, as receitas podem ser separadas em categorias de recebimentos. Enquanto isso, as despesas costumam ser organizadas em fixas (são estáveis e previsíveis) e variáveis (oscilam conforme a produção e as vendas).

3. Tenha um controle eficiente de estoque

Monitorar o seu estoque é outro passo importante para o controle financeiro da sua loja online. Isso porque ele ajuda a entender em quanto tempo os produtos precisam ser repostos, o que é crucial para evitar problemas no fornecimento.

Além disso, com o controle de estoque, você garante que as demandas sejam atendidas sem excesso, evitando prejuízos. Ele ainda impossibilita a ocorrência de vendas duplas — o que traria a necessidade de cancelar pedidos, prejudicando sua imagem junto ao cliente.

4. Construa um orçamento

Depois de conhecer as finanças da loja online, é preciso construir um orçamento financeiro. Ele permite estimar a entrada e saída de recursos em um determinado período. Dessa forma, a companhia pode saber se terá condições para pagar futuras despesas e se há oportunidades para crescimento.

Então faça uma previsão do quanto entrará e sairá do caixa. Você pode fazer isso a partir do histórico de vendas e despesas da sua loja. Contudo, lembre-se de considerar os períodos de sazonalidades e imprevistos que podem acontecer para chegar a valores mais próximos da realidade.

5. Monte um planejamento financeiro

O próximo passo para fazer o controle financeiro da sua loja online é montar um planejamento. Com ele, é possível otimizar o uso do seu dinheiro para alcançar os resultados desejados no futuro. Para montá-lo, você deve definir os objetivos e metas para o seu negócio.

Depois, com base na precisão de vendas e despesas, analise as possibilidades de concretizar seus planos com as próprias receitas da loja. Caso não seja possível, identifique gastos que podem ser eliminados ou encontre formas de aumentar o caixa para viabilizar os projetos da companhia.

6. Realize a conciliação financeira

O último passo para fazer um bom controle financeiro da sua loja online é realizar a conciliação financeira. Esse é um processo que serve para verificar se não há inconsistências entre os dados registrados com a realidade.

Dessa forma, é possível ter um controle mais efetivo das movimentações financeiras da loja e tornar os processos relacionados às finanças mais robustos. Com a conciliação, por exemplo, também é possível melhorar o planejamento e a previsão de fluxo de caixa, já que ela permite ter uma visão real da situação do negócio.

Como você viu, fazer o controle financeiro da sua loja online é essencial para tomar boas decisões e alcançar os melhores resultados. Com a ajuda desses 6 passos e, principalmente, de uma ferramenta de conciliação financeira, será possível colocá-lo em prática!

Se você quer ganhar mais tempo e agilidade nessa tarefa, conheça o sistema de controle financeiro online da Equals!

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