Processos do setor financeiro: quando avaliar e fazer uma reestruturação?

10 agosto 2022
Manter a longevidade de um negócio não é uma tarefa simples. As equipes precisam estar prontas para os desafios diários nas finanças da empresa, como aqueles relacionados ao controle do fluxo de caixa. Além disso, em alguns momentos, é preciso fazer uma reestruturação dos processos do setor financeiro.

Ao saber os momentos certos para realizar as mudanças necessárias, há chances de se antecipar e evitar que problemas maiores ocorram. Para tanto, é preciso buscar soluções estratégicas para o negócio.

Pensando nisso, neste artigo você entenderá o que são os processos do setor financeiro e quando vale a pena reestruturá-los. Vamos lá?

Quais são e para que servem os principais processos do setor financeiro?

Para entender como avaliar os processos do setor financeiro e fazer as reestruturações necessárias, é preciso saber quais são os pontos de atenção dessa área.

Veja os principais processos envolvidos no setor:

O que é a reestruturação financeira?

Após conhecer os principais processos do setor financeiro, existe outro conceito que deve ser esclarecido: a reestruturação financeira. Ela tem como objetivo ajustar a estrutura de capital e reformular os controles contábeis e de finanças da empresa.

Essa reformulação pode impactar aspectos que vão além da parte financeira, incluindo mudanças na forma de gestão. Assim, o processo permite realizar uma transformação mais profunda no negócio, após uma análise e um diagnóstico bem estruturados.

A reestruturação pode ser feita em diversos momentos, começando por uma avaliação de fatores relevantes para o negócio. Essa análise minuciosa permite identificar erros com mais exatidão, ajudando a traçar os próximos passos.

Assim, o processo envolve analisar as contas da empresa, questionando a real necessidade desses gastos e como eles podem ser otimizados. O objetivo é descobrir para onde o dinheiro vai, encontrar oportunidades de economia e gerar oportunidades para resolver os problemas financeiros.

Logo, a reestruturação é um processo fundamental para qualquer negócio, pois aumenta o autoconhecimento da companhia a respeito de suas finanças. Isso permite que ela identifique seus pontos fortes, gerando diferencial competitivo.

Quando avaliar os processos financeiros e reestruturá-los?

Até aqui, você entendeu quais são os processos do setor financeiro e como fazer uma reestruturação dessa área. Confira algumas situações em que pode valer a pena fazer a reformulação:

Aumento dos custos

Embora seja um fator difícil de notar, o aumento dos custos pode ocorrer porque o setor financeiro não analisou detalhadamente todos os gastos da empresa. Se isso acontecer, pode ser interessante reestruturar a forma como as avaliações são feitas.

Perda de credibilidade no mercado

Se a empresa chegar ao ponto de perder credibilidade no mercado — como diante de inadimplência —, atitudes urgentes devem ser tomadas. Nesse caso, uma reestruturação em diferentes setores pode ser necessária.

Afinal, o negócio não perde credibilidade rapidamente ou em razão de um fator isolado. Logo, chegar nesse estágio significa que uma série de decisões equivocadas foram tomadas e precisam ser revistas.

Detecção de fraudes contábeis

Uma das principais obrigações de uma empresa é pagar os tributos regularmente. Portanto, a detecção de fraudes no setor financeiro deve ser corrigida por meio de uma completa recomposição da área. Além de evitar possíveis multas, a reorganização contribui para reduzir os custos.

Queda no faturamento

Outro momento em que pode ser necessário fazer uma reestruturação financeira é quando os clientes deixam de buscar a empresa e há queda no faturamento. Afinal, perder consumidores sistematicamente indica que reformulações são prioridades para manter a empresa funcionando.

Contudo, é preciso ter atenção. Empresas que não se reestruturam como precisam e apenas tentam consertar alguns detalhes operacionais ainda podem ter problemas no futuro. É preciso lembrar que o cliente é quem garante um bom fluxo de caixa e a estabilidade financeira do negócio, exigindo adequações completas.

Como fazer uma reestruturação dos processos financeiros?

Depois de saber quando fazer uma reestruturação financeira, é importante entender como colocar essa tarefa em prática na empresa. Confira as dicas a seguir:

Faça um bom diagnóstico

O primeiro passo para fazer uma reestruturação dos processos financeiros empresariais é identificar os sinais de que o negócio não está apresentando bom desempenho. Para fazer o diagnóstico das finanças corporativas, avalie os indicadores para identificar problemas e investigue as causas deles.

Elabore um planejamento financeiro estratégico

O planejamento financeiro estratégico envolve traçar planos para solucionar questões ligadas ao capital da empresa. Além disso, vale traçar perspectivas a curto, médio e longo prazo. Outro ponto relevante é elaborar estratégias de crescimento para a companhia.

Para isso, o setor financeiro deve:

Conte com uma plataforma de conciliação financeira

Os processos relacionados à conciliação financeira não precisam ser feitos manualmente. A empresa pode implementar uma ferramenta robusta para realizar a tarefa. Assim, é possível configurá-la com base nas informações do negócio e realizar o processo de maneira automática.

Agora você sabe quando avaliar e fazer uma reestruturação dos processos do setor financeiro. Dessa forma, é possível corrigir erros e ressaltar os pontos fortes da organização, melhorando o diferencial competitivo frente à concorrência.

Quer fazer uma reestruturação financeira com o auxílio da tecnologia? Faça uma cotação na Equals e conte com uma ferramenta completa para a gestão do setor financeiro do negócio!

Categorias

Saiba das novidades
Os meios de pagamento evoluem a cada dia,
nossa solução também.