Quando usar um software de conciliação financeira?

6 julho 2020
Esse é o quarto e último artigo de uma série de 4 que respondeu a outras perguntas sobre a utilização de um software de conciliação financeira em empresas (O quê? Quem? Por quê? Quando?). Ao final da série, as pessoas serão apresentadas a um compilado de vídeos nas redes sociais da Equals sobre "O futuro da gestão financeira pós-coronavírus". Já abordamos a definição, entendemos por que usar esse sistema é importante e quem deve usar essa ferramenta, agora é a hora de saber quando começar a utilizá-la.

Você sabe o que é um software de conciliação financeira, por que sua utilização é importante e o perfil de quem precisa utilizá-lo. Identificar quando se deve começar a usar também faz parte do processo de decisão que vai mudar completamente o jeito de fazer gestão financeira de uma empresa.

Antes de seguir adiante, responda SIM ou NÃO: O software de conciliação financeira vai resolver sozinho todas as dificuldades da gestão financeira da empresa? Se você respondeu sim a esta pergunta, precisa entender que é necessário manter o tripé “pessoas, processos e tecnologia” em equilíbrio.

Não adianta investir pesado em novas ferramentas tecnológicas e não investir em pessoas e/ou melhoras processos. Assim como não adianta ter os melhores profissionais no quadro de colaboradores e não lhes fornecer as melhores soluções para a automação da conciliação financeira, para que trabalhem com todo seu potencial por meio de processos operacionais otimizados.

Com este artigo, você vai passar longe das imprecisões do “eu acho” e entender de que modo a estrutura interna do negócio e seus processos operacionais são afetados por não serem atendidos por um sistema de conciliação financeira.

Quando os problemas começam

O departamento financeiro é um só e para atender às necessidades das várias funções que possui — diretoria financeira, tesouraria, contabilidade, auditoria, controladoria etc. —, com o passar do tempo, costuma adotar diversas soluções manuais aleatórias, como planilhas de Excel, que resolvem problemas pontuais de conciliação financeira — vendas a receber, por exemplo. 

Até certo momento, a gestão financeira funciona, mas à medida que a empresa cresce, os erros também aumentam devido, em grande parte, a processos ineficientes. Isso acontece quando não há uma integração completa que permita uma visão 360° da conciliação financeira para que seja controlada do começo ao fim. O que resulta no inevitável trabalho manual que se torna cada vez mais caro e quase impossível de mensurar e acompanhar de perto.

Assim, é crucial que processos operacionais comuns, dentro de cada função do departamento de finanças, sejam constantemente analisados, corrigidos e otimizados.

Quando usar um software de conciliação financeira?

Geralmente, empresas desejam obter excelência operacional e ajudar o negócio a se consolidar, logo é necessário diminuir custos operacionais. É claro que o impacto com o uso do sistema de conciliação beneficia a saúde financeira da organização e precisa atender as necessidades de todos, mas o ROI (retorno sobre investimento) será mensurado da perspectiva do departamento financeiro. Os pontos a seguir vão ajudar a situar uma empresa quanto ao momento que ela passa sobre seus processos operacionais de conciliação financeira. 

Agora você pode estar com muito mais perguntas sobre se o momento de adotar uma ferramenta de controle financeiro é mesmo agora. Isso é ótimo! Antes de fazer uma análise de aderência sobre determinada ferramenta, peça uma demonstração do uso do software e procure saber a opinião dos usuários sobre o sistema.

Lembre-se que “Metas nunca antes atingidas requerem que façamos coisas nunca antes feitas” (Stephen Covey). Conta para a gente nesse link sobre suas metas atuais e as novas que estarão por vir.

Setup grátis no software de conciliação financeira da Equals 

Principalmente nesse período difícil que o Brasil e o mundo vêm enfrentando devido a pandemia da covid-19, muitas empresas não sabem por onde começar a conciliação financeira de seus negócios.

Nesse contexto, o processo de setup para implantação de um software de conciliação financeira contribui muito para o sucesso da adoção da ferramenta. Por isso, nosso processo de setup está totalmente gratuito para a implantação do nosso software de conciliação financeira na visão adquirente.

Com a visão adquirente da plataforma de conciliação financeira da Equals, a empresa que você trabalha vai ter acesso às informações de vendas com segmentações por produto (crédito, parcelado ou débito) por quantidade de parcelas, voucher, auditoria de taxas e controle de antecipações. Tudo de forma centralizada e automática para que você possa evitar erros e tomar decisões em menos tempo.

Sua estratégia de automação financeira pode começar agora com a Equals. Entre em contato com a gente e obtenha o setup grátis agora! Aproveite porque essa oferta vale só até o dia 30/06/2020!

Categorias

Saiba das novidades
Os meios de pagamento evoluem a cada dia,
nossa solução também.