Médias e grandes empresas: por que fazer o controle dos recebíveis?

22 fevereiro 2022

Todos os negócios precisam ter clareza sobre suas finanças. Mas isso é ainda mais relevante nas médias e grandes empresas— que lidam com maior volume de capital. Nesse sentido, realizar o controle de recebíveis de forma adequada é fundamental.

Embora muitos administradores compreendam a importância dessa gestão, é comum que práticas indispensáveis sejam negligenciadas. Isso pode acontecer por diversos motivos, trazendo prejuízo para o empreendimento.

Quer saber como otimizar o controle de recebíveis de sua empresa? Então continue a leitura deste artigo!

O que é gestão de recebíveis?

A gestão de recebíveis consiste na organização de todos os processos financeiros relacionados aos pagamentos que a empresa tem a receber. Dinâmicas envolvendo a compensação de boletos bancários, cheques e as vendas feitas com cartões são exemplos disso.

Dessa forma, a gestão de recebíveis também está relacionada ao controle dos pagamentos que foram parcelados, assim como à concessão de crédito aos clientes. E, quando bem executado, é esse processo que mantém o controle financeiro de todos os valores que entram no caixa da empresa.

Ao fazer uma gestão eficiente das contas a receber, a empresa pode compreender com mais clareza sua situação financeira — o que permite um melhor planejamento. Além disso, se torna mais fácil identificar quais clientes estão em débito — buscando medidas para reduzir o nível de inadimplência.

Ainda, nos casos em que se percebe uma entrada menor de recebíveis — como em um cenário de incertezas —, a empresa pode adotar estratégias para conter o problema com maior eficiência. É possível, por exemplo, reavaliar o modelo de negócio, otimizar sistemas, antecipar recebíveis, etc.

Portanto, com uma gestão financeira adequada se torna mais fácil mapear com clareza a situação financeira de médias e grandes companhias —e tomar melhores decisões para a saúde da organização. Por esse motivo, a prática tem capacidade de influenciar, positiva ou negativamente, todos os setores do negócio.

Por que é importante fazer a gestão de recebíveis?

Depois de compreender o que significa a gestão de recebíveis, é importante entender por que ela é fundamental, especialmente para grandes e médias empresas. Como você viu, adotar boas práticas de gestão de recebíveis tende a gerar um reflexo positivo no caixa — e na organização como um todo.

Assim, quanto melhor é a percepção do capital a ser recebido, maiores são as chances de prosperidade do negócio. Isso ocorre porque uma gestão eficiente faz com que o desenvolvimento de estratégias seja pautado em dados concretos e bem apurados.

Dessa forma, problemas que afetam as finanças da companhia podem ser resolvidos mais facilmente, tais como:

Uma vez que essas situações podem ser resolvidas de forma mais objetiva, a tranquilidade e a saúde financeira da empresa aumentam, garantindo a continuidade das operações de todos os setores.

Considere um exemplo: é comum que atrasos ou inadimplência sejam frequentes nas vendas parceladas. Para que isso não comprometa o fluxo de caixa, é necessário compreender o comportamento dos clientes para identificar tendências — e se antecipar às dificuldades.

É possível, por exemplo, criar uma régua de cobrança mais eficiente, estabelecer um plano de desconto para pagamentos antecipados, entre outras estratégias. Assim, há como gerir os recebíveis de forma mais eficiente.

Por meio de uma estratégia elaborada com base em dados concretos, se torna possível estabelecer processos mais eficientes para lidar com cada situação de débito em atraso — mantendo o caixa da empresa equilibrado.

Como fazer uma boa gestão de recebíveis?

Como você notou, a gestão de recebíveis é essencial para o bom funcionamento de uma empresa. Em médios e grandes negócios geralmente há um modelo de gestão definido. Contudo, nem sempre essa gestão está entregando o desempenho que se busca.

Portanto, confira a seguir algumas dicas para melhorar sua gestão de recebíveis e fortalecer o setor financeiro da companhia!

Analise os recebíveis com frequência

O primeiro passo para garantir uma boa gestão de recebíveis é estabelecer uma frequência para acompanhar o fluxo de entradas e atualizar o planejamento empresarial. Leve em consideração o volume de clientes que a empresa possui para estabelecer um período ideal de acompanhamento.

Uma maneira de viabilizar essa ação é registrando todas as contas a receber. Ter clareza em relação a esse fluxo é necessário para garantir que os processos sejam acompanhados pela equipe com eficiência. Para empresas de maior porte, contar com um sistema de integração de pagamentos facilita essa tarefa.

Identifique os clientes inadimplentes e faça uma cobrança eficiente

Outro aspecto importante para a gestão de seus processos financeiros é o controle de inadimplências. Portanto, defina rotinas para identificar os recebimentos pendentes e estabelecer fluxos de cobrança para a recuperação do recebível.

Nesse sentido, pode ser útil desenvolver e implementar uma régua de cobrança. Ela permite estabelecer quais práticas devem ser adotadas em cada situação. E a régua pode ser utilizada antes mesmo do vencimento. É possível, por exemplo, enviar lembretes de pagamento aos seus clientes.

Ao adotar dinâmicas eficientes de cobrança, há como evitar atrasos prolongados, que possam afetar o fluxo de caixa do negócio. Ainda, a empresa se torna mais próxima do seu cliente, se antecipa a problemas relacionados aos recebíveis e garante maior previsibilidade de receitas.

Verifique as taxas de retenção de clientes

Possuir uma boa cartela de clientes ativa é fundamental para garantir a recorrência de pagamentos, mantendo o fluxo de caixa positivo. Esse aspecto é considerado na avaliação de resultados da empresa, mas também pode trazer informações importantes para a gestão de recebíveis.

Isso porque a avaliação da taxa de retenção permite perceber qual é a base de clientes se relaciona com a empresa e como ela está realizando os pagamentos. Uma queda na taxa de retenção, por exemplo, pode indicar que as medidas adotadas pelo setor de vendas e cobrança estão inadequadas.

Dessa forma, abre-se espaço para readequação de estratégias e implementação de melhorias — visando o crescimento e fortalecimento do negócio.

Utilize a tecnologia a seu favor

Por fim, para otimizar a gestão de recebíveis é cada vez mais necessário utilizar a tecnologia a favor de médias e grandes empresas. Isso é fundamental, principalmente, no caso de empreendimentos que lidam com um capital de giro elevado.

A partir de ferramentas inteligentes de gestão automatizada, você poderá ter controle e transparência sobre seu fluxo de caixa e recebíveis. Com sistemas robustos e integrados, suas informações financeiras serão compiladas de forma dinâmica e ágil, fornecendo um mapeamento preciso da situação da empresa.

Como vimos, fazer a gestão de recebíveis de maneira adequada é indispensável para médias e grandes empresas se manterem sólidas e em crescimento no mercado. Assim, vale a pena implementar boas práticas de gestão ao seguir as dicas que acompanhou neste artigo.

Gostou destas informações? Para descobrir como otimizar a gestão financeira da sua companhia e trazer eficiência e crescimento para o seu negócio, entre em contato conosco!

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