Inteligência de dados: entenda como a automação pode beneficiar sua empresa!

14 Maio 2022

O avanço das ferramentas tecnológicas traz inúmeras possibilidades para melhorar o cotidiano das empresas. Mas é importante saber utilizar esses recursos de forma eficiente para extrair o melhor que eles podem oferecer.

Nesse sentido, a inteligência de dados é um instrumento poderoso e que deve ser explorado no seu negócio. A partir dos processos automatizados, a empresa ganha eficiência, moderniza suas atividades e impulsiona o seu crescimento.

Quer saber mais sobre como implementar a inteligência de dados na empresa e quais são os benefícios da automação? Continue a leitura para conferir!

O que é inteligência de dados?

Para saber quais são os benefícios da automação para uma empresa, é preciso entender o que é a inteligência de dados. Essa é a capacidade que uma companhia tem de lidar com os dados que estão à sua disposição para guiar as suas decisões.

Com uma análise adequada dessas informações, o negócio pode identificar erros e fazer projeções de forma bem fundamentada. E a tecnologia exerce um papel central para esse controle e planejamento.

Se antes as empresas precisavam lidar com planilhas e diversos arquivos, atualmente as ferramentas automatizadas permitem centralizar os dados em instrumentos inteligentes. Logo, os materiais se tornam fontes poderosas de informações e insights para a empresa se destacar no mercado.

Por que ela é importante para as empresas?

A transformação digital é uma realidade em nossa sociedade e as companhias precisam se adaptar a esse novo cenário para se posicionar de forma competitiva. Assim, cada negócio deve entender a função da tecnologia nesse mercado que conta com rápidas mudanças.

Nesse contexto, a inteligência de dados e as ferramentas de automação permitem que a gestão tenha condições de adotar inovações vantajosas. Assim, a importância dela está em contribuir com a empresa, ajudando na manutenção e expansão dos resultados.

Além de ser importante para o funcionamento interno da companhia, a inteligência de dados auxilia a oferecer uma melhor experiência ao cliente. Isso porque ela pode aumentar o conhecimento sobre o público e suas necessidades — o que permite elaborar soluções mais adequadas e eficientes.

Quais são as ferramentas utilizadas na inteligência de dados?

Agora que você já conhece mais sobre a inteligência de dados e sabe como ela é fundamental para as empresas na era da informação, precisa entender também quais ferramentas podem ser utilizadas para a automação.

Acompanhe!

Inteligência artificial

Antes a inteligência artificial parecia ser um recurso muito distante do cotidiano das pessoas. Mas, atualmente, ela já pode ser implementada com mais facilidade para melhorar a rotina e beneficiar as empresas.

O sistema chamado automação inteligente une a inteligência artificial e a automação de processos nas empresas. Essa é uma forma de diminuir custos, evitar falhas humanas e reduzir os obstáculos operacionais. Desse modo, a automação se torna muito mais precisa e confiável.

Nesse campo, vale destacar também o business intelligence (BI). Esses são processos orientados pela inteligência artificial, focados em analisar um amplo volume de dados e trazer informações confiáveis para os departamentos da empresa — auxiliando na tomada de decisão mais precisa e eficiente.

Machine learning

O termo machine learning pode ser traduzido como aprendizagem de máquina. Ele abrange um conjunto de técnicas computacionais derivadas da inteligência artificial. O seu objetivo é utilizar dados estruturados e não estruturados para elaborar algoritmos.

A partir dessas regras, os computadores podem aprender padrões sozinhos, além de tomar decisões de forma inteligente. Desse modo, o algoritmo consegue identificar padrões que podem passar despercebidos pelos humanos, trazendo uma contribuição importante para a empresa.

Big data

Como foi possível aprender, a inteligência de dados tem como elemento central o tratamento dos dados armazenados pela empresa. Nesse sentido, as técnicas de big data também são relevantes para a automação do negócio.

Essa é uma solução capaz de tratar uma grande quantidade de dados em alta velocidade. O big data conta, ainda, com a maleabilidade para lidar com os dados em constante crescimento, bem como a flexibilidade para se adequar aos diferentes tipos de mídias.

Quais as vantagens da inteligência de dados nos processos de um negócio?

Até aqui você conheceu mais sobre a participação da inteligência de dados e da automação dos processos nas empresas. Mas, quais são os benefícios de adotar esses recursos em um negócio? Vale a pena saber mais sobre eles.

Em primeiro lugar, é importante destacar a padronização dos processos. Como vimos, essa é uma forma de evitar falhas humanas e garantir a eficiência nos processos internos. Portanto, ela tem um impacto significativo nos resultados da empresa.

Como consequência da diminuição dos erros e da maior eficiência nas tarefas, a companhia também reduz os seus custos. Outra vantagem essencial é a possibilidade de destinar os profissionais para atividades mais complexas e que exigem intervenção humana.

No setor financeiro, por exemplo, é possível otimizar a gestão e automatizar diversas funções cruciais. Assim, a inteligência de dados resulta em menos burocracias, prevenção de multas e problemas fiscais, relatórios mais eficientes e corretos, entre muitas outras vantagens.

Como contar com essa automação e implementar na empresa?

Depois de saber que a automação é essencial para toda empresa se posicionar competitivamente em um mercado digitalizado, você precisa entender como adotá-la. Assim, escolher a ferramenta adequada ao seu negócio é fundamental para ter sucesso na implementação da proposta.

Para fazer uma boa escolha, você precisa analisar as funcionalidades oferecidas pela ferramenta, bem como o suporte que ela disponibiliza aos clientes. Afinal, é importante que o instrumento seja útil para a empresa e que os funcionários consigam extrair o melhor que ele tem a oferecer.

Outro cuidado que pode ser observado para fazer essa escolha é a segurança garantida pelo serviço. É pertinente avaliar os padrões de segurança adotados e também o que os outros clientes têm a dizer sobre a empresa.

Uma ferramenta que pode ser útil para as organizações é a plataforma de gestão financeira inteligente. Ela permite conciliar os pagamentos e demais informações desse setor — fornecendo dados mais precisos e tornando o dia a dia do time financeiro mais eficiente.

Como você pôde ver, a inteligência de dados e a automação podem proporcionar inúmeros benefícios para a empresa. Assim, vale a pena contar com boas ferramentas no seu negócio — ganhando mais eficiência, evitando erros e garantindo a chance de se posicionar cada vez melhor perante a concorrência.

Quer conhecer uma ferramenta de gestão financeira inteligente completa para o seu negócio? Então entre em contato com a Equals!

Categorias

Saiba das novidades
Os meios de pagamento evoluem a cada dia,
nossa solução também.