A lista de todos os meios de pagamento possíveis para um e-commerce

13 dezembro 2019
Oferecer múltiplos meios de pagamento é essencial para o sucesso de um e-commerce. Mas quais são as opções? Leia o artigo e descubra todos!

O segmento de e-commerce não para de crescer. Segundo pesquisa da Ebit/Nielsen, divulgada no dia 21 de agosto, o comércio eletrônico no Brasil teve alta de 12% nas vendas, apenas no primeiro semestre de 2019. Esse crescimento representa um faturamento de R$ 26,4 bilhões.

Cada vez mais pessoas estão descobrindo as lojas virtuais e confiando nas compras online. O levantamento mostrou que, nos seis primeiros meses deste ano, 5,3 milhões (18,1% do total pesquisado no período) fizeram sua primeira compra em e-commerce.

Outro dado que deve ser considerado refere-se ao m-commerce. O estudo mostrou que, dos novos compradores, 64% realizaram as transações via smartphone. Esse índice reforça a importância das empresas adaptarem suas lojas online para os dispositivos móveis.

Os números comprovam. Hoje, o e-commerce é indispensável para empresas que desejam fortalecer a marca, aumentar as vendas e conquistar novos clientes. Um e-commerce de sucesso precisa ter um layout simples e intuitivo, produtos de qualidade, preços competitivos, atendimento ágil, segurança, divulgação, entre outros fatores.

Porém, neste artigo, vamos destacar a importância de oferecer uma grande variedade de meios de pagamento na sua loja virtual, além de fornecer para você uma lista com todas as opções possíveis. Fique com a gente!

Por que oferecer múltiplos meios de pagamento no e-commerce?

Um levantamento feito pela Mastercard mostrou que 90% dos entrevistados pretendem utilizar novos meios de pagamento no futuro. Em 2017, as compras por cartão superaram o dinheiro em papel no Brasil, pela primeira vez. As cédulas, inclusive, devem sumir até 2030, segundo estudo do IEEE.

Leia também: Os desafios de lidar com múltiplos meios de pagamento no varejo

As pesquisas revelam: o consumidor moderno é omnichannel. Ele escolhe se vai comprar na loja ou no site, pelo smartphone ou computador, e claro, o cliente decide o meio de pagamento que vai usar. Esse consumidor valoriza a experiência de compra, e quer opções para tomar a decisão por conta própria.

Saiba mais: O futuro do varejo é omnichannel. Saiba porquê

Por isso, as empresas que desejam se manter competitivas, alcançando todos os tipos de clientes, precisam oferecer múltiplos meios de pagamento, o que pode aumentar consideravelmente a conversão em vendas, bem como o lucro do negócio.

A lista de todos os meios de pagamento possíveis para um e-commerce

Agora que você já sabe a importância de oferecer múltiplos meios de pagamento, confira a seguir a lista com todas as opções possíveis para um e-commerce e amplie as possibilidades da sua loja virtual.

Boleto bancário

O boleto bancário é, junto com o cartão de crédito, o meio de pagamento mais utilizado do e-commerce no Brasil. Levando em conta que 4 em cada 10 brasileiros maiores de 18 anos não possuem conta em banco, o boleto aparece como uma ótima opção.

Leia mais: Um apanhado geral sobre o boleto bancário

O boleto deve ter os dados do emissor e pagador, valor cobrado e a data de vencimento, além da política de recebimento fora do prazo e penalidades em caso de atraso. A vantagem para o consumidor é que o pagamento pode ser feito em bancos, lotéricas, postos dos Correios, caixas eletrônicos ou através de internet banking.

Para emitir o boleto, a empresa precisa ter conta corrente em qualquer banco e pedir a liberação desse serviço, ou utilizar um intermediador. Existem também sites para a geração de boleto online.

Alguns exemplos são: Asaas, iugu, Gerencianet

Transferência Eletrônica de Fundos (TEF)

Esse meio de pagamento pode ser solicitado diretamente com o banco da empresa ou por meio de gateways e intermediadores, que abordaremos a seguir. A vantagem da transferência é o pagamento imediato da compra por parte do consumidor. Porém, a taxa de desistência também é alta, afinal, a conclusão da transação depende apenas do cliente.

Gateway de pagamento

Os gateways são sistemas integrados de pagamento que transmitem as informações do consumidor para os bancos e são responsáveis pelo sucesso das transações. Geralmente, essas soluções oferecem também ferramentas para uma boa gestão financeira do negócio, o que é uma grande vantagem para as empresas.

Os gateways costumam oferecer grande diversidade de formas de pagamento, incluindo boleto, cartão de crédito, entre outros. A grande vantagem do gateway é que, no e-commerce da empresa, o consumidor não é redirecionado a outras páginas para fazer a compra, o que aumenta a conversão em vendas.

Alguns exemplos são: Mundipagg, PagSeguro, Pagar.me

Intermediário de pagamento

Os intermediários de pagamento são empresas que oferecem soluções completas para as lojas virtuais, porém, não são totalmente integrados como os gateways. Na hora de fazer o pagamento, o consumidor é redirecionado para outra página. Nesse momento, muitos acabam desistindo da compra, por mera desconfiança do processo.

Apesar disso, o intermediário é uma opção totalmente segura, que também oferece variedade de formas de pagamento e costuma contar com sistema antifraude, garantindo a integridade dos dados e a segurança das transações dentro do e-commerce.

Alguns exemplos são: PayPal, Mercado Pago

Carteira Digital

Para fazer o pagamento por cartão de crédito, o consumidor precisa preencher alguns dados pessoais e também informações do cartão. No caso da carteira digital, é muito mais simples. O cliente cadastra suas informações previamente junto ao banco e, na hora de fazer a compra no e-commerce, digita apenas um login, identificando-o automaticamente.

Essa facilidade aumenta a conversão em vendas e diminui o abandono de carrinho, que é impulsionado pela demora no preenchimento de todas as informações. Oferecendo esse meio de pagamento no seu e-commerce, você pode agradar os consumidores mais exigentes, que prezam por uma experiência de compra ágil e prática.

Alguns exemplos são: Visa Checkout, Masterpass

SaaS

Essa é uma solução para quem ainda não tem um e-commerce, deseja criar, mas com poucos recursos. Essas empresas permitem que uma loja virtual seja criada em poucos minutos, e o dono do e-commerce recebe seus pagamentos a partir da cobrança de taxas, com simplicidade e segurança. As ferramentas mais conhecidas do mercado também oferecem gestão financeira, 100% online.

Alguns exemplos são: NuvemShop, Wix, FastCommerce

É isso! Oferecer múltiplos meios de pagamento é essencial para o sucesso do seu e-commerce. Mas, não basta. Além disso, sua loja virtual precisa de um sistema de gestão financeira inteligente que apoie suas operações. A Equals é uma solução digital completa para apoiar suas vendas online. Clique aqui e saiba mais.

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