Descubra 5 KPIs financeiros para acompanhar diariamente em sua empresa

2 dezembro 2021

Toda empresa deve acompanhar os principais KPIs financeiros do mercado. Esses indicadores ajudam a elaborar um planejamento estratégico mais eficiente e devem estar alinhados aos objetivos do seu negócio.

Como são usados para mensurar o desempenho corporativo, as métricas permitem melhorar a comunicação entre os diferentes setores da empresa. Ademais, os dados podem otimizar o setor financeiro, o que é essencial para qualquer empreendimento.

Se você quer saber mais sobre o tema, confira 5 KPIs financeiros importantes para médias e grandes empresas — e que devem ser acompanhados rotineiramente.

Vamos lá?

O que são KPIs financeiros?

Primeiramente, é importante saber que KPI é a sigla para key performance indicator, também chamado de indicador-chave de desempenho. Portanto, os KPIs representam informações que as empresas devem avaliar para um melhor desenvolvimento.

Dessa forma, é possível definir estratégias e analisar dados fundamentais para a gestão de um negócio. As métricas também permitem planejar novos objetivos para chegar a um melhor resultado no futuro.

Nesse sentido, os KPIs podem ser financeiros, de produção, de marketing, de recursos humanos, entre outros. No caso específico dos indicadores financeiros, eles envolvem o setor de economia e finanças de uma organização.

Os gestores podem, então, analisar os números do negócio e mensurar custos, lucratividade, faturamento e outras informações relevantes.

Por que acompanhá-los?

Como você viu, acompanhar os KPIs financeiros ajuda no desenvolvimento da empresa no mercado. Eles são fundamentais para aperfeiçoar a tomada de decisão pelos gestores e fornecem base para escolhas mais acertadas.

Afinal, é possível contar com dados exatos, concretos e transparentes acerca da situação financeira da organização. Essas informações servem de base para definir metas mais realistas e alcançáveis. Elas também podem ser utilizadas para identificar setores com maior custo ou retorno financeiro.

Monitorar os KPIs frequentemente também é importante para facilitar a identificação dos pontos de melhoria. Com isso, eles podem ser utilizados para encontrar eventuais falhas na gestão e realizar as mudanças necessárias para assegurar que os objetivos financeiros serão alcançados.

Quais são os 5 principais KPIs para médios e grandes negócios?

Agora você sabe o que são KPIs financeiros e por que é importante acompanhá-los, então vale conhecer os principais. Confira 5 indicadores que podem ser bastante úteis para médias e grandes empresas:

1.      Lucratividade

A métrica de lucratividade ajuda os gestores a entender qual é o verdadeiro risco do negócio. Outra possibilidade é calcular o percentual do lucro sobre o faturamento para analisar se os custos totais estão elevados.

Em alguns casos, mesmo que a empresa tenha um bom faturamento mensal, a companhia não possui capital no fim do mês. Assim, a lucratividade só é considerável se o faturamento for muito elevado, indicando que o risco do negócio é alto. Uma forma de resolver o problema pode ser rever os custos operacionais.

Na prática, o cálculo do índice de lucratividade considera a receita bruta (todos os ganhos provenientes das vendas) e o lucro líquido. Esse tipo de lucro é obtido após a dedução de impostos, taxas, tributos, despesas e outros custos.

Ao dividir os dois valores, você terá o resultado do KPI — que também pode ser expresso em um percentual.

2.      Faturamento

O faturamento tem relação com as vendas da empresa e indica quanto elas representam em dinheiro para o caixa da organização. O cálculo é bastante simples e exige a soma de todos os valores das vendas em um determinado período.

Logo, o KPI é fundamental para a gestão financeira e pode ser usado para análises e tomadas de decisão. Com esse indicador, os gestores podem comparar o faturamento real e o planejado, por exemplo.

Se o resultado não alcançar o valor esperado, algumas medidas devem ser tomadas. Por exemplo, a partir da análise, é possível desenvolver ações para atrair mais clientes. Contudo, antes de tomar uma decisão, é necessário avaliar também os objetivos da empresa.

Se eles forem muito ambiciosos para a realidade do negócio e do mercado, talvez eles não tenham condições de serem atendidos. Como resultado, as equipes envolvidas nos processos podem ficar desmotivadas, demandando a readequação das metas.

3.      Liquidez

A liquidez mostra a capacidade que uma organização tem de gerar dinheiro no curto prazo. O objetivo é indicar se o negócio é capaz de arcar com todos os seus compromissos em um determinado período — normalmente de 1 ano.

O estoque de mercadorias, por exemplo, tende a ser um ativo com alto índice de liquidez. Em geral, ele será comercializado em pouco tempo. Desse modo, a liquidez corrente considera a relação entre os ativos circulantes e os ativos circulantes.

Se o resultado da divisão for baixo, indica que o dinheiro está sendo usado em investimentos de longo prazo. Já os resultados elevados mostram que o dinheiro está parado no caixa ou sendo usado no estoque.

4.      Endividamento

O endividamento indica o nível de dívida de uma empresa. Isso pode envolver valores devidos a fornecedores, instituições financeiras, parceiros, entre outros. Em alguns casos, o pagamento de juros e a quitação desses débitos podem exigir uma grande parcela do lucro obtido.

Nessas situações, a empresa pode ter sérios problemas financeiros. Portanto, é fundamental que o gestor saiba identificar os motivos do endividamento e busque maneiras de resolvê-lo.

Para calcular o índice de endividamento, basta dividir o total de passivos da companhia pelo total de ativos. O primeiro termo refere-se a dívidas, compromissos e obrigações financeiras da empresa.

Já os ativos são bens e direitos que ela possui, como dinheiro em caixa e valores a receber. Quanto maior for o resultado encontrado, mais grave é o endividamento.

5.      Rentabilidade

Você sabe qual é o retorno que um investimento está proporcionando ao negócio? O KPI de rentabilidade pode ajudar a obter a resposta. Além disso, esse indicador também é usado para avaliar a capacidade que um projeto tem de gerar lucro.

Como não existe um padrão para todas as empresas, o retorno dependerá das condições do investimento. Portanto, para um resultado ser considerado interessante, é necessário analisar o contexto da companhia.

Antes de utilizar os 5 KPIs financeiros apresentados neste artigo, defina aqueles que são mais adequados para a sua empresa. Para tanto, considere os objetivos do negócio e as estratégias que devem ser seguidas.

Gostou do conteúdo? Então aproveite para complementar a leitura e confira 6 estratégias para crescer no setor de serviços!

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