Entenda a relação do financeiro de uma empresa com a área de vendas

26 novembro 2018
A boa gestão desses dois setores é fundamental e indispensável para o sucesso de um negócio. Sem eles, é impossível uma empresa se manter competitiva no mercado e, consequentemente, ter um bom desenvolvimento. Neste artigo mostraremos a importância, bem como a relação dessas duas áreas tão importantes. Acompanhe-nos nesta leitura!

O financeiro de uma empresa é um dos departamentos mais importantes que compõem uma organização. Além disso, devemos também destacar a importante relação que o departamento de vendas tem para essa área da empresa.

A boa gestão desses dois setores é fundamental e indispensável para o sucesso de um negócio. Sem eles, é impossível uma empresa se manter competitiva no mercado e, consequentemente, ter um bom desenvolvimento.

Neste artigo mostraremos a importância, bem como a relação dessas duas áreas tão importantes. Acompanhe-nos nesta leitura!

A importância do financeiro da empresa e o setor de vendas

Antes de entender a importância dessas duas áreas de uma empresa, vamos nos aprofundar no conceito delas e explicar o que cada uma significa e o seu papel dentro de um negócio. Vamos começar pela equipe de vendas.

As vendas são os principais elementos de um negócio. Por meio delas, a empresa executa a sua atividade, circula suas mercadorias e/ou serviços e, como contrapartida, gera resultados para continuar desenvolvendo as suas ações.

Assim, como toda a empresa deseja crescer e melhorar o seu desempenho em sua área de atuação, a performance do departamento de vendas é o que fará toda a diferença no desafio de vencer em seus negócios.

O departamento ou setor de vendas é o responsável pelo relacionamento e captação de clientes, negociações, recursos humanos e conhecimento profundo dos produtos ou serviços que a empresa comercializa.

Apesar da grande importância que o departamento de vendas tem para a empresa, ele não trabalha sozinho. Existe outro setor que serve como um apoio substancial. Estamos falando da Gestão Financeira ou departamento financeiro.

Esse setor é o responsável por cuidar do capital de um negócio. Ele dá continuidade aos serviços do setor de venda, gerenciando e direcionando os recursos obtidos por ele para arcar com os custos gerados nas operações de vendas e gastos administrativos, bem como gerir investimentos.

Em outras palavras, significa afirmar que o financeiro será o gestor do dinheiro gerado a partir do departamento de vendas. Sabendo disso, fica a pergunta: o que é mais importante, um setor de vendas bem estruturado ou um financeiro?

A resposta é bem simples: ambos precisam trabalhar em perfeita harmonia e é necessário centrar os esforços igualmente nos dois departamentos. Afinal, um depende do outro para desenvolver suas rotinas.

O departamento de vendas não poderá gerar resultados positivos se o faturamento obtido for maior que o custo ou se a empresa não conhecer os seus gastos para vender um produto. Da mesma forma, o financeiro não terá recursos para gerenciar se o departamento de vendas não realizar o seu trabalho de forma eficiente.

Resumidamente, uma coisa puxa a outra e ambos os setores estão em igualdade quando o assunto é a sua importância no âmbito da organização.

A relação entre a gestão das duas áreas

Como mencionamos, tanto o setor financeiro quanto a gestão de vendas são imprescindíveis para o sucesso de um empreendimento. Afinal, o objetivo das vendas é gerar negócios para a empresa e do financeiro é otimizar os recursos obtidos.

Embora alguns gestores não consigam perceber, esses dois departamentos distintos precisam funcionar em perfeita harmonia para que uma empresa tenha sucesso financeiro em seu ramo de atividade. Devemos lembrar que eles têm o mesmo objetivo, que é a geração de lucro e a garantia de uma participação dinâmica do empreendimento no mercado em que ele atua.

Isto posto, para que ocorra uma boa integração entre essas duas áreas, é importante que o gestor conheça bem o seu negócio e tenha uma visão ampla e global sobre a sua empresa, especialmente sobre esses dois departamentos.

É necessário entender essa relação e interligação. Para tanto, as informações precisam estar bem organizadas e centralizadas, isso facilitará o acesso de ambas as áreas aos dados gerados a partir de cada uma delas.

Além de essa integração garantir um melhor funcionamento entre esses dois importantes departamentos, ela também garantirá uma geração de relatórios contendo de informações mais precisas e detalhadas, que podem servir para tomar decisões relevantes para o negócio.

Por fim, é importante salientar que o objetivo principal de um negócio é garantir o lucro, rentabilidade e continuidade ao longo dos anos. Assim, saber gerar recursos e, principalmente, geri-los é uma das principais habilidades que a administração de uma empresa deve desenvolver.

Para tanto, o primeiro e mais importante passo para que isso ocorra é a integração entre as áreas de vendas e a gestão financeira.

Principais dicas para alinhar as duas áreas

Seguindo em nosso raciocínio, para você entender como é possível alinhar essas duas áreas, vamos lhe mostrar algumas dicas para que você possa começar a implantar essa metodologia em seu negócio. Continue a leitura!

Conheça bem o seu negócio

O primeiro e mais importante passo é conhecer bem a sua empresa. Conforme mencionamos, não há como reunir informações de departamentos totalmente distintos sem conhecer a real necessidade de cada um deles.

Portanto, antes de qualquer coisa, analise a fundo todos os gargalos que precisam ser solucionados, bem como os pontos positivos que podem ser utilizados em um processo de integração.

Invista em tecnologia para integração

Em seguida, será necessário investir em sistemas que façam essa integração. Ela jamais ocorrerá apenas entre conversas com colaboradores de cada um dos setores, menos ainda, em controles feitos por plataformas simplórias.

É necessário adquirir sistemas específicos para realização de tais tarefas. Mas não se assuste! Atualmente, existem centenas de aplicativos e softwares dos mais variados preços no mercado.

Treine seus funcionários para atuarem de forma integrada

Por fim, é necessário treinar os seus colaboradores para trabalhar de forma integrada. Além disso, também é importante disseminar a relevância que essa integração terá para o crescimento do negócio e deixar claro como eles poderão ser beneficiados com a implantação desse tipo de sistema.

Como você pode perceber, o financeiro de uma empresa e o departamento de vendas simbolizam o coração da organização. Sendo assim, a gestão e a integração desses dois setores são vitais para o crescimento sustentável e contínuo de um negócio.

Gostou dessas informações? Que tal continuar aprendendo sobre este assunto? Então, leia o artigo que preparamos para você. Nele mostraremos como fazer uma gestão de fluxo de caixa eficiente.

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