É possível fazer um fluxo de caixa empresarial inteligente? Descubra!

11 Maio 2022

Um dos principais desafios do setor de finanças de uma média ou grande companhia é aplicar um fluxo de caixa empresarial inteligente. Essa ferramenta é essencial, pois permite o entendimento exato dos valores que entram e saem da organização.

A partir desses dados, é possível obter indicadores indispensáveis para o planejamento financeiro e estratégico da empresa. Contudo, qualquer falha na aplicação desse método pode causar prejuízos significativos.

Quer saber como fazer um fluxo de caixa empresarial inteligente? Acompanhe a leitura!

O que é fluxo de caixa em uma empresa?

Antes de descobrir como é possível fazer um fluxo de caixa empresarial inteligente, é importante saber exatamente o que significa o termo. Na prática, a expressão é utilizada para se referir à ferramenta na qual estão descritas as entradas e as saídas de recursos financeiros da empresa.

O método serve para acompanhar as receitas, permitindo o entendimento do faturamento e de onde o dinheiro é gasto. Nesse sentido, para aplicar o fluxo de caixa, é necessário ter o registro de todas as despesas e receitas, a fim de contar com uma base de dados relevante.

Assim, é possível identificar as oportunidades de investimentos ou os custos nos quais é viável economizar, por exemplo. Os registros podem ser utilizados para gerar indicadores imprescindíveis para o acompanhamento da saúde financeira da empresa.

Além disso, esses índices servem como base para tomar decisões mais acertadas e para desenvolver estratégias de crescimento, aumentando o potencial da companhia. Dessa maneira, a equipe de gestão financeira pode elaborar metas, planos e estratégias para os meses seguintes.

Qual a importância de manter o fluxo de caixa organizado?

Agora que você já sabe o que é o fluxo de caixa da empresa, vale a pena entender a relevância dessa ferramenta. A principal vantagem está em organizar as entradas e saídas de recursos do negócio, permitindo um real controle de como está a saúde financeira da empresa.

Muitas vezes, ao olhar o faturamento e a lucratividade, a equipe não tem uma base consistente de informações. Ela pode entender que as contas da organização estão adequadas e, com isso, perder grandes oportunidades de economizar nos custos para aumentar a lucratividade, por exemplo.

Além disso, com o fluxo de caixa inteligente, o gestor sabe exatamente o que entra na empresa, já que o faturamento não prevê os cancelamentos e estornos.

A seguir, confira os benefícios de ter um fluxo de caixa adequado:

Quais são os riscos de não manter o fluxo de caixa em ordem?

Até aqui você acompanhou os benefícios do fluxo de caixa para uma empresa de médio ou grande porte. Nesse sentido, o maior risco de não manter um controle inteligente é a falência. Afinal, se o gestor financeiro não sabe exatamente as receitas e os custos, ele pode perder o controle dos gastos.

Com isso, os ricos da empresa se endividar ou enfrentar problemas de caixa são maiores. Considerando o efeito bola de neve causado pelos débitos, as dívidas podem se tornar insolventes. Nesse caso, há chances da empresa ser obrigada a decretar sua falência.

É possível fazer um fluxo de caixa empresarial inteligente?

Embora pareça uma missão difícil, é possível fazer um fluxo de caixa empresarial inteligente — e de forma prática. Para isso, é necessário adquirir hábitos e utilizar ferramentas adequadas.

Na sequência, veja o que deve ser feito!

Organização do caixa

Para começar, é preciso organizar o caixa da empresa. A equipe de finanças deve conhecer o saldo e classificar as receitas e as despesas. Dessa maneira, é mais fácil realizar os lançamentos e consultá-los depois, já que cada item estará em uma categoria específica.

Além disso, é preciso garantir a organização dos dados no software utilizado. Por exemplo, um cuidado essencial é ter os registros informados por data, para ser viável analisar as informações e fazer previsões para os próximos meses.

O mesmo deve acontecer com os recebimentos. Médias e grandes empresas devem ter recursos para classificar os valores a receber conforme o método de pagamento e o prazo. Assim, é possível controlar recebíveis de cartão à vista e a prazo, promissória, dinheiro, transferências, etc.

Registro dos valores

Depois de organizar o modelo de fluxo de caixa empresarial, a equipe financeira deve manter registros adequados de todos os valores que entram e saem da companhia. Essa é uma tarefa complexa para médias e grandes empresas, já que o fluxo costuma ser intenso.

Contudo, ela continua sendo indispensável para qualquer negócio. Por isso, o gestor de finanças deve contar com pessoas e ferramentas adequadas para ter controle sobre o fluxo de caixa. Ademais, os lançamentos devem ser feitos corretamente pela equipe financeira da empresa.

A conferência desses dados também é essencial. Afinal, quanto mais valores acumulados para serem lançados, maiores são os riscos de erros. Além disso, é preciso ter recursos para fazer o balanço do caixa, calculando a diferença entre as entradas e as saídas.

Uso da tecnologia

Por fim, o uso de tecnologia é outro elemento fundamental para manter um fluxo de caixa empresarial inteligente — especialmente em companhias maiores. Com os programas voltados para o departamento financeiro, é possível automatizar tarefas, agilizando o trabalho e melhorando o desempenho.

Outra vantagem relevante é a diminuição das chances de erros. Um exemplo de plataforma que pode ajudar no fluxo de caixa é a Equals. Afinal, nossa ferramenta oferece uma solução completa em funcionalidades para a gestão financeira de médios e grandes negócios.

Ela permite, por exemplo, o gerenciamento do fluxo de caixa atual, considerando as antecipações. Ademais, a Equals identifica e rastreia cada venda, controlando todas as operações envolvidas — como cancelamentos, estornos, taxas incorretas e cobranças indevidas.

Com ela, também é possível obter relatórios utilizando os filtros do sistema. Ademais, as empresas clientes contam com assessoria para lidar com problemas relacionados às operadoras de cartão, entre outras facilidades.

Como você viu, para aplicar um fluxo de caixa empresarial inteligente é necessário contar com a tecnologia. Assim, você otimiza tempo, minimiza os riscos e aumenta a produtividade da gestão financeira. Para isso, não deixe de contar com a plataforma Equals!

Quer entender mais sobre a Equals? Acesse o nosso site e conheça as funcionalidades da plataforma!

Categorias

Saiba das novidades
Os meios de pagamento evoluem a cada dia,
nossa solução também.