Como uma plataforma de gestão pode aumentar a eficiência da equipe financeira?

4 fevereiro 2022

O dia a dia de uma equipe financeira inclui lidar com informações importantes sobre as finanças da empresa. Desse modo, manter o controle sobre esses dados é fundamental para o sucesso do negócio. Para tanto, você pode contar com uma plataforma de gestão financeira.

Na prática, essa ferramenta permite um melhor acompanhamento do fluxo de caixa. Além disso, facilita as atividades do setor financeiro e possibilita uma gestão mais eficiente por meio dos seus benefícios.

Quer saber mais sobre esse sistema? Neste post, você entenderá o que é uma plataforma de gestão financeira e como ela pode aumentar a eficiência da sua equipe financeira.

Acompanhe!

O que é uma plataforma de gestão financeira e para que serve?

Uma plataforma de gestão financeira é um software voltado para a organização das finanças e a automatização de tarefas do setor financeiro de uma empresa. Por meio de ferramentas, é possível agilizar atividades e obter informações sobre faturamento, fluxo de caixa, recebimento, vendas etc.

Cada sistema apresenta funcionalidades diferentes. A Equals, por exemplo, é voltada para a conciliação financeira. Além disso, há plataformas integradas aos principais ERPs do mercado. Assim, a equipe financeira pode centralizar os dados financeiros da empresa em um só lugar.

Isso possibilita uma análise mais completa e facilita o acompanhamento das finanças da empresa. Dessa forma, o gestor tem maior controle para conduzir a operação e tomar decisões mais acertadas.

Quais são os benefícios da plataforma de gestão financeira?

Agora que você já sabe o que é e para que serve uma plataforma de gestão financeira, é importante entender quais são os seus benefícios. Confira!

Padronização de processos

Quando o trabalho de finanças é feito de maneira manual, cada membro da equipe elabora suas atividades em um processo diferente. Mesmo que todos utilizem a mesma ferramenta (planilha ou caderno, por exemplo), ainda há distinção no modo como as informações são colocadas.

Com isso, pode haver confusão na interpretação dos dados, exigindo explicações adicionais, o que gera perda de tempo e pode levar a erros frequentes. Logo, por conta do preenchimento manual, a confiabilidade dos dados não é 100%.

Ademais, é preciso fazer a troca de materiais entre a equipe, o que pode exigir mais tempo para ter uma solução. Por exemplo, imagine que um colaborador precisa do relatório elaborado por outro funcionário que, no momento, não está disponível.

Dessa maneira, é preciso aguardar para conseguir o documento, gerando atrasos. Por outro lado, com um sistema de gestão financeira, todos os processos são padronizados e reunidos em uma só plataforma, que organiza essas informações.

Portanto, os conteúdos são compreendidos e acessados mais facilmente por todos os envolvidos na operação. Além disso, as chances de erros são reduzidas, pois diversos processos são automatizados.

Relatórios em tempo real

A automatização também permite o acesso a relatórios em tempo real. Consequentemente, os dados do setor financeiro da empresa podem ser analisados a qualquer momento.

Por exemplo, para o gestor tomar decisões acertadas, é preciso analisar diferentes questões, como os indicadores de desempenho. Sem um sistema de gestão, é necessário pedir a um colaborador para elaborar um relatório com as informações.

Esse processo pode levar um tempo valioso do seu expediente, além de retirar o funcionário em questão das suas atividades rotineiras. Já com uma plataforma, em poucos minutos é possível ter acesso às informações desejadas e o colaborador pode continuar fazendo suas tarefas habituais.

Tomada de decisão

A rotina de um gestor envolve decidir sobre o futuro da empresa diariamente. Nesse sentido, uma decisão equivocada pode impactar negativamente o negócio de maneira definitiva. Por essa razão, as escolhas devem ser pautadas em dados consistentes.

Quando se tem relatórios elaborados a partir de informações corretas, é possível tomar decisões mais acertadas. Como o sistema de gestão financeira oferece esses dados de forma completa e coerente, ele ajuda no processo de tomada de decisão.

Integração entre áreas

Como você viu, existem softwares que permitem a integração com outros ERPs — inclusive, sistemas que podem ser de outras áreas. Desse modo, as informações chegam em tempo real e de forma organizada aos diferentes setores que possam ter interesse por esses dados.

Por exemplo, ao compartilhar as informações das vendas realizadas após uma campanha publicitária, o setor de marketing pode entender se a ação teve impactos positivos ou não. Assim, ele tem dados para elaborar novas estratégias visando os melhores resultados.

Além disso, a equipe financeira não precisa elaborar relatórios financeiros para as outras áreas quando solicitados, poupando tempo dos colaboradores.

Acompanhamento das finanças

Com o fácil acesso das informações, o monitoramento do setor financeiro se torna mais eficiente. Isso possibilita que eventuais intervenções sejam feitas precocemente, evitando prejuízos. Por exemplo, se um adquirente está aplicando taxas equivocadas, é possível identificar esse erro.

Isso porque o sistema realiza auditoria nos contratos praticados com as adquirentes sob suas vendas. A plataforma também pode notificar chargebacks. Dessa forma, o financeiro pode corrigir a quantia referente aos valores a receber, tendo maior controle sobre o fluxo de caixa.

Como uma boa plataforma de gestão financeira pode aumentar a eficiência da equipe?

Até o momento, você conheceu os principais benefícios de uma plataforma de gestão financeira. Agora, deve entender por que o software pode aumentar a eficiência da sua equipe. Na verdade, todas as vantagens desse tipo de sistema levam ao aumento de produtividade.

Primeiramente, com a automatização de tarefas, os colaboradores podem se dedicar a outras atividades importantes e que agregam maior valor ao negócio. Por exemplo, em vez do funcionário entrar no site de cada adquirente para conferir as vendas, basta acessar a plataforma.

Todas as informações estão no sistema em fácil acesso, eliminando também a necessidade de recibos de papel. Ou seja, tudo o que é necessário para controlar as vendas pelo cartão e outros meios de pagamento estão nesse software.

Consequentemente, diante do maior tempo disponível para se dedicar às atividades minuciosas, há melhorias no desempenho da equipe. Assim, o setor se torna mais eficiente e a empresa consegue aproveitar o aumento da produtividade em seus processos.

Ao longo deste post, você entendeu que a plataforma de gestão financeira ajuda a tomar decisões mais acertadas e colabora para maior produtividade e eficiência da sua equipe. Dessa maneira, a sua empresa tende a obter melhores resultados ao contar com esse sistema.

Quer conhecer todas as funcionalidades da Equals para o seu negócio? Acesse o nosso site e confira os diferenciais da nossa plataforma!

Categorias

Saiba das novidades
Os meios de pagamento evoluem a cada dia,
nossa solução também.