Bem-estar financeiro: o que é e como incentivar na sua empresa

9 dezembro 2021

O bem-estar financeiro é um conceito que deveria estar presente na vida de todas as pessoas — físicas e jurídicas. Afinal, saber lidar com as finanças, ter um orçamento organizado, reduzir o nível de endividamento, definir e alcançar objetivos financeiros são passos fundamentais para a qualidade de vida — e o sucesso de um negócio.

Além de trazer satisfação pessoal, o bem-estar financeiro também reflete em outros aspectos na vida dos colaboradores, inclusive na empresa onde trabalham. Dessa maneira, incentivá-lo e promovê-lo na companhia é uma estratégia inteligente.

Quer saber o que é o bem-estar financeiro, qual a sua importância e como incentivá-lo entre os colaboradores? Então continue a leitura desse conteúdo e aprenda!

O que é bem-estar financeiro?

Bem-estar financeiro é um termo cunhado e sedimentado pelo Consumer Financial Protection Bureau (CFPB). Ele é um órgão oficial dos Estados Unidos voltado para a proteção e regulamentação dos direitos dos consumidores.

Por isso, também é possível encontrar o termo como financial well-being e financial wellness. Conforme o órgão, pode-se definir o bem-estar financeiro como a situação em que uma pessoa consegue cumprir suas obrigações financeiras.

Ainda, ela se sente segura e tranquila sobre seu futuro em relação às finanças, além de conseguir se planejar e utilizar seus recursos para ter mais qualidade de vida. Logo, ela não compromete seu orçamento apenas com as obrigações.

Portanto, é preciso entender o bem-estar financeiro como um conceito que não está ligado apenas a ter um bom salário ou grandes rendimentos. Ele também se associa à condição de utilizar bem esses valores e sentir-se realizado.

Então um profissional com um salário considerado muito mais elevado na comparação com os ganhos da maioria da população não tem, necessariamente, um bem-estar financeiro. Afinal, ele pode estar endividado, gastando mais do que ganha e sem planejamento financeiro.

Além disso, o bem-estar financeiro também se relaciona intimamente com os sentimentos de cada pessoa em relação às suas finanças. Por exemplo, se ela está ansiosa ou preocupada com o futuro de sua vida financeira.

Qual é a importância de incentivá-lo em sua empresa?

Você já entendeu o que é o bem-estar financeiro, agora é preciso saber a importância desse conceito para os seus colaboradores.

Para isso, deve-se entender que a ideia de que problemas e questões pessoais dos funcionários não se relacionam com o trabalho é ultrapassada. Atualmente, há toda uma legislação e estudos acerca da necessidade de se trabalhar esses pontos.

Nesse sentido, temas como as doenças ocupacionais e do trabalho, bem-estar do colaborador na empresa, qualidade de vida e outras questões foram evoluindo com os anos. Por isso, é comum verificar meios para melhorá-los dentro da empresa.

Programas e treinamentos, ginástica laboral, promoção de atividades de lazer e esportes estão presentes em diversos ambientes corporativos. Assim, o bem-estar financeiro também é um assunto que pode estar presente no cenário profissional.

Como você viu, esse conceito tem uma influência importante na qualidade de vida, na tranquilidade e no bem-estar geral das pessoas. Logo, um benefício de incentivar essa prática na empresa diz respeito à própria saúde mental do seu colaborador.

Isso terá reflexos no ambiente de trabalho. Afinal, um colaborador com melhor qualidade de vida também se sentirá mais tranquilo no seu serviço. Colaboradores nessa situação conseguem aumentar sua produtividade, reduz-se o absenteísmo e as faltas justificadas.

Qual é a relação desse conceito com a produtividade dos colaboradores?

Como vimos, o bem-estar financeiro pode ter relação com a produtividade. Um estudo de 2019 produzido por Krekel, Ward e De Neve, relacionou o bem-estar dos empregados à sua produtividade e performance da empresa.

Segundo os pesquisadores, há resultados práticos e mensuráveis ao promover o bem-estar financeiro dos colaboradores de uma empresa. Empregados que têm melhor qualidade de vida e menos preocupações conseguem produzir mais.

Primeiramente, porque o bem-estar está associado a um maior nível de criatividade para resolver problemas e realizar tarefas relacionadas ao emprego. Além disso, ele pode levar à melhor performance da própria empresa.

Nesse cenário, os colaboradores conseguem atender melhor os clientes e fornecedores e fidelizá-los com mais facilidade. Com boa qualidade de vida também há diminuição na taxa de turnover, que se relaciona à rotatividade de funcionários.

Com todos esses benefícios, principalmente em relação à produtividade dos funcionários, a empresa pode ter mais lucro. Afinal, os custos com pessoal diminuem, há maior qualidade de vida no trabalho e o faturamento será impulsionado pelos funcionários.

Como colocar esse conceito em prática?

Você viu que há diversos benefícios em promover o bem-estar financeiro dos colaboradores, principalmente em relação à produtividade. Mas, como a empresa pode fazer isso, na prática?

Aqui, existem diversos pontos que podem ser trabalhados em maior ou menor grau, a depender das necessidades e expectativas das empresas. Por isso, o primeiro passo é considerar o setor de atuação, o número de colaboradores e sua situação atual.

Vale ressaltar que o bem-estar financeiro não se relaciona somente com o aumento de salário ou bônus. Apesar de as gratificações, prêmios e outros benefícios serem atitudes importantes, a empresa não pode se limitar a esses pontos.

Uma possibilidade é ter um setor ou equipe na empresa dedicada exclusivamente à tarefa de conhecer os colaboradores. A ideia é conversar com os funcionários para entender qual é a sua situação financeira, sempre lembrando de não ser invasivo.

Você pode, por exemplo, montar questionários com perguntas sobre o assunto. É viável focar, principalmente, na relação com dinheiro e no sentimento em relação ao futuro. Também é possível entender sobre a organização financeira e desejos do colaborador.

A partir disso, torna-se mais viável criar programas, proporcionar cursos ou mesmo conversar mais diretamente para ajudá-los. Outra atitude que pode fazer a diferença é dar o exemplo. Empresas com uma boa organização financeira e planejamento podem demonstrar os benefícios dessas práticas.

Entendeu como incentivar o bem-estar financeiro em sua empresa? Ao ultrapassar esse conceito para além da companhia e promover a qualidade de vida dos seus colaboradores, seu negócio poderá ser positivamente impactado — criando um ambiente promissor para mais crescimento no futuro.

Quer entender como você utilizar dados financeiros para tomar boas decisões na sua empresa? Então acompanhe o nosso post sobre o assunto!

Categorias

Saiba das novidades
Os meios de pagamento evoluem a cada dia,
nossa solução também.