As tendências de pagamentos para e-commerce em 2020

2 agosto 2019
O varejo precisa estar atento às inovações, principalmente em relação ao setor de meios de pagamento para e-commerce. Confira as principais tendências.

A experiência do usuário e a IoT (Internet das Coisas) serão os grandes destaques do e-commerce em 2020 e também nos próximos anos, segundo especialistas do setor de compras online. A evolução dos meios de pagamento online é inevitável, e as mudanças podem ser notadas por todos nós.

O comércio eletrônico está sendo revolucionado por novas tecnologias, plataformas e ferramentas que surgem com o objetivo de personalizar a experiência do cliente, otimizar tempo e, consequentemente, aumentar vendas.

Leia também: A evolução dos meios de pagamento

Segundo pesquisa da Mastercard, 63% dos brasileiros realizam pagamentos por meios digitais em seus smartphones. Além disso, 90% dos entrevistados disseram estar dispostos a utilizar novas tecnologias de pagamentos no futuro.

Em 2017, pela primeira vez, as transações por cartão (crédito, débito ou pré-pago) superaram as movimentações com dinheiro físico. Os cartões chegaram a R$ 1,36 trilhão contra R$ 1,31 trilhão do dinheiro em papel, de acordo com a Abecs (Associação Brasileira das Empresas de Cartão de Crédito).

A previsão do IEEE (Instituto de Engenheiros Eletricistas e Eletrônicos) é de que até 2030 o dinheiro físico seja completamente substituído pelo digital.

Pode ser difícil de acreditar, para muitos, que isso aconteça em tão pouco tempo, porém, as pesquisas mostram a preferência cada vez maior do consumidor em soluções inovadoras, que facilitam o dia a dia.

As tendências de pagamentos para e-commerce em 2020

O varejo precisa estar atento às inovações do mercado financeiro, principalmente em relação ao setor de meios de pagamento para e-commerce. Uma das maneiras de não ficar para trás, é acompanhar as tendências. Confira, portanto, as principais:

Mobile

O pagamento por dispositivos mobile já é um serviço oferecido pelos grandes bancos, e com o avanço das fintechs, tende a crescer cada vez mais, pela praticidade de realizar pagamentos, transferências e até empréstimos pelo celular, através de aplicativos leves e intuitivos.

Uma pesquisa da Criteo, feita em 2018, mostrou que mais de 50% das transações em e-commerce em todo o mundo são feitas através de dispositivos móveis. O estudo revelou também que a taxa de conversão é 3x maior nos aplicativos em relação ao mobile web, o que mostra a tendência de uso dos apps.

Os números mostram a importância de se ter um site responsivo, para que os consumidores possam acessar seu e-commerce por celulares, smartphones, tablets, entre outros aparelhos.

Voice Commerce

Nunca ouviu falar? Pois bem, o Voice Commerce é uma modalidade de compra online feita por comandos de voz. Segundo projeção da ComScore, até 2020, metade dos pedidos virtuais receberá ações por voz.

A popularização do Voice Commerce se deu principalmente por conta de assistentes de voz, como Siri e Alexa. Você já deve ter usado ou já viu alguém falando: “Ok, Google”, no microfone do smartphone, para consultar a previsão do tempo, traçar uma rota no GPS ou pesquisar algo no Google. Isso é só o começo.

Os supermercados, que oferecem uma espécie de compra automática, poderão ser os maiores beneficiados. Nos EUA, por exemplo, 35% das pessoas que possuem assistentes de voz já fizeram compras pelos dispositivos.

Chatbots

Os chatbots já são bastante comuns no e-commerce, e continuarão sendo. Tratam-se de robôs inteligentes capazes de apresentar soluções, responder dúvidas, agendar horários, entre outras ações, de forma automatizada, sem a intervenção humana.

Em breve, os robôs alcançaram um nível de conversação muito próximo ao dos humanos, e isso é bom para as empresas, que ganham mais tempo para seus funcionários se dedicarem à outras tarefas, e bom para o consumidor, que é atendido rapidamente.

Em pesquisa realizada pela Statista, 34% dos entrevistados se disseram confortáveis em serem atendidos por robôs no momento das compras em e-commerce.

IoT

A IoT (Internet das Coisas) possibilita a conexão entre dispositivos e permite que a Inteligência Artificial (AI) entre em ação para inovar na experiência do cliente, oferecendo recursos cada vez mais personalizados, sendo um deles a Realidade Aumentada.

Digamos que você esteja procurando tinta para pintar um cômodo da sua casa. Através da Realidade Aumentada, você pode acessar o app da loja, abrir a câmera do seu smartphone e simular a pintura com a cor que desejar, em tempo real.

As possibilidades são infinitas, e a Realidade Aumentada, através do uso da IoT e AI, são formas de atrair clientes e impulsionar vendas em seu e-commerce.

QR Code

O QR Code é uma espécie de código de barras, em 2D, que pode ser escaneado diretamente pela câmera do celular, levando o usuário para a página de pagamento em algum site ou aplicativo previamente instalado no aparelho. É rápido, fácil e prático.

NFC

NFC é a sigla para Near Field Communication, em português literal, seria Comunicação por Campo de Proximidade. É mais conhecido como pagamento por aproximação. Neste meio de pagamento, basta aproximar o celular, ou qualquer outro objeto que esteja cadastrado, à máquina de cartão/pagamento do estabelecimento. A distância de 10cm é o bastante para que a conexão seja feita e o pagamento realizado.

Biometria

O leitor biométrico faz a leitura da impressão digital do cliente e pronto, o pagamento está feito. Simples assim. Talvez o meio de pagamento mais seguro, que ainda vai crescer muito no Brasil e no mundo.

Reconhecimento facial

Falando em segurança, temos este meio de pagamento que está em fase de implantação no Brasil, mas já é usado em diversos países. Uma tecnologia que reconhece o rosto do cliente para realizar as transações. Não é incrível?

Criptomoeda

Moeda digital, bitcoin, enfim, é dinheiro digital. Basta que o cliente tenha uma conta ou carteira digital para fazer suas movimentações online e realizar pagamentos em e-commerces, por exemplo, tudo muito rápido, prático e sobretudo, seguro.

Em pouco tempo, essas, que agora chamamos de tendências, serão tecnologias comuns no varejo online. Não fique de fora. Mantenha seu e-commerce atualizado e inclua seu negócio nesta jornada de transformação digital dos meios de pagamento.

Até breve!

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