Revolução financeira: veja o que uma empresa precisa para se adaptar às transformações

26 janeiro 2022

O mundo passa por constantes transformações e em diferentes âmbitos, inclusive no que se refere às finanças. Nesse sentido, vale destacar que o mercado tem vivenciado uma grande revolução financeira, que impacta todos os setores e empresas.

Desse modo, a organização que não se adapta às mudanças pode sofrer consequências em seus resultados. Então é importante compreender como o seu negócio pode ser afetado pela revolução financeira — e descobrir como se adequar a ela.

Quer entender mais sobre o assunto? Acompanhe a leitura e entenda como a sua empresa deve se preparar para essa transformação!

O que é a revolução financeira?

Antes de entender por que a sua empresa precisa se adaptar às transformações da revolução financeira, é interessante entender esse conceito. Ele se refere a uma série de mudanças em relação ao setor financeiro que afetam o mercado e as empresas em todo o mundo.

No Brasil, ela começou por volta de 2010, quando surgiram as primeiras fintechs nacionais — startups especializadas em finanças. Um exemplo bem conhecido é o Nubank, mas é importante destacar que, em 2021, o país já contava com mais de 600 fintechs.

Essas empresas, que nasceram para ser digitais, podem prestar diversos serviços — como contas digitais, cartões de crédito e débito, investimentos e, até mesmo, empréstimos. Assim, o objetivo das fintechs é facilitar a relação das pessoas com o dinheiro e o acesso aos serviços financeiros.

Na prática, elas não apenas revolucionaram os serviços bancários, como também obrigaram os grandes bancos de varejo a se adaptarem ao novo modelo financeiro. Como consequência, diversas instituições bancárias lançaram suas contas e serviços digitais.

Nesse sentido, as startups financeiras ganham espaço em um mercado que antes era blindado e concentrado em grandes bancos. Ademais, a revolução financeira não se limita às fintechs.

O conceito também está relacionado a outras possibilidades que surgiram com a digitalização da área, como a forma de pagamento Pix, a modalidade open finance e as criptomoedas.

Como ela impacta as empresas?

Agora que você já sabe o que é a revolução financeira, é preciso entender como ela impacta a sua empresa. Na verdade, a transformação digital no setor financeiro levanta uma gama de necessidades e desafios para as organizações.

Isso porque ela traz quebra de paradigmas, adoção de tecnologias, integração de processos e alterações na jornada de consumo. Nesse sentido, vale destacar que o perfil do consumidor mudou nos últimos anos. Antes, o cliente era passivo e influenciado pelo marketing das companhias.

Hoje, ele é mais ativo e busca por melhores experiências de compra e tem um poder de decisão maior. Com isso, os negócios tiveram que adaptar seus produtos e serviços, passando a se preocupar em gerar encantamento constante.

Assim, o público é colocado no centro das decisões das empresas. Consequentemente, grande parte dos segmentos percebeu a necessidade de se reinventar. Dessa maneira, as organizações passaram a buscar formas de transformar seus produtos e serviços a fim de ganhar maior escalabilidade.

Para isso, as empresas investem em novas tecnologias, incluindo novas formas de pagamento para se destacar. Afinal, com tantas opções disponíveis, o consumidor busca pelas soluções que mais agreguem valor às suas necessidades e experiência de compra.

Qual a importância de conhecer esse conceito?

Como você viu, a revolução financeira exigiu mudanças no mercado. Dessa forma, a empresa que não souber se adaptar pode sofrer prejuízos. Um exemplo clássico é a Blockbuster — uma companhia de aluguel de DVDs em lojas físicas, referência no setor.

No ano 2000, a Netflix, que ainda oferecia o serviço de locação de filmes pelo correio, foi oferecida à rival. Porém, a companhia não enxergou que o futuro do nicho seria na internet e recusou a oferta. Após 10 anos, a Blockbuster decretou falência.

Esse caso é um dos mais conhecidos sobre como a falta de inovação pode levar ao fim de um grande negócio. Portanto, conhecer o conceito de revolução financeira é fundamental para que a organização acompanhe as novidades e adapte suas estratégias de modo a se manter competitiva no mercado.

Como preparar a sua empresa para essas transformações?

Após entender a importância de conhecer a revolução financeira, é o momento de aprender como preparar sua empresa para essas transformações. Confira!

Entenda as novidades do setor financeiro

O primeiro passo é acompanhar e compreender as novidades do setor financeiro. Assim, é possível adaptar o seu negócio aos serviços e produtos que surgem e oferecer o melhor ao seu público. A seguir, veja alguns conceitos criados nos últimos anos e que você deve conhecer!

Pix

O Pix é uma forma de pagamento digital criada pelo Banco Central. Ela é conhecida por ser instantânea, além de permitir transferir valores e fazer pagamentos a qualquer hora do dia ou da noite por meio da internet.

Além disso, o Pix dispensa a necessidade de inserir diversos dados, podendo ser feito apenas com uma chave do usuário. Ela pode o e-mail, um código, o CPF ou o número de telefone.

Open banking e open finance

O open banking, ou banco aberto, permite que o cliente autorize o compartilhamento de dados bancários entre diferentes bancos. Isso facilita o acesso às melhores condições de produtos e serviços.

Já o open finance — ou finanças abertas — apresenta o mesmo conceito, mas estendido a outras instituições financeiras, não somente aos bancos.

Atualize sua empresa para as novas tecnologias

Como você viu, a empresa que não se atualiza com as tendências do mercado corre o risco de ficar atrás das concorrentes — mesmo que já esteja bem estabelecida. Por essa razão, você deve atualizar o seu negócio às novas tecnologias.

Saiba mais sobre elas!

Formas de pagamentos

No caso da área de finanças, você pode manter a sua empresa modernizada oferecendo as diversas formas de pagamentos disponíveis. Os cartões de débito e de crédito são alternativas comuns, ainda mais depois que as fintechs popularizaram o acesso do público a esse produto.

Contudo, existem diferentes operadoras e bandeiras de cartão, então é interessante que a sua empresa permita o pagamento da maioria delas. Além disso, não se esqueça de criar uma chave Pix e disponibilizar esse meio de recebimento, pois ele é cada vez mais utilizado e visto como uma alternativa ao dinheiro.

Plataforma de conciliação financeira

Entre as ferramentas tecnológicas, estão as plataformas de gestão, como os sistemas voltados à conciliação financeira. A Equals, por exemplo, atende as empresas que lidam com os mais diferentes meios de pagamento em cartões de crédito e débito, boleto, Pix e carteiras digitais.

Com ela, você pode ter o controle sobre as suas vendas feitas por máquinas de cartão e outras modalidades em um só lugar. Além disso, a empresa tem acesso a uma assessoria para relacionamento com as operadoras para ter um serviço ainda mais completo.

Neste conteúdo, você aprendeu como a revolução financeira pode impactar a sua empresa. Sendo assim, não deixe de aplicar essas dicas em seu negócio para se manter atualizado com as transformações e continuar competitivo no mercado.

Quer saber mais como a Equals pode ajudar o seu negócio? Acesse o nosso site e confira todas as funcionalidades da nossa plataforma!

Categorias

Saiba das novidades
Os meios de pagamento evoluem a cada dia,
nossa solução também.