Perguntas para fazer antes de escolher um software de gestão financeira

26 maio 2020
Independentemente do tamanho do negócio, a adoção de um software de gestão financeira precisa considerar as necessidades reais da empresa. Vamos te ajudar a entender melhor o que um gestor precisa saber antes de fazer uma das escolhas mais importantes para um negócio: escolher um software de gestão financeira.

Estar em um cargo de liderança requer tomar decisões estratégicas o tempo inteiro. Gestores não escolhem propriamente um software de gestão financeira, escolhem uma solução para a gestão financeira. Por isso, é importante saber o que se quer e, mais ainda, do que realmente precisa. 

Independentemente do tamanho do negócio, a adoção de um software de gestão financeira precisa considerar as necessidades reais da empresa. Antes de saber para onde se vai, é necessário determinar onde se está.

Por isso, recomenda-se avaliar se as funcionalidades de um software de gestão financeira vão por um fim às tarefas manuais, se o investimento requerido para adotar a tecnologia é viável para o negócio, se a capacidade de customização da ferramenta vai permitir integrações para obter uma visão completa, se a empresa terá escalabilidade ao adotar o software e se o tempo hábil para a implementação vai trazer os resultados almejados. 

1. Quais funcionalidades vão ajudar no dia a dia?  

Adotar um software de gestão financeira em toda a cadeia produtiva do setor permite acabar com as desconfianças causadas pelos processos manuais que podem expor o negócio a fraudes, além de evitar ser lesado pelas adquirentes por meio de auditoria. Veja a seguir outras funcionalidades que um software de gestão financeira, como Equals, possui. 

Auditoria de taxas e terminais: validação do cumprimento das taxas contratadas/praticadas em cada bandeira e plano de parcelamento. 

Gerenciamento de fluxo de caixafluxo de caixa de acordo com a posição mais atual considerando inclusive as antecipações. 

Cancelamentos e chargebackscontrole, apuração e notificação sob os cancelamentos e chargebacks recebidos. 

Conciliação bancária e de cartões transparente: apuração dos valores efetivamente creditados na conta bancária da sua empresa. 

Leia também: Transparência nas transações: veja o que ocorre por trás da venda! 

2. Se facilita o dia a dia, quer dizer que é fácil de usar? 

A lógica deve ser exatamente esta. Para saber como a ferramenta funciona, é interessante solicitar demonstrações da usabilidade no dia a dia. É importante que a implementação do software impacte positiva e principalmente o trabalho de todos que a utilizarem diretamente. 

3. E se precisar customizar? 

Não são todos os softwares que oferecem personalizações nos processos. A Equals trabalha com customizações a partir das necessidades do negócio de seus clientes, principalmente do segmento varejista. A personalização da ferramenta para empresas do varejo, que necessitam de informações constantes sobre conferência de caixa, resulta em mais eficiência e precisão nos dados financeiros. 

4. O software faz integrações com outros sistemas? 

A dificuldade de centralizar informações na área financeira afeta muito os resultados das empresas que ainda não utilizam um software financeiro. Por isso, se a empresa onde você trabalha utiliza algum ERP, por exemplo, é crucial escolher um software de gestão financeira que faça integrações. 

Com as integrações, o fluxo de informações vai se tornar mais transparente e seguro; e as decisões estratégicas serão mais rápidas e assertivas. 

5. O software de gestão financeira fornece relatórios relevantes? 

Além de trocar informações com segurança entre setores e dentro do próprio departamento financeiro, é importante que o software de gestão financeira forneça relatórios com melhor visualização.  Além de acompanhar a saúde financeira do negócio, os relatórios possibilitam identificação de oportunidades e maior poder de negociação para negociar taxas com adquirentes, por exemplo. 

Neste sentido, os três tipos de relatórios mais relevantes são de fluxo de caixa, chargeback e auditoria de taxas. 

Acesse: Entenda a importância e como analisar relatórios financeiros 

6. Dá para usar na nuvem? 

Optar por plataformas 100% online traz muitos benefícios para o negócio. Além da acessibilidade e possibilidade de fazer o controle financeiro de onde você estiver. Pensando nisso, a Equals, que nasceu 100% online, oferece um app vinculado a plataforma com o objetivo de aumentar a produtividade dos usuários e entregar mais eficiência para o controle financeiro dos seus clientes. 

7. A plataforma é atualizada de acordo com as demandas do mercado? 

Como as necessidades mudam com o tempo, um sistema de gestão financeira precisa ser frequentemente melhoradoQuando o software é constantemente atualizado há um risco menor de falhas no controle financeiro, além de facilitar a integração com outros sistemas.  

8. O que os clientes falam sobre esse software? 

Uma das melhores formas de avaliar o desempenho de uma marca é perguntar a opinião dos clientes. Utilize os canais digitais onde a empresa está presente e verifique o que as pessoas falam sobre elaAcesse depoimentos que a marca disponibiliza por meio de cases dos clientes que ela atende. Faça isso o quanto antes. 

9. Como é o atendimento dessa marca? 

Ponto essencial para que a adoção do software de gestão financeira dê certo: o atendimento. Na Equals, o problema do cliente é problema de todosO atendimento da Equals é muito diferente quando comparado com o mercado. Com pessoas que entendem a realidade do cliente, dedicadas a ajudar com eficiência e agilidade. 

Acesse também: 6 diferenciais da ferramenta Equals que o seu negócio precisa conhecer 

Pergunta bônus: O que devo fazer se ainda tenho dúvidas? 

Conte com a Equals para resolvê-las. Nosso blog está repleto de conteúdos sobre gestão financeira. E se você deseja tirar suas dúvidas diretamente com nosso time, é só clicar aqui.

 

Nenhuma outra empresa tem um problema exatamente igual ao seu e ninguém tem soluções como as que construímos com a Equals. 

Categorias

Saiba das novidades
Os meios de pagamento evoluem a cada dia,
nossa solução também.