Como melhorar a segurança das transações financeiras da empresa?

8 abril 2022

A segurança financeira, principalmente em relação às transferências realizadas pela empresa, deve ser uma prioridade de qualquer negócio — principalmente as médias e grandes companhias. Afinal, ela evita despesas desnecessárias e situações que podem gerar graves problemas para a organização.

A possibilidade de fraudes, dados incorretos e furto de informações são algumas dificuldades que podem ser enfrentadas pelo negócio. Contudo, é possível adotar práticas para melhorar a segurança e evitar que esse cenário se torne realidade.

Por isso, a seguir você conhecerá a importância da segurança nas transações financeiras e verá como melhorar essa questão em médias e grandes companhias. Confira!

Qual a importância da segurança financeira em médias e grandes empresas?

Uma transação financeira existe sempre que há troca de dinheiro entre duas partes — esteja ele partindo da empresa ou chegando ao caixa dela. Com isso, essas operações são uma parte central na rotina de um negócio.

Afinal, o fluxo do dinheiro em transações como essa tem relação com o planejamento financeiro e com toda a gestão da companhia. Dessa maneira, a organização das finanças e a realização das operações envolvem diversas frentes do empreendimento.

Assim, é esperado que o tema da segurança financeira também tenha grande importância — principalmente em médias e grandes empresas. E não poderia ser diferente, já que erros, por menores que sejam, ou problemas nas transações financeiras podem gerar prejuízos e dificuldades relevantes.

Imagine, por exemplo, uma operação na qual a companhia paga um fornecedor por um serviço ou bem que foi vendido. Se houver falhas na transferência, os valores não chegarão ao destinatário e a negociação não será confirmada.

Dessa forma, o negócio pode perder uma venda e ver a confiança de clientes e parceiros ser abalada. Ademais, transações financeiras inseguras podem aumentar o risco de cair em fraudes, ter prejuízos e outras dificuldades — como imprecisão no controle do estoque.

Nesse contexto, é preciso considerar também a relevância da segurança com a ampla utilização da tecnologia, do internet banking e outras plataformas financeiras. Afinal, a realização de transações online exige maior cuidado para evitar ataques ou golpes e blindar a imagem da empresa perante o consumidor.

Quais riscos podem ser evitados ao dar maior atenção ao tema?

Antes de entender como melhorar a segurança das transações, é preciso saber a quais riscos a empresa está exposta quando o assunto é a dinâmica do fluxo financeiro. Nesse sentido, é fundamental separar as transações internas — que ocorrem entre contas da própria companhia — e as externas.

Em relação às transações internas, os riscos de fraudes ou equívocos mais graves são menores. No entanto, isso não significa que a empresa não deve considerar a segurança também nesse momento.

Existem diversas práticas criminosas que podem resultar no roubo de dados e senhas mesmo entre transações dentro da companhia. Logo, questões como aplicativos hackeados, links maliciosos e utilização de sistemas não autorizados podem trazer problemas.

A partir deles, o fraudador pode roubar os dados ou efetuar transferências para suas próprias contas — um movimento difícil de ser rastreado. Apesar de o banco utilizado poder intervir para reaver o montante, a empresa pode ter o seu capital de giro impactado durante esse processo.

Em relação às transferências externas, os riscos são ainda maiores. Além disso, elas podem causar transtornos que vão muito além da empresa — e podem reverberar em clientes e parceiros do negócio.

Como melhorar a segurança das transferências financeiras?

Depois de conhecer mais detalhes sobre as transações financeiras e a dinâmica do setor em médias e grandes companhias, é preciso entender como aumentar a segurança do segmento na rotina empresarial.

Então conheça a seguir dicas que podem ajudar a garantir maior nível de segurança nas transações financeiras da empresa:

Utilizar apenas programas oficiais

Uma dica essencial para melhorar a segurança em transações financeiras — especialmente online — é utilizar os programas oficiais das instituições financeiras. Dessa maneira, sempre verifique o endereço do site no seu navegador e suspeite de qualquer irregularidade.

Lembre-se de que os fraudadores podem clonar a interface desses programas, mas não poderão fornecer o mesmo endereço para os usuários. Assim, não deixe de conferir essas informações — e nunca faça o download de aplicativos em sites suspeitos.

Não realizar transferências em equipamentos de terceiros

Outra atitude essencial para impulsionar a segurança em transações financeiras de médias e grandes empresas é sempre utilizar um equipamento apropriado e confiável para as transações.

Os hardwares de terceiros podem estar infectados com vírus e programas maliciosos. Esses softwares roubam as senhas ou gravam os dados digitados por meio deles. Portanto, vale a pena evitar.

Acompanhar as contas com frequência

Para melhorar a segurança financeira em transações, o setor financeiro da empresa precisa acompanhar as contas com frequência. Isso evita que as fraudes e erros passem despercebidos no momento e demorem a ser notados.

Dessa forma, acompanhar o fluxo de contas a pagar e receber e conferir os dados frequentemente permite que a equipe identifique os problemas com mais facilidade. Assim, a empresa tem condições de confirmar informações com relatórios e perceber se há alguma inconsistência.

Contar com soluções voltadas à segurança das transações

Uma atitude fundamental para melhorar a segurança de transferências financeiras com mais facilidade é contar com soluções voltadas a esse a dinâmica. Existem softwares, por exemplo, que integram as vendas, pagamentos e fluxo de caixa, oferecendo uma conciliação completa.

A Equals, por exemplo, fornece à empresa relatórios para acompanhamento e controle do fluxo de caixa, conferência de dados de pagamentos previstos e realizados, entre outros. A ferramenta, portanto, permite à empresa ter um controle muito mais amplo de todas as transações.

Esse aspecto é fundamental para elaborar uma auditoria e evitar golpes relacionados às transações financeiras. Afinal, o negócio sempre se manterá atualizado em relação às operações e poderá checar as informações sempre que necessário.

Pronto! Agora você já sabe da importância da segurança nos segmentos das organizações e conhece alguns elementos para melhorar a segurança financeira empresarial e as transações efetuadas pelo negócio. Então fique atento a essas questões e conte com ferramentas robustas e completas para conciliar todas as rotinas financeiras do seu negócio — como a Equals.

Ficou interessado em adotar uma solução inteligente para a segurança e conciliação financeira da sua empresa? Faça uma simulação com a Equals!

Categorias

Saiba das novidades
Os meios de pagamento evoluem a cada dia,
nossa solução também.