O que é uma fintech e quais os seus diferenciais?

8 fevereiro 2022

Apesar de o termo fintech abranger um setor em rápido crescimento, nem todos sabem o que é uma empresa desse tipo. Essas companhias inovam em diversos nichos da área financeira para atender aos interesses dos consumidores e de outros negócios de forma eficiente.

Assim, hoje é possível encontrar produtos e soluções financeiras práticas, de fácil acesso, econômicos e mais seguros graças às fintechs. Logo, vale a pena entender mais sobre o assunto e descobrir como essas empresas funcionam e quais diferenciais elas apresentam.

Quer saber mais? Então continue a leitura e descubra o que é uma fintech e como elas estão revolucionando o mercado financeiro por meio de seus diferenciais!

O que é uma fintech?

A palavra fintech é uma abreviação do termo financial technology que, em português, pode ser traduzido como tecnologia financeira. Assim, o conceito é usado para se referir às empresas ou startups de tecnologias focadas em serviços financeiros.

Apesar de a expressão ser utilizada pelo mercado financeiro desde a década de 1980, ela só ganhou popularidade após a crise econômica internacional de 2008. Naquele ano, o sistema bancário tradicional norte-americano entrou em colapso e a crise se alastrou pelas bolsas do país.

Em uma economia globalizada, os mercados e as bolsas de valores estrangeiras sofreram os impactos da crise originada nos Estados Unidos. Como resultado, houve demissões em massa e o desenvolvimento tecnológico que seria realizado nas instituições financeiras foi adiado.

Então as fintechs surgiram para suprir a lacuna no sistema financeiro. Elas usaram a tecnologia para criar um modelo de negócio e democratizar o acesso aos serviços financeiros. Com o apoio de ex-bancários, foi possível criar produtos que atendessem às necessidades dos consumidores.

Quais são os tipos de fintech?

Como você viu, as fintechs podem oferecer diversos serviços financeiros. Por isso, elas são classificadas em diferentes tipos. Conheça os principais setores nos quais as fintechs atuam e confira alguns exemplos de empresas do tipo no Brasil:

Quais são as características dessas empresas?

Para entender, de fato, o funcionamento de uma fintech, é preciso conhecer outras características desse modelo de negócio.

Confira!

Inovação

As fintechs se tornaram sinônimo de inovação, pois vêm apresentando soluções que estão transformando os serviços financeiros tradicionais. Para pessoa física, destacam-se: abertura de conta online, conta remunerada mais rentável e tarifas bancárias menores, por exemplo.

Para empresas, as soluções podem envolver gestão financeira automatizada, integração com meios de pagamento, automação no tratamento de dados financeiros, entre outras.

Tecnologia

Como você viu, a principal característica de uma fintech é o uso de tecnologia. Com isso, tarefas que antes só poderiam ser realizadas presencialmente, por exemplo, podem ser resolvidas com apenas com alguns cliques por meio da internet. Os processos também se tornaram mais seguros e transparentes.

Segmentação

Outro ponto característico das fintechs é a segmentação. Isto é, elas costumam oferecer soluções bastante específicas. Assim, é possível concentrar seus esforços na oferta de produtos e serviços de qualidade e garantir um bom atendimento ao cliente, focando nas dores do seu público-alvo.

Qual a diferença entre fintech e startup?

Você já conheceu as principais características de uma fintech e algumas das empresas do tipo que fazem parte do mercado brasileiro. Assim, pode ter percebido que, na prática, uma fintech pode ser considerada uma startup.

Por isso, é comum haver certa confusão entre esses termos. Mas eles não são sinônimos. Então, antes de prosseguir, é interessante entender as diferenças entre os dois conceitos.

Como você viu, fintech são negócios que oferecem serviços financeiros e são totalmente digitais.  Enquanto isso, a startup não necessariamente faz parte desse setor. Na verdade, elas podem atuar em diferentes segmentos da economia.

Logo, uma fintech pode ser uma startup, mas nem toda startup é classificada assim. Além disso, como as startups são modelos de negócios que estão em fase inicial, as fintechs deixam essa condição quando atingem a maturidade.

Quais são os diferenciais das fintechs?

Depois de saber o que é uma fintech, bem como as diferenças em relação às startups tradicionais, é o momento de compreender os diferenciais desse modelo de negócio quando comparado às instituições e empresas tradicionais.

Saiba mais!

Soluções personalizadas

Um dos principais diferenciais das fintechs são as soluções personalizadas — criadas para melhorar a experiência do cliente. Para empresas, elas podem também garantir um diferencial competitivo— ampliando a participação das companhias atendidas no mercado.

Custos mais baixos

Outro ponto interessante das fintechs são os custos acessíveis na comparação com outras soluções e instituições financeiras tradicionais.

Um dos motivos é justamente o uso da tecnologia e do ambiente online para oferecer soluções completas a pessoas físicas e jurídicas. Assim, há como oferecer produtos e serviços de qualidade por um preço mais acessível.

Serviços financeiros inovadores

Como você viu, uma das principais características das fintechs é a inovação, que surgiu para atender às necessidades dos consumidores. Por essa razão, elas estão modificando todo o mercado financeiro.

Mais alguns exemplos de soluções inovadoras são serviços de recomendação de produtos financeiros de acordo com o perfil do cliente — graças ao suporte de inteligência artificial — e a conciliação financeira automática para e-commerce.

Desburocratização dos processos

O mercado tradicional é conhecido por seus procedimentos burocráticos e complexos. Para abrir uma conta em banco, por exemplo, o consumidor precisa se deslocar até uma agência, enfrentar longas filas e apresentar diversos documentos.

Mas, com as fintechs, é possível abrir uma conta-corrente de forma simples e em poucas etapas, por meio de um smartphone. Para empresas, há como acessar uma série de soluções robustas de maneira simples, prática e à distância.

Dessa forma, um dos principais diferenciais das fintechs é atuar com a finalidade de desburocratizar processos e ampliar o acesso a soluções financeiras para pessoa física e jurídica.

Agora você já sabe o que é fintech, bem como seus diferenciais. Além disso, viu como ela pode facilitar a rotina de pessoas e companhias e ainda driblar os altos custos e a burocracia do mercado tradicional. Por isso, lembre-se de considerar essa alternativa ao buscar parceiros para sua empresa!

A estratégia de inovação no financeiro da sua companhia pode começar agora mesmo com a Equals. Entre em contato conosco e descubra como isso é possível!

Categorias

Saiba das novidades
Os meios de pagamento evoluem a cada dia,
nossa solução também.