Tesouraria nas empresas: como funciona e como fazer a gestão dos processos?

24 fevereiro 2022

A tesouraria é um dos setores mais importantes de todas as empresas. Afinal, sendo responsável por processos cotidianos fundamentais, ela precisa ter um funcionamento eficiente para garantir a saúde financeira e cumprir seu papel no desenvolvimento do empreendimento.

Contudo, apesar de a tesouraria ser central para o bom funcionamento do negócio, muitos gestores negligenciam a importância desse setor — o que pode trazer prejuízos financeiros. Logo, é indispensável saber como ela funciona e como fazer uma gestão adequada de seus processos.

Ficou interessado e deseja melhorar o desempenho do setor de tesouraria de sua empresa? Então acompanhe a leitura deste artigo!

O que é a Tesouraria em uma empresa?

O setor de tesouraria de uma empresa é aquele que cuida das entradas e saídas dos recursos financeiros. Dessa forma, é esse o departamento responsável por lidar com a rotina de pagamentos e recebimentos, executando tarefas de gestão de curto prazo fundamentais a todas as companhias.

É importante notar que empreendimentos de todos os tamanhos precisam contar com esse serviço. Mesmo um microempreendedor individual (MEI), por exemplo, deve realizar atividades de tesouraria para ter um controle mínimo sobre suas finanças.

Por isso, esse setor ocupa um espaço importante na gestão empresarial. Afinal, ele é a base a partir da qual os gestores podem conhecer o funcionamento e situação do toda a empresa — o que costuma envolver, além do fator financeiro, o aspecto operacional do negócio.

Para que serve a tesouraria?

Agora que você compreende o que é a tesouraria de uma empresa, é necessário aprofundar o conhecimento para entender qual o seu propósito. Nesse sentido, como você viu, esse setor atua de modo a garantir a organização dos gastos e rendimentos da empresa, prevenindo possíveis prejuízos no caixa.

Por exemplo, é comum que um empreendimento tenha entradas em dias variados, ao mesmo tempo em que recebe contas com diferentes vencimentos. Diante disso, é necessário ter organização financeira para que as dívidas sejam quitadas no prazo correto — evitando cobrança de juros e multas.

Sem uma tesouraria bem estruturada, as chances de acontecerem problemas em função do descontrole de entradas e saídas dos recursos são bastante elevadas. Assim, o planejamento estratégico e a saúde financeira da empresa dependem do bom trabalho da equipe da tesouraria.

Quais as funções da tesouraria em um negócio?

Como você viu, a tesouraria é uma seção indispensável para a eficiência de qualquer negócio — especialmente em médias e grandes empresa. Afinal, o departamento é responsável pelo tratamento dos recursos captados no curto prazo. Contudo, as funções da tesouraria vão além.

Por isso, é importante saber quais são as principais funções que devem ser executadas pelo departamento. Confira as principais!

Atualização cadastral

Uma vez que é a tesouraria que acompanha quais clientes devem para a empresa e a quem a companhia deve, é também ela quem faz a gestão de clientes e fornecedores. Sem essa análise, não é possível saber quais movimentações financeiras precisam ser realizadas no curto prazo.

Diante disso, quando existe alguma informação importante desatualizada, esse setor deve alertar as demais áreas da empresa — a fim de solucionar eventuais inconsistências. Afinal, não é possível ter um controle financeiro eficiente sem os dados adequados.

Monitoramento e organização do fluxo de caixa

O fluxo de caixa é uma ferramenta básica, utilizada para monitorar as entradas e saídas que acontecem na companhia. Ele reúne pagamentos, recebimentos e as previsões de recursos a serem captados.

É possível fazer um fluxo de caixa por meio de planilhas ou, especialmente, via softwares específicos. Contudo, é a tesouraria a responsável por manter um acompanhamento claro e preciso dessa movimentação.

Nesse caso, ferramentas que viabilizem automação desses processos podem ser de grande valia —otimizando o tratamento de informações e ampliando a produtividade da tesouraria.

Gerenciamento de recursos

Outra função indispensável da tesouraria é fazer a gestão financeira. Assim, além de analisar o fluxo de caixa do empreendimento, ela também estabelece como o dinheiro deve ser gasto. O objetivo é assegurar a manutenção e viabilidade de todas as atividades realizadas pela empresa.

Acompanhamento de contas e encargos

Por fim, é também no setor de tesouraria que se faz o monitoramento das contas bancárias e outras aplicações da empresa. Ao analisar como a companhia tem se relacionado com credores e investimentos, o intuito é identificar oportunidades de melhoria e otimizar as decisões financeiras.

Qual a importância da tesouraria de uma empresa?

Até aqui você conheceu as principais informações sobre o conceito e o funcionamento da tesouraria. Mas ainda é necessário compreender a importância que ela apresenta no planejamento estratégico do empreendimento.

Como vimos, é com base nas informações colhidas e elaboradas por esse setor que os gestores poderão mapear o cotidiano financeiro da empresa. Percebendo com clareza o fluxo de recursos da companhia, é possível visualizar gargalos e identificar melhores opções de investimento, por exemplo.

Uma vez que todas as decisões impactam o fluxo de caixa, a tesouraria garante que as decisões não interfiram negativamente no saldo final. Caso a empresa recorra a um financiamento, por exemplo, cabe à tesouraria planejar o pagamento, considerar juros, prazos e o retorno do investimento.

A atuação da tesouraria no planejamento estratégico pode envolver, ainda, a apresentação das possibilidades de alocação estratégica dos recursos do negócio.

A compra de equipamentos ou a contratação de novos colaboradores, por exemplo, devem ser acompanhadas pela tesouraria. É o departamento que identificará a viabilidade dos planos estabelecidos.

Como gerenciar a tesouraria com maior eficiência?

Depois de entender a importância da tesouraria e da gestão financeira realizada pelo departamento para a empresa, vale a pena descobrir como aprimorar esse setor.

Nessa jornada, é indispensável estabelecer uma rotina de monitoramento e garantir o uso de ferramentas que permitam um controle preciso das despesas e receitas.

É interessante, por exemplo, aproveitar os avanços tecnológicos para controlar seus recursos adequadamente e manter a empresa adaptada às novas demandas. Assim, implementar sistemas de integração de software voltados à gestão financeira pode fazer toda a diferença na eficiência da atuação da tesouraria.

Além disso, pode ser útil desenvolver um organograma que permita fazer uma avaliação rápida das principais tarefas de gestão de recursos no curto prazo. Alguns aspectos que merecem atenção são:

Agora você sabe que a tesouraria é um setor central para o bom funcionamento de qualquer empresa. Por isso, suas atividades devem ser realizadas de forma eficiente, a partir da adoção de uma rotina de operação otimizada — que pode ser conquistada com o uso de uma plataforma de gestão financeira inteligente.

Você sabia que é possível analisar os principais dados do seu empreendimento de forma fácil e rápida, otimizando processos? Entre em contato conosco e conheça as soluções da Equals!

Categorias

Saiba das novidades
Os meios de pagamento evoluem a cada dia,
nossa solução também.