PISP: entenda como funciona essa nova modalidade de pagamento!

21 julho 2022
Você já ouviu falar em PISP? Esse sistema de pagamento pode ser acessado no Brasil e promete facilitar a vida de empresas e de consumidores. Com isso, conhecer seus detalhes pode ajudar no planejamento financeiro e nas rotinas das companhias em relação às contas a pagar.

Ademais, ele pode trazer novas formas de recebimento de pagamentos de clientes — especialmente para médias e grandes empresas. Logo, essa alternativa pode atrair mais consumidores e facilitar a conclusão de negócios para a organização.

Quer entender como o PISP funciona? Então continue a leitura e aprenda!

O que é o PISP?

PISP é a sigla para o termo em inglês Payment Initiation Service Provider. Ele pode ser traduzido como Provedor de Serviço de Iniciação de Pagamento.

O sistema surgiu em 2018 por meio da PSD2 — uma legislação da União Europeia. Nessa norma, o PISP apareceu como um método de receber e realizar pagamentos de maneira automatizada.

O PISP é um provedor de serviços que tem a capacidade de efetuar uma transação financeira em nome das partes envolvidas. Então podem ser lançados diversos PISPs, segundo as necessidades e iniciativas das empresas.

Além disso, não é necessário que cada companhia tenha seu próprio provedor, pois é possível utilizar serviços terceirizados. Logo, o PISP pode ser disponibilizado por provedores especializados e companhias de grande porte para utilização de interessados.

Como ele funciona?

Você viu que o PISP é um provedor que permite realizar transações financeiras entre duas partes. Assim, é comum perguntar qual é a diferença para outras formas de pagamentos digitais e como ele realmente funciona.

Como um provedor independente, o PISP permite que um interessado faça o saque de sua conta bancária. Para isso, é preciso haver autorizações e confirmações, a fim de evitar fraudes e outros problemas relacionados.

Desse modo, em vez de você acessar a conta bancária, informar sobre a transferência e inserir os dados do destinatário, basta demonstrar qual é a sua conta. Então o destinatário dos valores acessa o PISP para receber o dinheiro autorizado.

Imagine que você quer pagar um fornecedor no valor de R$ 10 mil. Se ele utilizar o PISP, basta informar o seu número de conta e autorizar a transação. O próprio fornecedor poderá requisitar o saque (ou a transferência) e receber o dinheiro de forma ágil.

Quem pode disponibilizar o PISP?

Ao aprender sobre essa forma de pagamento, é preciso saber quais instituições podem oferecer o PISP para seus clientes. Veja só:

Esses negócios podem utilizar o PISP e oferecer o serviço para terceiros. Isso traz facilidade de pagamento e menos burocracia para o envio e recebimento de dinheiro. Vale ressaltar que o PISP atua apenas como um facilitador do processo de pagamentos e transferências.

Ou seja, ele forma a conexão entre o emitente dos valores e a sua provedora de conta bancária. Com isso, os valores transferidos não passam pelo PISP, apenas são operacionalizados por ele.

Quais são as diferenças para o Pix?

O PISP tem uma relação direta com o Pix, mas eles não são o mesmo serviço. O Pix funciona apenas como uma transferência eletrônica facilitada. Portanto, ele é uma evolução do TED ou do DOC — muito utilizados no internet banking.

Com o Pix, não é preciso pagar taxas de transferência ou ter os dados completos do emitente. É suficiente acessar a conta bancária, escolher a opção de transferir por Pix, incluir a chave Pix informada pelo recebedor e confirmar a transação.

Já o PISP pode ser entendido como um processo inverso. O recebedor do dinheiro fará uma solicitação para receber a transferência, informando os dados do pagador e o valor a ser transferido.

Nesse caso, o pagador apenas receberá uma notificação para autorizar, ou não, essa transferência. Após a conclusão do procedimento, o dinheiro será enviado automaticamente, sem necessidade de acessar a conta bancária ou enviar comprovantes.

Qual é a relação dele com o open banking?

O PISP também tem relação com o open banking. Essa iniciativa do Banco Central busca tornar o sistema financeiro brasileiro mais eficiente e moderno. Com ele, as instituições financeiras podem ter acesso a dados de todos os correntistas, oferecendo serviços mais personalizados.

Por meio do PISP, o open banking permite que a transação realizada não necessite de contratos entre as partes. Portanto, há ainda mais eficiência e rapidez ao efetuar as transações, além de aumentar as possibilidades de operações para os usuários.

Quais são as vantagens do PISP para empresas de médio e grande porte?

Como você viu, o PISP traz uma facilidade para o pagamento e o recebimento de transações financeiras. Nesse contexto, as médias e grandes empresas costumam ter diversos benefícios com essa utilização.

Em primeiro lugar, o recebimento de pagamentos de clientes fica facilitado. Eles também têm uma alternativa mais prática para realizar as compras online ou mesmo quitar suas dívidas na empresa.

Em vez de precisar acessar a conta, incluir todos os dados da empresa, o valor da compra, confirmar a transferência e enviar o comprovante, basta informar os dados à empresa. Depois, o consumidor receberá uma notificação confirmando a transferência e o negócio será realizado.

Nesse contexto, apesar de o Pix ser uma forma bastante prática de pagamento, ele ainda corresponde a uma porcentagem pequena das compras online. Isso acontece justamente pelos passos necessários para fazer a transferência.

Afinal, com o cartão de crédito basta colocar todos os dados e esperar a confirmação. Assim, o PISP pode trazer um benefício importante e atrair mais clientes, tendo em vista a menor burocracia.

A empresa também pode se beneficiar ao fazer compras com os seus fornecedores. Do mesmo modo que para os consumidores, aqui o pagamento se torna facilitado — tornando a negociação mais efetiva.

Ao utilizar o PISP, o fornecedor realizará os trâmites necessários para receber o pagamento, que só deve ser confirmado pela sua empresa. Desse modo, os comprovantes já são enviados automaticamente, simplificando a gestão financeira.

Entendeu o que é o PISP e como ele funciona? Como você viu, ele pode trazer diversas oportunidades para a empresa. Então verifique a possibilidade de implementar esse método de pagamento para fornecer a facilidade aos clientes!

Precisa organizar as finanças do seu negócio e ter uma visão mais completa sobre pagamentos e recebimentos? Então conte com a Equals!

Categorias

Saiba das novidades
Os meios de pagamento evoluem a cada dia,
nossa solução também.