4 vantagens da terceirização financeira para uma empresa!

13 janeiro 2022

Quando uma empresa cresce, logo o setor de finanças deve contar com uma equipe para absorver todas as demandas. Nesse momento, pode surgir a seguinte dúvida: vale a pena investir na terceirização financeira? Esse modelo de gestão de finanças pode trazer vantagens.

Afinal, ele consegue atender necessidades específicas de cada empresa. Assim, é importante saber quais são os benefícios da terceirização financeira para entender se ela é adequada para o seu negócio.

Neste artigo, você entenderá o que é e como funciona a terceirização da gestão financeira e as 4 vantagens de adotá-la em sua empresa. Acompanhe!

O que é e como funciona a terceirização financeira?

Para começar, é interessante entender do que se trata esse conceito. Na prática, ele se refere à atribuição das atividades de gestão financeira para uma empresa especializada na área, em vez de contratar um profissional ou montar uma equipe para gerir as finanças.

Dessa maneira, a contratada para realizar a gestão financeira cumpre as rotinas básicas do setor. Por exemplo:

Além das atividades gerais da parte financeira, a empresa especializada pode oferecer outros diferenciais. Por exemplo, é comum que elas tenham serviços personalizados que podem compor o contrato, conforme as necessidades da contratante.

Ademais, muitas terceirizadas disponibilizam ferramentas de gestão que automatizam as atividades cotidianas. Assim, elas também aumentam a eficiência dos processos.

4 Vantagens de terceirizar o financeiro da empresa

Agora que você já sabe o que é a terceirização do financeiro de uma empresa, chegou o momento de conhecer as 4 vantagens de optar por esse modelo de gestão. Confira!

1. Permite o maior foco no crescimento do negócio

Com a rotina atarefada, ter que dividir a atenção da equipe com os assuntos burocráticos das finanças da empresa pode desviar o foco das estratégias de crescimento. Sendo assim, a primeira vantagem da terceirização financeira é permitir que os esforços da gestão sejam voltados para os setores prioritários.

Dessa maneira, os colaboradores podem aplicar sua energia para desenvolver produtos e serviços, melhorar processos, atender o cliente, elaborar novas estratégias etc. Ou seja, com a terceirização, é possível potencializar a produtividade da sua equipe.

2. Ajuda na redução de custos

A terceirização financeira costuma ter um custo mais baixo em relação à manutenção de uma equipe própria para cuidar das finanças. Além disso, não há preocupação em lidar com os problemas de gestão de pessoas.

Outro ponto interessante é que uma empresa especializada tem maior experiência para encontrar formas de economizar recursos. Dessa maneira, ela pode identificar as soluções mais adequadas para o seu negócio reduzir gastos. Portanto, o custo-benefício tende a ser melhor nessa situação.

3. Gera maior qualidade para o controle financeiro

Montar uma equipe de gestão financeira do zero não é uma tarefa fácil. É preciso encontrar bons profissionais, treiná-los, gerar entrosamento entre os colaboradores e montar um processo que funcione. Essa adaptação pode levar tempo e nem sempre será eficaz.

Por outro lado, com a terceirização financeira, você contrata uma empresa com profissionais que já têm um método de trabalho bem estabelecido, o que reflete na qualidade do serviço. Logo, há menores chances de erros e de retrabalho, aumentando a produtividade e prevenindo prejuízos.

4. Auxilia na geração de dados importantes para a gestão

Ao terceirizar a gestão financeira da sua empresa, você terá acesso a relatórios e informações importantes que podem ser usados em outros departamentos da organização. Por exemplo, existem indicadores-chave de desempenho processados pelo setor financeiro.

Com eles, é possível entender se existem gargalos na produção, na venda, no marketing ou em outros setores. Por exemplo, se o indicador de faturamento estiver alto e o de lucro líquido for baixo, é possível que o custo operacional esteja elevado.

Outra possibilidade é que a precificação esteja incorreta, inviabilizando os lucros. Então, a partir desses dados, você pode intervir com ações que ajudam a aumentar a margem de lucro líquida e garantir o crescimento da empresa.

Como a Equals pode ajudar na gestão financeira?

Se você se interessou em aproveitar as vantagens da terceirização financeira, precisa de uma boa parceria. Nesse caso, a Equals pode ajudar. Trata-se de uma plataforma de gestão inteligente que visa atender empresas que lidam com diversos meios de pagamento em cartões de crédito e débito.

Ela permite o controle sobre as vendas feitas por meio das máquinas de cartão de crédito em um só programa. Assim, a atuação se baseia em 3 pilares:

Para tanto, a plataforma se integra com os principais ERPs — sistema que interliga os setores de uma organização em um único programa — para otimizar a automação e a inteligência de dados.

 Entre os recursos oferecidos pela Equals estão:

Com isso, a plataforma proporciona maior segurança das transações financeiras da sua empresa. Ademais, você terá acesso a uma assessoria para o departamento financeiro da sua organização no relacionamento com as operadoras e adquirentes.

Desse modo, a Equals fornece dados seguros e confiáveis que ajudam a esclarecer e resolver qualquer divergência financeira com as operadoras de cartão. Portanto, a plataforma pode se alinhar tanto na terceirização quanto nos casos em que a empresa faz a própria gestão de finanças.

Conclusão

Como você conferiu, a terceirização financeira pode ser adotada em diversos modelos de negócio. Assim, ela permite ter um gerenciamento de finanças de qualidade e focar a atenção da sua equipe em outros assuntos relevantes para o empreendimento.

Quer entender mais sobre a plataforma? Acesse o nosso site e confira os diferenciais que a Equals pode oferecer para a sua empresa!

Categorias

Saiba das novidades
Os meios de pagamento evoluem a cada dia,
nossa solução também.