Confira 5 dicas para administrar o setor financeiro da empresa com mais eficiência

24 March 2022

Para administrar uma empresa e levá-la a alcançar bons resultados é indispensável ter controle sobre suas finanças. Afinal, uma organização financeira eficiente é um dos principais facilitadores para a maturação e crescimento do negócio.

No entanto, essa administração pode ser um desafio para empreendedores, independentemente do porte da empresa. Isso acontece porque o setor financeiro apresenta desafios únicos — e erros simples podem trazer prejuízos.

Por esse motivo, é importante saber como administrar as finanças da companhia de maneira mais eficiente. Quer saber como? Então acompanhe a leitura para conhecer 5 dicas práticas!

Qual a importância de uma boa administração do setor financeiro?

O financeiro é uma das áreas mais importantes dentro de uma empresa. Como todas as companhias precisam de recursos para garantir uma operação saudável e viabilizar oportunidades de crescimento, é indispensável valorizar esse setor.

A principal função da equipe de finanças será administrar o capital da organização. Dessa maneira, todos os processos relacionados às finanças da empresa serão responsabilidade desse departamento — que inclui desde o fluxo de caixa até a gestão de patrimônio.

Dentro do setor financeiro, existem duas atividades que se destacam: administração das contas a pagar e das contas a receber. As contas a pagar representam o capital que sairá do caixa da empresa. Ou seja, suas obrigações financeiras.

Assim, a equipe deve manter a organização para evitar atrasos que podem resultar em multas. Além disso, com o controle sobre datas, o time de contas a pagar também pode encontrar melhores condições de pagamento, de modo a gerar economia para o caixa da empresa.

Por sua vez, as contas a receber representam os recursos que entrarão no caixa da companhia. A equipe responsável por organizar esse processo também deve coordenar as datas para permitir um maior controle sobre os recursos. Ademais, é responsabilidade dela lidar com eventuais inadimplências de clientes.

Quais os riscos de uma deficiência na gestão financeira?

Como você viu, uma boa administração financeira permite um controle sobre o capital e pode otimizar o uso dos recursos do negócio. De mesmo modo, uma deficiência nesse departamento pode trazer problemas para administrar as finanças da empresa.

Um dos principais riscos dessa falta de controle é não perceber quando os resultados são negativos. Muitas vezes, uma empresa começa a dar sinais de má performance antes que isso se torne um problema mais grave.

Geralmente, a identificação precoce permite elaborar estratégias para contornar o cenário. No entanto, quando a percepção sobre o problema é tardia, é possível que os impactos negativos sejam maiores. Logo, o futuro da companhia pode ficar em risco.

Outro problema que pode surgir da ineficiência desse setor é a falta de administração dos recursos. Nesse sentido, o negócio pode encontrar dificuldades para desenvolver planejamentos mais assertivos para os seus próximos passos.

5 Dicas para administrar o setor financeiro da empresa

Agora que você entendeu a importância de contar com um setor financeiro eficiente na sua empresa, é preciso saber como administrar essa atividade da melhor forma. Para isso, há 5 dicas interessantes que podem ajudar.

Confira!

1.      Organize as finanças

A primeira dica para uma boa administração é organizar suas finanças. Embora essa orientação possa soar como óbvia, é bastante comum encontrar companhias de diversos portes com um setor financeiro desorganizado.

Para começar o processo de organização, é importante criar um controle sobre as contas a pagar e a receber. Inicialmente, uma planilha pode ser suficiente. Contudo, um sistema mais elaborado poderá economizar ainda mais tempo e trazer mais eficiência à gestão financeira.

Além de ter maior controle sobre as contas, lembre-se de que os gestores não devem misturar suas finanças pessoais com as da empresa — mesmo que ela seja pequena. Muitos empresários podem comprometer os próximos passos da companhia ao não dividir esses montantes.

2.      Faça um planejamento financeiro

Com uma maior organização sobre suas finanças, a próxima orientação é fazer um planejamento financeiro. Esse documento permite uma visualização ainda mais clara sobre a saúde financeira do negócio, além de facilitar o processo de tomada de decisão.

Nesse planejamento, é interessante definir metas e prazos. Ou seja, pensar sobre o que sua empresa pretende alcançar no curto, médio e longo prazo. Esses aspectos devem ser definidos e apresentados em um documento, que incluirá o plano financeiro.

3.      Otimize o uso dos recursos

Outra prática relevante para administrar o setor financeiro da sua empresa é otimizar o uso dos recursos. Afinal, muitas companhias podem ter gastos desnecessários que, além de não contribuir para a sua operação, afetam negativamente suas finanças.

Por isso, é importante manter uma administração enxuta e com gastos conscientes — mesmo que a empresa esteja com boa saúde financeira. Tal cuidado facilitará a organização das contas e permitirá investir mais no negócio.

A partir dessa otimização, a empresa também pode criar uma reserva de oportunidade. Esse capital é guardado para estar disponível em investimentos futuros sem comprometer a operação rotineira do caixa. Logo, você pode evitar pegar empréstimos e pagar juros.

4.      Automatize processos

Como vimos, o setor financeiro da organização lida com todos os recursos da empresa. Nesse sentido, é fundamental adotar ferramentas tecnológicas para aperfeiçoar o trabalho da equipe e evitar desperdício de tempo e dinheiro.

Manter os profissionais do setor financeiro realizando operações manuais diminui a produtividade e aumenta a possibilidade de erros. Afinal, é possível que o colaborador erre um cálculo ou perca o prazo de pagamento de uma conta importante se tiver muitas atividades burocráticas.

Dessa forma, automatizar processos simples ajuda a aumentar a eficiência da sua gestão financeira. Além de minimizar as chances de erros e aproveitar melhor os recursos humanos, os softwares podem trazer uma maior agilidade para a operação diária.

5.      Invista em uma plataforma de gestão financeira

Por fim, a quinta dica é investir em uma plataforma de gestão financeira. Ela permitirá automatizar o setor para que sua empresa tenha pleno controle sobre suas finanças. Com isso, ficará mais fácil fazer planejamentos estratégicos.

Com a plataforma da Equals, por exemplo, o negócio conta com uma solução completa para o setor financeiro de médias e grandes empresas. Uma das principais funcionalidades dessa solução é a integração com meios de pagamento, que garante um maior controle sobre os recebíveis.

Além disso, uma plataforma de gestão financeira também facilita o acesso aos dados do negócio de forma automática. Dessa maneira, você e seus colaboradores contam com relatórios mais detalhados sobre a saúde financeira — viabilizando uma tomada de decisão mais embasada.

Como vimos, administrar uma empresa requer controle sobre os recursos. Portanto, essas 5 dicas podem contribuir para a criação de um setor financeiro mais robusto e efetivo. Não deixe de seguir as orientações para alcançar melhores resultados no seu negócio!

Quer contar com uma solução completa para o setor financeiro da sua empresa? Conheça a Equals!

Categorias

Newsletter
The Payment Market evolves every day, our solution too.