Saiba porque e como integrar as vendas no cartão ao seu ERP

28 março 2020
índice:
– Por que integrar em seu ERP as vendas no cartão?
– Os benefícios de integrar as vendas no cartão em seu ERP
– Equals + ERP da sua empresa

 

ERP é a sigla para Enterprise Resource Planning. Na tradução livre para o português, Planejamento dos Recursos da Empresa, também conhecido como Sistema de Gestão Empresarial. O ERP nada mais é que um software de gestão que integra todos os sistemas do negócio.

A principal função de um ERP é centralizar informações e fornecer dados para o bom funcionamento das operações de todas as áreas da empresa, otimizando assim a gestão do negócio como um todo, contribuindo para um planejamento eficiente e tomadas de decisão mais assertivas.

Empresas que fazem uso de um software ERP aproveitam diversas vantagens, mas, sem dúvidas, a principal delas refere-se à gestão financeira. Continue lendo!

O cenário das vendas com cartão de crédito no Brasil

O uso de cartões no Brasil cresceu 14,5% em 2018 e atingiu R$ 1,55 trilhão em compras, equivalente a 22,8% do PIB (Produto Interno Bruto). As compras online chegaram a marca de R$ 198,2 bilhões, o que representa 20% de todos os gastos com cartão no Brasil. Os números foram levantados pela Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartões de Crédito e Serviços).

 65% das famílias brasileiras utilizam cartão de crédito para fazer compras.

Em 2018, o brasileiro usou o cartão de crédito pelo menos 15 vezes, em média. Ou seja, a população brasileira acionou seus cartões para fazer compras a cada 24 dias. A pesquisa é da Kantar Ibope Media.

Os números mostram a tendência de crescimento no uso do cartão, que deve ser cada vez maior nos próximos anos, devido à sua praticidade, segurança e alcance mesmo em regiões que estão distantes dos grandes centros comerciais.

Esses dados reforçam a obrigatoriedade das empresas oferecerem o cartão como um de seus meios de pagamento. Mas, não só isso. Mais importante do que oferecer, é ter o controle das vendas para uma boa gestão financeira. Entenda:

Por que integrar em seu ERP as vendas no cartão?

Se você quer ter total controle sobre o seu negócio, precisa integrar as vendas no cartão em seu ERP. A integração é importante para que o seu departamento financeiro tenha ciência sobre todas as transações e possa controlar fluxo de caixa, capital de giro e fazer as projeções necessárias.

O setor financeiro é o coração de toda empresa. Portanto, se ele estiver munido de todas as informações importantes, as demais áreas do negócio também serão beneficiadas. 

Como citamos anteriormente, a principal função do ERP é centralizar informações e possibilitar que os setores “conversem” entre si. Porém, se o seu sistema de gestão não registrar a apresentar relatórios completos sobre suas vendas no cartão, o negócio pode ter grandes prejuízos.

Os benefícios de integrar as vendas no cartão em seu ERP

Mais do que apenas registrar as vendas, é essencial que você tenha um conciliador de cartões integrado ao seu ERP. Afinal, você precisa saber quanto vai receber, quando e como se deu o pagamento, certo?

A conciliação de cartões é o processo de conferir se as vendas com cartão foram pagas corretamente pela operadora. Além da conferência de valores, prazos, taxas e descontos também são auditados.

Leia também: Conciliação bancária: o que é e quais os benefícios Com esse controle, sua empresa aproveitará diversos benefícios. Confira alguns deles:

Otimização de tempo

Se a sua empresa tem mais de 3 máquinas de cartão, ela já pode ter problemas para fazer a conciliação das vendas. Isso porque é preciso lidar com bandeiras, adquirentes e subadquirentes, simultaneamente.

Milhares de vendas, várias máquinas de cartão, diferentes operadoras de cartão… Dificilmente sua equipe financeira vai conseguir ter bons resultados gerenciando tudo isso de forma manual.

Agora, se você tiver um conciliador de cartões integrado ao seu ERP, tudo isso será feito de forma automatizada, tirando a sobrecarga da sua equipe e liberando mais tempo para que seus profissionais se dediquem a atividades estratégicas, que realmente agreguem valor ao seu negócio.

Aumento da produtividade

Com um conciliador de cartões integrado ao seu ERP, você terá todas as informações necessárias sobre valores, prazos, taxas, descontos e inclusive cancelamentos, chargebacks e fraudes.

Chega de papel, caneta e planilhas intermináveis. Eliminando processos demorados e repetitivos, você verá aumentar a produtividade do seu departamento financeiro.

Prevenção e resolução rápida de problemas

Com um sistema conciliador de cartões integrado ao seu ERP, você consegue identificar cancelamentos, chargebacks e fraudes, que são comuns em todas as empresas que aceitam compras por cartão de crédito. O histórico do comprador é um dos recursos que pode ajudar nessa tarefa. 

Tomadas de decisão mais assertivas

Automatizando a sua conciliação de cartões, você não vai mais tomar decisões equivocadas por conta de relatórios ou levantamentos inconsistentes, que são comuns quando feitos de forma manual. A tecnologia se encarrega dos cálculos e você precisará apenas analisar os dados e tomar a melhor decisão.

Quer todas essas vantagens competitivas para o seu negócio?

Equals + ERP da sua empresa

A plataforma Equals pode ser integrada aos principais ERPs do mercado, e faz o que nenhum deles pode fazer. Com Equals, você tem controle absoluto sobre todas as transações financeiras da sua empresa. A densidade de informações, números e relatórios da plataforma Equals permite que você tenha controle total sobre as suas vendas no cartão, por meio de um painel simples e intuitivo.

Quer saber mais sobre nossa solução? Aperte aqui e acesse já nosso site. Você pode falar com a gente pelo chat e também solicitar uma cotação. Aproveite (:

Categorias

Saiba das novidades
Os meios de pagamento evoluem a cada dia,
nossa solução também.