Como aumentar a produtividade da sua equipe? Confira 7 dicas!

18 Abril 2022

O bom uso do capital humano de uma empresa costuma ser desafiador para os gestores. Ter trabalhadores motivados entregando o melhor em suas funções é importante para os resultados da empresa, mas é preciso ter estratégias para motivar essa postura profissional.

Assim, é válido conhecer formas de aumentar a produtividade da equipe, elevando as chances de o negócio cumprir as suas metas de crescimento. Afinal, o sucesso da empresa depende do trabalho de cada colaborador.

Neste artigo, você entenderá a importância de alcançar uma boa produtividade dos colaboradores e conhecerá 7 dicas para colocar essa dinâmica em prática. Vamos lá?

Qual a importância do aumento de produtividade de uma equipe? 

A produtividade no trabalho é fundamental para que a empresa alcance os resultados desejados, ofereça um atendimento de qualidade aos clientes e garanta o seu crescimento.

Nesse sentido, é válido considerar que uma equipe produtiva não é apenas aquela que executa muitas tarefas e sim a que consegue entregar um serviço de qualidade. Afinal, o retrabalho ou as falhas que se refletem no que é oferecido ao cliente são muito prejudiciais para a empresa.

Quando a equipe está motivada e produtiva, os lucros da companhia também são favorecidos. Assim, o engajamento dos colaboradores é importante para estabelecer uma cultura organizacional, que se reflete nas rotinas internas e no produto ou serviço final.

7 Dicas que podem aumentar a produtividade da equipe 

Você já entendeu que a produtividade é fundamental para aumentar o sucesso de um negócio. Mas como ela pode ser estimulada na equipe?

Confira 7 dicas para alcançar esse objetivo!

1. Conheça bem o negócio

O primeiro passo para aumentar a produtividade em um negócio é conhecer muito bem as rotinas e os processos internos. A partir de um mapeamento consistente do trabalho, será possível identificar as falhas e as possibilidades de melhoria.

Muitas vezes, por exemplo, determinado setor não tem os resultados esperados por conta de equipamentos antigos ou que não funcionam, poucos profissionais para muitas tarefas, má organização da rotina etc.

Portanto, para a equipe ser produtiva, é preciso que os gestores diagnostiquem a realidade atual e garantam que os funcionários tenham condições adequadas para executar um bom trabalho.

2. Padronize as atividades

Durante a trajetória da empresa, ela acumula aprendizados importantes sobre como se aprimorar nas atividades que executa. Todo esse conhecimento deve ser utilizado para reforçar as práticas do cotidiano e educar os funcionários.

Assim, a padronização das atividades alinha as tarefas ao que a empresa necessita para oferecer a excelência em sua atuação. Mas não basta definir a melhor forma de executar as demandas. Isso também deve ficar explícito para a equipe.

Para alcançar esse objetivo, é possível adotar estratégias como o manual do funcionário, os treinamentos internos e outros recursos que fizerem sentido para o negócio. Nesse contexto, também vale a pena considerar as ferramentas tecnológicas.

3. Fomente a boa comunicação

Comunicar-se com os funcionários para alinhar o trabalho deles ao que a empresa precisa é muito importante. No entanto, também é fundamental escutar o que os colaboradores têm a dizer sobre a empresa, revelando suas ideias, percepções e demandas.

Os profissionais podem se sentir mais motivados ao serem ouvidos. Além disso, o feedback deles ajuda a identificar possíveis falhas na rotina da empresa. Por isso, os líderes devem se empenhar para adotar uma comunicação objetiva, clara, cuidadosa e empática.

4. Cuide do ambiente de trabalho

Além de pensar nos equipamentos necessários para as atividades essenciais da empresa, vale a pena cuidar dos itens que estão diretamente relacionados ao bem-estar dos colaboradores. Alguns exemplos são a mesa de trabalho, as cadeiras, os espaços de socialização e as condições de higiene.

Promover um ambiente de trabalho confortável e acolhedor faz com que a equipe possa destinar a sua atenção às tarefas a serem executadas. Ademais, pessoas que se sentem bem no trabalho podem aumentar a produtividade mais facilmente.

5. Ofereça benefícios aos funcionários

Os bônus e benefícios são formas de motivar os funcionários a buscarem a excelência em suas funções. Para isso, a empresa pode ir além dos auxílios tradicionais e oferecer vantagens atrativas — que podem ou não ser regulares.

Algumas ideias são treinamentos exclusivos, participação em eventos da área, adicionais no salário, experiências culturais e de lazer etc. Inclusive, a empresa pode realizar parcerias com outros negócios para facilitar essas bonificações.

6. Crie planos de carreira para os funcionários

A ascensão na carreira é um aspecto que impacta na motivação da equipe e pode contribuir com o objetivo de aumentar a produtividade. Afinal, os colaboradores precisam visualizar caminhos para o seu crescimento para se sentirem dispostos a evoluir.

Caso não existam planos de carreira para os funcionários, a tendência é que eles busquem outro local para trabalhar quando sentirem que não podem mais progredir na profissão. Isso faz com que o negócio perca profissionais já treinados — o que afeta a produtividade geral.

7. Automatize as tarefas

A tecnologia é uma ótima forma de tornar a companhia mais eficiente e produtivo. Portanto, é necessário observar como ela pode fazer parte da rotina da empresa.

Muitas tarefas mecânicas e repetitivas podem ser automatizadas, por exemplo, liberando as pessoas para a execução de funções mais estratégicas.  

Os sistemas também ajudam a evitar falhas, pois eles centralizam as informações e identificam erros nos processos. Mas, para ter sucesso na automação, é primordial avaliar quais ferramentas fazem mais sentido para a sua empresa.

Quais são as vantagens do aumento de produtividade para médias e grandes empresas?

Os cuidados para melhorar a produtividade são fundamentais para impulsionar os resultados — especialmente de médias e grandes empresas. Ademais, eles também trazem outras vantagens, como o melhor uso dos recursos e a facilidade para acompanhar o desempenho da equipe.

O bom rendimento dos colaboradores, por sua vez, faz com que as tarefas sejam mais bem executadas, refletindo-se nas métricas da companhia. Além disso, os profissionais podem focar no desenvolvimento de sua carreira, aumentando a qualificação para o trabalho.

Com as 7 dicas para aumentar a produtividade da equipe que você conheceu neste artigo, será possível incentivar o empenho dos profissionais. Os gestores devem avaliar o que faz mais sentido para o modelo do negócio e sempre buscar formas de manter a motivação colaboradores.

Gostou deste conteúdo? Então compartilhe em suas redes sociais e faça ele chegar a outras pessoas também!

Categorias

Saiba das novidades
Os meios de pagamento evoluem a cada dia,
nossa solução também.