Qual a relação entre a gestão financeira e o faturamento da empresa?

30 junho 2022

Obter equilíbrio financeiro, estabilidade no mercado e crescimento consistente é um grande desafio para qualquer negócio. Nesse sentido, o gerenciamento de recursos financeiros pode ser um aliado para conquistar esses avanços na empresa.

Pensando nisso, você sabia que o faturamento da empresa é um elemento essencial para uma gestão financeira eficiente? Esses dois conceitos se cruzam no dia a dia do setor responsável da empresa. Logo é imprescindível entender a relação entre eles.

Neste post, você saberá o que significa faturamento e gestão financeira da empresa e como esses termos se relacionam.

Vamos lá?

 

O que é gestão financeira e como funciona?

Antes de entender a relação entre gestão financeira e faturamento da empresa é importante ter clareza sobre cada um desses conceitos. A gestão financeira é um conjunto de ferramentas, estratégias e ações que permite analisar, planejar e controlar as finanças de uma empresa.

Por meio dela, os gestores podem entender a situação financeira atual da organização, considerando sua margem de lucro, custos operacionais e resultados obtidos. Então é possível planejar e executar medidas baseadas na realidade da empresa.

Entre as atividades diárias de uma gestão financeira estão:

Qual é a importância da gestão financeira?

Agora que você já sabe o que é e como funciona a gestão financeira, é necessário entender a importância dessa atividade. Como vimos, ela engloba o gerenciamento dos recursos financeiros de uma organização — como dinheiro, despesas, investimentos, pagamentos, patrimônios etc.

Logo, por meio de planejamento estratégico, a empresa pode utilizar o seu capital da melhor maneira. Para isso, os profissionais especializados procuram formas de reduzir custos, aumentar a produtividade e melhorar os pontos fracos para cumprir as metas financeiras.

Com isso, a empresa pode ter uma boa saúde financeira, o que permite obter lucros e realizar investimentos para o seu crescimento. Sendo assim, uma gestão financeira eficiente é fundamental para a manutenção da empresa.

Em contrapartida, se a gestão é insuficiente, pode levar a empresa a complicações financeiras e estagnação. Em casos mais graves, há riscos de falência. Afinal, a má gestão impede o controle financeiro eficaz, inviabilizando a identificação de problemas e de oportunidades.

Entre os ricos da má gestão financeira, estão:

O que é o faturamento de uma empresa e como funciona?

Entendendo o conceito de gestão financeira, é o momento de descobrir o que é o faturamento e como ele funciona. Na prática, ele é a soma de todas as vendas de uma empresa em determinado período.

Assim, o faturamento pode ser calculado em diferentes frequências, como mensal, semestral e anualmente. Ele é utilizado como um indicador chave de desempenho (KPI) da empresa. Essas ferramentas são métricas utilizadas para acompanhar a performance financeira de um negócio.

A partir do faturamento, é possível entender se os produtos ou serviços de uma companhia estão sendo vendidos conforme o planejado, por exemplo. Para isso, é preciso saber diferenciar o faturamento bruto e o faturamento líquido.

A seguir, confira sobre cada um desses indicadores!

Faturamento bruto

O faturamento bruto é calculado a partir da multiplicação do preço unitário do produto ou serviço pelo número de unidades vendidas. Caso a empresa tenha uma cesta de itens variados, é importante fazer esse cálculo separadamente e somar os resultados para encontrar o faturamento bruto total.

Faturamento líquido

Já o faturamento líquido se refere ao faturamento bruto menos as deduções de custos (como comissões, fretes e cancelamentos) e impostos. Dessa maneira, o objetivo desse KPI é fornecer dados mais precisos para a gestão financeira.

 

Qual é a importância de saber o faturamento de uma empresa?

Após saber o que é o faturamento, é interessante compreender a importância desse indicador para uma empresa. Por meio do controle desse indicador, os gestores podem descobrir se o faturamento da empresa cobre os custos do período.

Além disso, o faturamento entra como elemento de cálculo de outro índice importante para um negócio: o lucro. Observar esse KPI possibilita entender se uma empresa tem resultados positivos ou negativos em suas vendas.

Outro ponto relevante é que o faturamento serve para determinar o regime de tributação de uma companhia. Desse modo, ao não acompanhar esse cálculo, a empresa pode pagar impostos a mais do que deveria, gerando prejuízos no recolhimento de tributos.

Qual a relação entre a gestão financeira e o faturamento da empresa?

Como você aprendeu, o faturamento é um índice de desempenho, enquanto a gestão financeira se refere à administração das finanças de uma empresa. Dessa maneira, esses conceitos se relacionam diretamente no dia a dia de uma companhia.

Afinal, uma gestão financeira eficiente acompanha os indicadores de desempenho, incluindo o faturamento. Considerando que esse KPI é imprescindível para calcular o lucro de um negócio, o monitoramento dele é de suma importância para analisar a saúde financeira do empreendimento.

Logo, o indicador é indispensável em qualquer empresa, mas tem importância ainda maior em companhias de médio e grande porte. Assim, a gestão financeira pode perceber dificuldades e tomar iniciativas que garantam a manutenção e o crescimento do negócio.

Se por um motivo, o faturamento e o lucro estiverem abaixo do esperado, é necessário identificar os gargalos, planejar e executar medidas que recuperem esses índices. Dessa maneira, a empresa terá ferramentas para manter o bem-estar financeiro e crescer de forma consistente.

Neste post, você entendeu que o faturamento da empresa é um índice de desempenho fundamental para uma gestão financeira eficaz. Por esse motivo, o time financeiro deve acompanhá-lo constantemente para planejar e executar ações capazes de colaborar com a organização!

 

Para acompanhar as novidades da Equals, nos siga nas redes sociais. Estamos no Instagram, Facebook e LinkedIn!

Categorias

Saiba das novidades
Os meios de pagamento evoluem a cada dia,
nossa solução também.