PISP: saiba como funciona essa modalidade de pagamento!

23 novembro 2021

Com a evolução da tecnologia, o mercado bancário e o próprio Banco Central (Bacen) têm lançado novos serviços e possibilidades para os clientes — é o caso do Pix, criado em 2020. Porém, vale conhecer outras novidades, como o PISP.

Essa solução já funciona em outros países, com destaque para os europeus, e pode se consolidar no Brasil. Para os empreendimentos comerciais, conhecer a alternativa é fundamental para se preparar corretamente para lidar com essa modalidade de pagamento.

Por isso, descubra o que é o PISP e veja como ele pode ser usado, tanto por clientes quanto pelos negócios!

O que é o PISP?

A sigla PISP significa Payment Initiation Service Provider ou Provedor de Serviço de Iniciação de Pagamento. Na prática, ele atua como um provedor intermediário que pode executar operações de pagamento — mesmo que não seja essa empresa a responsável pela conta bancária, por exemplo.

Para atuar, o PISP precisa ser regulado e autorizado pelo Banco Central. Isso é essencial para garantir a segurança de todos os envolvidos nos processos.

Vale saber que o modelo de iniciação de pagamentos foi disponibilizado no Pix em agosto de 2021. Com a adesão do sistema pelos usuários, a tendência é que ocorra a evolução desse tipo de serviço para outras modalidades.

Como funciona essa modalidade de pagamento?

Além de saber o que é o provedor de serviços, é necessário entender que o funcionamento depende da solicitação do cliente. Logo, o PISP somente atuará como uma espécie de modalidade de pagamento quando houver essa requisição.

Feito o pedido do usuário de determinada conta bancária, o provedor de serviço poderá executar ordens de transação financeira. É como se o PISP realizasse as movimentações em nome do cliente, atendendo ao seu pedido.

Como a atuação é totalmente regulamentada pelo Bacen, o PISP pode sacar dinheiro da conta apontada pelo cliente. Ele também pode fazer a transação financeira de uma conta para outra, garantindo a segurança. Ademais, a aplicabilidade vale tanto para pessoas físicas e jurídicas.

As pessoas físicas podem usar um PISP para centralizar pagamentos de faturas e movimentar recursos de diversas contas, por exemplo. Já um estabelecimento comercial pode utilizar um PISP para quitar obrigações com fornecedores de maneira mais fácil.

Quais são os benefícios do PISP?

Devido às características do PISP, essa forma de pagamento pode trazer mais facilidade e rapidez para as movimentações financeiras. Quem tem múltiplas contas, por exemplo, consegue transferir recursos de modo mais simples, sem precisar realizar diversos acessos.

Além disso, o PISP é seguro por ser regulamentado e funcionar em ambiente protegido. Como o iniciador de pagamento não pode dar um destino diferente ao dinheiro, a ordem é executada conforme as necessidades e preferências do cliente.

Segundo o Banco Central, o PISP pode se integrar ao Pix e gerar ainda mais vantagens para os envolvidos. Vale destacar, ainda, que a grande mobilidade promovida pelo PISP pode ajudar a desenvolver o mercado de soluções de pagamento e a estimular a concorrência.

Para o cliente, isso pode ser positivo à medida que incentiva os fornecedores a ofertarem condições mais atraentes nos contratos.

Qual a relação do PISP com o open banking?

Ao entender como o PISP funciona, é possível perceber que ele traz uma mudança de perspectiva sobre o mercado bancário. Devido a essa intensidade dessa alteração, a viabilidade do PISP está diretamente ligada ao conceito de open banking.

Trata-se de uma nova regulamentação que prevê que os clientes são donos de seus dados bancários — antes, eles eram das instituições financeiras. Com isso, os consumidores podem compartilhar seus dados bancários conforme suas necessidades e interesses na contratação de serviços.

O PISP, por sua vez, atua de maneira independente aos bancos. Então, de posse dos próprios dados bancários, um cliente pode decidir compartilhá-los com o PISP, conforme sua conveniência. Ainda, se um cliente tiver contas em diversos bancos, poderá adotar a solução em todas ou apenas em uma parte.

Quais empresas poderão atuar como PISP?

Além da autorização obrigatória do Banco Central, uma empresa que deseje atuar como PISP deve atender a outros critérios. Um dos principais é ter um capital superior a R$ 1 milhão.

Também é preciso estar entre as classificações previstas, como emissores de cartões pré e pós-pago, aplicativos de delivery e de transporte e credenciadores de pagamento. Um app de transporte, por exemplo, poderá atuar como um PISP se o cliente incluir as informações de sua conta bancária.

Nesse caso, a própria empresa poderá movimentar os valores das corridas e depositar na conta do motorista que realizou o transporte. Com a integração via Pix, a transação pode ser feita de modo instantâneo.

Como preparar sua empresa para as novidades do mercado?

Como foi possível aprender, tanto os clientes quanto o seu negócio podem usar o PISP. Portanto, é preciso estar preparado para contemplar essas operações em sua estratégia. Afinal, estar vinculado a um PISP é o ponto de partida para que essa solução integre o cotidiano.

Porém, também é necessário pensar em outras alternativas de pagamento, já que o mercado está em constante transformação. Desde oferecer a quitação via Pix até aproveitar as possibilidades do open banking, seu negócio deve ficar atento às novidades.

Isso não apenas poderá facilitar os processos internos, como pode gerar mais opções para os clientes e aumentar o seu nível de satisfação. Ao mesmo tempo, exige atenção redobrada em relação ao uso de ferramentas na gestão da empresa.

Ter um recurso eficiente de conciliação financeira, por exemplo, ajuda a manter as finanças sob controle. Como consequência, a adição dos serviços de iniciação de pagamento não prejudicará a estrutura dos recursos.

Dependendo do modelo de negócio, pode ser interessante se preparar para atuar como iniciador de pagamento. Nesse sentido, não se esqueça de que é preciso atender aos critérios do Bacen e cumprir todas as questões referentes à regulamentação.

Como você viu, o PISP representa o iniciador de pagamento, que atua de maneira regulamentada pelo Bacen. Com esse tipo de solução, pessoas físicas e jurídicas poderão aproveitar mais facilidade nas transações financeiras, sem que isso prejudique a segurança.

Quer ter o apoio de uma ferramenta robusta para a conciliação financeira? Entre em contato conosco da Equals e conheça as nossas soluções!

Categorias

Saiba das novidades
Os meios de pagamento evoluem a cada dia,
nossa solução também.