Pagamentos na Black Friday: 5 pontos de atenção no meio de pagamento

7 outubro 2021

No dia 26 de novembro acontece mais uma edição da Black Friday, evento que já virou uma tradição também no Brasil.

Em 2020, a ocasião foi a mais digital da história, com mais de R$ 4 bilhões de faturamento no online, de acordo com o levantamento Ebit/Nielsen. Para 2021,  há uma expectativa ainda maior, com aumento de 29% de intenção de compra em relação ao ano passado, os dados são da Offerwise em pesquisa encomendada pelo Facebook. 

E você, já começou a preparar o seu e-commerce para atender os seus clientes na data mais promocional do ano?

Do estoque às estratégias de vendas, é preciso ter um planejamento todo especial. Nesse sentido, um ponto de atenção na Black Friday são os pagamentos. Confira neste artigo o que você deve priorizar para garantir a melhor experiência do cliente.

1- Formas de pagamento

O primeiro aspecto que você precisa considerar para atrair consumidores para o seu site e converter seu desejo de compra em vendas é a oferta das formas de pagamento que ele pretende usar. Você já se atentou para isso?

Nesse cenário, quanto mais métodos de pagamento você puder oferecer, melhor!

Mas, para deixar mais palpável o que realmente não pode faltar no seu e-commerce, cartão de crédito parcelado (74%), cartão de crédito à vista (27,3%), Pix (11,5%) e boleto bancário (10,5%) são as formas de pagamento que os consumidores mais usarão na Black Friday 2021, de acordo com o Méliuz.

2- Flexibilidade de pagamento

Você já parou para pensar que ainda existem 34 milhões de brasileiros adultos desbancarizados? Ou seja, pessoas que não possuem conta bancária ou não a utilizam com frequência.  A informação é do Instituto Locomotiva. E, mesmo no caso dos que possuem, muitas vezes o cartão de crédito conta com um limite que não possibilita a aquisição de produtos de ticket médio alto.

Nesse cenário, precisamos pensar em estratégias que tornem mais acessível o consumo da população no ambiente digital, principalmente durante a Black Friday.

Afinal, é uma época em que as pessoas se organizam para comprar aqueles itens que estão precisando – principalmente os eletrônicos – e também adiantar os presentes de Natal.

A flexibilidade de pagamentos é a solução para atender esse público e também os consumidores que, mesmo com cartão de crédito com limite elevado, querem autonomia para fazer sua escolha quanto aos métodos de pagamento.

Funcionalidades que proporcionam flexibilidade:

3- Estabilidade

A Black Friday é uma ocasião marcada pelos recordes de vendas e, consequentemente, por maior tráfego nos sites. Nesse sentido, é importante garantir que o seu servidor suporte o pico de acessos, mantendo a estabilidade do e-commerce.

Além disso, também é preciso contar com um meio de pagamento que garanta a estabilidade durante a ocasião. Afinal, o cliente pode ficar extremamente frustrado se não conseguir aproveitar as suas promoções caso o checkout caia no momento em que ele for finalizar o pedido.

4- Experiência de compra

Garantiu que disponibilizará todos os métodos de pagamento que seus consumidores usam e que o seu site estará estável? É hora de focar na experiência de compra e navegabilidade no seu site!

Tempo de carregamento do site e uma estrutura mobile friendly são essenciais: 2 segundos é o tempo máximo de espera que uma página pode ter para não perder a atenção do usuário, de acordo com o Google; além disso, 91% dos brasileiros já haviam realizado compras online via smartphone em 2020 (fonte: Panorama Mobile Time/Opinion Box). Então, esses dois aspectos não podem ser deixados de lado.

Toda a sua página de vendas também precisa ser pensada para oferecer informações úteis dos seus produtos e incentivar a compra. Em relação aos pagamentos, tenha atenção aos seguintes pontos:

Compra Com Um Clique

O botão de compra com um clique é um recurso interessante para aumentar as taxas de recompra no seu site e facilitar o checkout para o seu cliente.

Com ele, por meio de criptografia, é possível armazenar com segurança os dados de compra do cliente – a partir da permissão dele – e, em um segundo pedido, oferecer a possibilidade de compra com apenas um clique.

Para a Black Friday, época em que a agilidade se faz tão importante, é uma tecnologia essencial!

Cupom de desconto

A Black Friday é marcada pelas boas oportunidades de negócio. Então, deixe isso bem claro no preço do produto (de preferência, mostrando o quanto o preço desceu).

Além disso, se tiver um cupom de desconto, deixe o botão para simulação do novo preço já na página de vendas, esse é um chamariz interessante para fazer o olho do cliente brilhar.

Link de Pagamento

E se, mesmo com todos os seus esforços de venda, o cliente abandonar o carrinho? O link de pagamento é uma funcionalidade dos meios de pagamento que possibilita a personalização de um link com a identidade da sua marca e produtos e preços específicos.

Assim, se na Black Friday o cliente desistir da compra, você pode tentar cativá-lo uma segunda vez, por meio de e-mail marketing com o link de pagamento ou de contato via WhatsApp.

Essa funcionalidade também é ideal para aplicar promoções relâmpago nas redes sociais durante a Black Friday e ser um sucesso em vendas – lançando mão do gatilho mental da escassez. 

5- Segurança

Por fim, o que não pode ser deixado de lado na sua loja virtual em termos de pagamento na Black Friday é a questão da segurança.

Criptografia e Certificação PCI Compliance não podem faltar na sua tecnologia de pagamentos. Você sabia que durante a Black Friday é muito comum que ocorram ciberataques com roubo de dados de clientes? O Brasil é o segundo país com maior volume de golpes dessa natureza, só no primeiro semestre foram mais de 439 mil, de acordo com a Netscout.

Além disso, no ano passado, nas semanas anteriores à Black Friday, as tentativas de phishing cresceram 9% (fonte: Kaspersky). Por isso, é importante deixar claro como e por onde você faz suas comunicações oficiais, para evitar que os clientes caiam em golpes como o phishing – que é o roubo de informações com site e aplicativos falsos.

Por fim, mas não menos importante, é preciso ter atenção às tentativas de fraude. Contar com um sistema antifraude é o mínimo. Por meio de inteligência artificial, essa tecnologia analisa os dados das compras e os hábitos de consumo padrão dos seus clientes, identificando e bloqueando possíveis tentativas de fraudes e golpes.

Agora você já sabe tudo o que precisa providenciar em relação aos pagamentos na Black Friday! Navegue pelo blog da Equals e confira outros pontos importantes para garantir a segurança e a saúde financeira do seu e-commerce.

Este artigo foi produzido pelo time do Pagar.me, plataforma de serviços financeiros digitais que possibilita ao seu e-commerce aceitar cartão de crédito, boleto bancário, voucher online e Pix com segurança e transparência para você atender seus clientes e fazer o seu negócio crescer.

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