6 estratégias para crescer no setor de serviços

26 janeiro 2021
Crescer no setor de serviços leva tempo e exige planejamento e muita resiliência. Acompanhe de perto o desenvolvimento do negócio, e não deixe de fazer parcerias estratégicas para manter as pessoas certas perto de você e da sua empresa.

O setor de serviços vem se transformando ao longo dos anos. Empresas prestadoras de serviços mudaram seus modelos de negócios devido a inovação trazida com automação de processos e à terceirização.

Independentemente do estágio de ciclo de vida de um negócio, é cada vez mais desafiador obter e manter um crescimento em um cenário tão dinâmico, incerto e extremamente competitivo. Como consequência, a necessidade de fazer uma empresa do setor de serviços crescer tem sido o maior motivo de preocupação para profissionais em cargos de liderança.

Não se trata unicamente de sobreviver. Sobretudo, contribuir com o desenvolvimento do segmento de mercado ao qual uma empresa participa. Aliás, não é interessante aumentar a participação em um segmento de mercado que dá sinais de estagnação. Segundo o IBGE, o setor de serviços cresceu 2,6% em novembro de 2020 se comparado a outubro do mesmo ano, o que sinaliza o 6º avanço consecutivo para o setor.

Um negócio só é sustentável quando a estratégia de crescimento leva todos os departamentos da empresa na mesma direção 

A corrida por um crescimento sem uma boa definição estratégica sobre quais caminhos seguir, e sem considerar os recursos disponíveis da organização, evidencia a falta de foco e o destino previsível do insucesso.

O primeiro passo importante para definir a estratégia de crescimento é responder a essas 5 questões destacadas pela PwC:

Mesmo que você não consiga obter as respostas agora, tente observar as reflexões que surgirem entre você e sua equipe. O objetivo vai além de encontrar oportunidades para aumentar a lucratividade. As respostas vão ajudar também a fazer o valor do negócio crescer em longo prazo; aumentando assim as vendas e o segmento de mercado do qual uma empresa faz parte.

6 estratégias para crescer no setor de serviços 

De acordo com uma série de pesquisas realizadas pela consultoria Maddock Douglas, mais de 80% dos executivos acreditam que o crescimento e consequente sucesso de uma organização está relacionado com inovação. Por outro lado, mais da metade assumiu que as empresas não investem o suficiente para inovar.

A Harvard Business Review sintetizou 6 pontos que podem nortear as estratégias de crescimento para empresas. Neste artigo, você vai acompanhar dicas vinculadas ao setor de serviços.

  1. Novos processos

Definida com grau de fácil execução, essa estratégia de crescimento melhora margens de vendas. Por meio da automação, por exemplo, uma prestadora de serviços obtém maior eficiência e redução significativa de custos quando redefine seus processos. Apesar de não criar valor no segmento de mercado, essa estratégia é necessária para que a empresa tenha um fluxo de caixa saudável e, assim, consiga reinvestir o dinheiro que pode estar sendo desperdiçado com serviços que rendem pouco devido a processos ultrapassados. Ou seja, promove melhoria contínua e crescimento incremental.

  1. Novas experiências

Uma pequena constatação: quando uma empresa entrega uma experiência positiva, os seus clientes tendem a comprar dela novamente. A retenção de clientes também melhora o valor de uma marca, uma vez que pode aumentar a conexão por meio de trocas de mensagens. Empresas do setor de serviços podem utilizar uma ferramenta de CRM para obter mais informações e entender necessidades, sejam aparentes ou latentes.

  1. Novas características

A premissa dessa estratégia é a de que tudo que é bom pode melhorar; e se melhorar o cliente com certeza vai gostar muito. É importante investir em pesquisa e desenvolvimento para incrementar os  serviços que vão superar as expectativas dos clientes. Assim como os pontos anteriores, oferecer novidades em serviços habituais tende a ser uma estratégia de crescimento conservadora porque objetiva manter a relevância para o mercado que já existe.

  1. Novos clientes

Uma ideia trivial é abrir novas unidades do negócio; continuando a disponibilizar os serviços que já possuía para atrair novos clientes. Para isso, o ideal é fazer uma pesquisa de mercado para identificar novos grupos demográficos que podem querer contratar determinada empresa do setor de serviços. Ganhar novos clientes em mercados em que as pessoas tenham necessidades semelhantes ou mesmo diferentes daquelas dos seus clientes recorrentes, permite uma segurança maior para a empresa já que o negócio pode se tornar mais estável e se estabelecer em longo prazo. 

  1. Novas ofertas

As possibilidades de alto retorno financeiro são diretamente proporcionais ao grau de risco dessa estratégia. Uma prestadora de serviços pode criar novas categorias para o trabalho que presta para mercados com características semelhantes ao que faz parte. Por exemplo, se uma empresa aluga carros para viagens, pode passar a ofertar um serviço específico de aluguel para motoristas de aplicativo. Diversificar os serviços com novas ofertas vai ajudar a empresa a angariar novos clientes e se firmar como uma referência em seu mercado de atuação. A diferença desta estratégia para a anterior é que nesta a empresa lança novos serviços para atender seus atuais e novos clientes.

  1. Novos modelos 

Considere a viabilidade de replicar o modelo de negócio da sua empresa de serviços como franquia. Assim, a organização pode conseguir novos clientes em novas regiões que podem ter alto custo para abrir e manter filiais; além de criar novas fontes de receita para o licenciamento da marca e ampliar o alcance dela de forma escalável.

Uma alternativa e que também pode implementar essa estratégia são as aquisições. Apesar do alto custo inicial para fazer uma aquisição, o novo negócio pode ser lucrativo e uma possibilidade a mais para ampliar a participação de mercado ou até entrar em um novo.

Aprender é o melhor para poder crescer 

Aprender. Desaprender. Reaprender. Considerando as respostas às questões mencionadas no começo do artigo, as estratégias aqui descritas dão um overview sobre as oportunidades de fazer uma prestadora de serviços crescer. O melhor a ser feito é entender quais delas podem realmente trazer os resultados que sua empresa procura.

Assim que construir as estratégias adequadas, reestruture seu plano de negócios. Estabeleça quais critérios serão observados para medir o crescimento da empresa, destacando as fontes de receita e os custos.

Crescer no setor de serviços leva tempo e exige planejamento e muita resiliência. Acompanhe de perto o desenvolvimento do negócio, e não deixe de fazer parcerias estratégicas para manter as pessoas certas perto de você e da sua empresa.

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