O que é e como funciona uma consultoria financeira?

3 março 2022

Manter a organização financeira de uma empresa e a sua competitividade no mercado pode ser bastante desafiador. Por isso, um recurso útil é a consultoria financeira. Ela pode ajudar os gestores, por exemplo, a lidar com as dificuldades e oportunidades que surgem no cotidiano.

A consultoria proporciona o auxílio de profissionais experientes e especializados para corrigir erros e estimular uma postura mais assertiva em um negócio. Com isso, é possível evitar diversos problemas na empresa e aproveitar as chances de crescimento.

Neste artigo, você conhecerá mais sobre o que é e como funciona a consultoria financeira empresarial, além de ter contato com outras informações importantes relacionadas ao tema.

Boa leitura!

O que é uma consultoria financeira?

A consultoria financeira é um serviço em que o profissional presta auxílio ao cliente, analisando as suas informações financeiras para identificar pontos de melhoria. Inclusive, esse processo pode ser colocado em prática tanto para pessoas físicas quanto pessoas jurídicas.

Assim, os conselhos partem de conhecimentos técnicos e análises cuidadosas para encontrar os caminhos mais adequados a seguir — por exemplo, visando o crescimento empresarial.

Os profissionais que oferecem o serviço de consultoria devem contar com ampla vivência no mercado e conhecimentos aprofundados em finanças. Com isso, eles possuem qualificação necessária para diagnosticar erros e indicar as melhores diretrizes para a companhia se tornar mais estável e segura.

Em uma empresa, o consultor pode, por exemplo, avaliar a situação financeira e apontar as estratégias para ampliar a organização e aprimorar os resultados. Portanto, a consultoria pode ajudar o negócio a se preparar para lidar com os movimentos do mercado, com a concorrência e com as próprias deficiências internas.

Como uma consultoria financeira funciona?

Após entender melhor o que é a consultoria financeira para uma empresa, também é necessário saber como esse serviço funciona, na prática. Como você viu, uma das principais linhas de atuação do consultor consiste em avaliar imparcialmente as finanças do negócio. Assim, é possível conhecer suas forças, fraquezas, ameaças e as oportunidades existentes para melhorias.

O trabalho pode se dar em diferentes frentes da companhia. Por exemplo:

É válido destacar que a consultoria não é um recurso indicado apenas para negócios que estejam enfrentando dificuldades. Contar com o olhar de um profissional ajuda também a prevenir problemas. Ademais, é possível solicitar o acompanhamento para potencializar os resultados do empreendimento.

Além disso, os gestores devem ter em mente que os direcionamentos do consultor são apresentados como forma de sugestões. Portanto, os responsáveis pela empresa têm a liberdade de acatar ou não aquilo que foi apresentado pelo profissional contratado.

Quais são os tipos de consultoria financeira?

Até aqui você conheceu mais sobre a consultoria financeira empresarial. Esse é um serviço focado, especialmente, na atuação estratégica de lideranças específicas das companhias — independentemente do porte. Logo, as atividades do consultor são personalizadas para a demanda de cada negócio.

Existem, ainda, outros tipos de consultorias relacionadas ao uso do dinheiro que vale a pena conhecer — a fim de evitar confusões. É o caso, por exemplo, da consultoria relacionada aos investimentos.

Nesse serviço, a busca é por orientação para melhor rentabilização do patrimônio, a partir das alternativas disponíveis no mercado e do perfil do cliente. Esse tipo de acompanhamento pode ser requisitado por pessoas físicas ou por empresas — e pode ser útil em determinadas situações.

Contudo, no âmbito empresarial, a consultoria focada às finanças do negócio como um todo pode ser mais ampla e contemplar, inclusive, a melhor alocação de recursos.

Quais são os benefícios da consultoria financeira para a empresa?

Agora que você já entende a abrangência da consultoria financeira empresarial, é o momento de conhecer os benefícios que esse serviço pode proporcionar às empresas.

Acompanhe!

Contabilização correta das entradas e saídas

A gestão financeira é um dos desafios frequentes para os empreendimentos. Afinal, são muitos dados a serem acompanhados. Nesse sentido, um consultor pode ajudar a encontrar maneiras mais eficientes para fazer esse controle, apontando as possíveis falhas e os recursos para solucioná-las.

Essa etapa do gerenciamento é extremamente relevante para o bem-estar financeiro da companhia. Isso porque ela garante o uso adequado do capital, além de evitar surpresas no orçamento — que podem comprometer o negócio.

Maior organização na gestão financeira

O gestor de uma empresa precisa assumir muitas decisões complexas. Por conta disso, ele pode perder bastante tempo lidando com burocracias ou tentando encontrar soluções para os inúmeros problemas cotidianos.

Assim, um consultor externo e experiente consegue visualizar as oportunidades de organizar as tarefas, delegar o que for possível e melhorar o fluxo de trabalho do setor. Como resultado, os líderes otimizam o seu tempo e podem se dedicar a outros afazeres importantes.

Decisões mais bem fundamentadas

Ao contar com o acompanhamento especializado, os gestores têm a chance de acessar estudos consistentes e informações completas a respeito da situação financeira do negócio.

Com isso, eles podem assumir posicionamentos mais assertivos. Afinal, suas decisões serão fundamentadas em dados sólidos e confiáveis, obtidos a partir da consultoria financeira.

Melhoria nos resultados

Por fim, a consultoria gera para a empresa a oportunidade de gerenciar o seu capital de maneira mais inteligente. Isso pode impactar positivamente nos resultados corporativos a longo prazo.

Assim, o negócio tem a oportunidade de se posicionar mais competitivamente no mercado e obter destaque perante a concorrência.

Como escolher uma consultoria financeira para o seu negócio?

A contratação do serviço de consultoria financeira na sua empresa requer alguns cuidados. Por exemplo, é importante avaliar o alinhamento do profissional com o modelo de negócios da companhia e as qualificações que ele apresenta.

Além de contratar um consultor, existe a opção de contar com um sistema de gestão financeira completo, como a solução da Equals.

Nossa plataforma integra todas as suas operações financeiras e oferece uma solução tecnológica robusta para agilizar a rotina, evitar erros e tornar o gerenciamento da sua empresa mais inteligente. Assim, sua companhia contará com um sistema capaz de otimizar o setor financeiro e ampliar as possibilidades de crescimento.

Ademais, é possível ter acesso a um serviço de assessoria personalizada com acompanhamento humano quando houver a necessidade. A Equals, portanto, oferece assistência completa em todos os níveis.

Como você viu, a consultoria financeira é um serviço importante para empresas e pode ser usufruído por qualquer modelo de negócios para aprimorar os resultados. E, ao contar com os serviços da Equals, você tem a opção de buscar uma solução tecnológica completa para organizar e impulsionar o setor financeiro da sua companhia!

Deseja contar com uma ferramenta eficiente e especializada para sua gestão financeira empresarial? Então entre em contato com a Equals para conhecer a nossa solução!

Categorias

Saiba das novidades
Os meios de pagamento evoluem a cada dia,
nossa solução também.