ISS: o que é e como saber se a sua empresa precisa pagar esse tributo?

10 junho 2022
Quem decide atuar no mercado oferecendo serviços ao público precisa saber o que é ISS para não ter problemas fiscais. Afinal, esse é um dos impostos municipais mais importantes para as empresas. Logo, deixar de quitá-lo pode fazer com que seu negócio fique irregular com as prefeituras.

No entanto, ele não deve ser pago por todas as companhias prestadoras de serviços, pois em certas situações há isenção de ISS. Assim, é fundamental entender o conceito e saber se a sua empresa precisa pagar o tributo.

Neste artigo, você entenderá o que é ISS e quando é preciso recolher o imposto. Confira!

O que é ISS?

O ISS é a sigla para Imposto Sobre Serviços, criado para substituir o Imposto sobre Serviços de Qualquer Natureza (ISSQN). Trata-se de um tributo cobrado pelos municípios brasileiros e Distrito Federal referente à prestação de serviços realizados por empresas e profissionais autônomos ou liberais.

Por ser de competência das unidades federativas, o ISS é uma das principais fontes de arrecadação das prefeituras. Então todo o valor coletado por meio desse imposto é destinado aos cofres públicos municipais e do Distrito Federal.

Como calcular o ISS?

Para saber o que é ISS, é preciso conhecer também como é feito o cálculo do tributo. É importante ressaltar que, como o recolhimento do imposto é de responsabilidade dos municípios, cada cidade define as regras específicas de cobrança.

Assim, para calcular o ISS, é necessário conhecer a alíquota municipal — que pode variar entre 2% e 5% sobre o valor bruto indicado na nota fiscal de venda. Suponha que, em um serviço de informática, o preço cobrado seja de R$ 700,00 e o tributo municipal é de 3%. Nesse caso, o imposto será de R$ 21,00.

Quem paga o ISS é o tomador de serviço ou o prestador de serviço?

Agora que você entende o que é e como calcular o ISS, é preciso saber quem paga o tributo. A responsabilidade pelo recolhimento do imposto é do prestador do serviço. Portanto, essa obrigação não será atribuída ao tomador de serviço (cliente).

A exceção para essa regra é o caso dos serviços provenientes do exterior. Qualquer serviço que tenha sido contratado em outro país por uma empresa localizada no Brasil envolve a incidência de ISS — e o imposto deverá ser pago pela companhia brasileira.

Qual município recebe o pagamento do ISS?

Quando se fala sobre ISS, outra dúvida que pode surgir é: qual município recebe o pagamento do imposto? A regra geral utilizada inicialmente dizia que o recebimento se dava pelo considerando a localização do estabelecimento prestador de serviços.

Contudo, a Lei Complementar 175/2020 alterou a forma de cobrança do ISS em casos específicos. Neles, o imposto passa a ser retido na cidade do contratante — e não onde estiver domiciliado o prestador de serviços.

Essa mudança impacta as atividades de planos de saúde, leasing, administração de fundos e de consórcios e operadoras de cartões de crédito ou débito. Assim, os prestadores de serviços que atuem em atividades desse tipo devem recolher o ISS conforme a alíquota do local de recebimento.

Como saber se a sua empresa precisa pagar esse tributo?

Como você viu, o ISS é cobrado de prestadores de serviços, sejam empresas ou profissionais autônomos e liberais. Contudo, o imposto não recai sobre qualquer atividade do tipo. Ele é cobrado somente nos serviços indicados na Lei Complementar 116/2003.

Então, para saber se a empresa precisa pagar esse tributo, é preciso conferir a lista completa dos serviços sujeitos ao ISS que se encontram na lei referida.

Alguns exemplos de serviços sujeitos à tributação do ISS são:

Quem está isento de pagar o ISS?

Além de saber quem deve pagar o ISS, vale entender quem está isento da obrigação. De acordo com a Lei 9.532/1997, os profissionais autônomos com 70 anos ou mais e as empresas do terceiro setor não precisam contribuir com o Imposto Sobre Serviços.

Além disso, não é recolhido o ISS dos serviços prestados integralmente no exterior e que trazem resultados somente para o outro país. Contudo, é preciso estar atento às legislações estrangeiras para evitar problemas fiscais onde o serviço é prestado.

Ademais, as prefeituras possuem regras específicas para as operações em seus municípios, desde que não sobreponham às leis federais. Portanto, para saber em quais outras situações há a isenção de ISS, é necessário consultar o órgão responsável pelo assunto em cada cidade.

Como é feito o recolhimento do ISS?

Depois de entender se a empresa precisa pagar esse imposto ou é isenta, é hora de compreender como acontece o recolhimento do ISS. Nesse sentido, ele pode ser cobrado em diferentes modalidades, variando conforme o porte e o tipo de empresa.

Confira!

Profissional autônomo ou liberal

O profissional autônomo ou liberal deve recolher o ISS sempre que um serviço for prestado. O pagamento é realizado na emissão da nota fiscal junto à prefeitura. Portanto, o recolhimento é automático.

Simples Nacional

Já as empresas enquadradas no Simples Nacional pagam o ISS por meio do Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS). Esse é o caso do microempreendedor individual (MEI), microempresas (ME) e empresas de pequeno e médio porte (EPP).

Demais empresas

Para as empresas dos regimes tributários de Lucro Real ou Lucro Presumido, o recolhimento do ISS deve acontecer a cada serviço prestado. O ISS deve ser pago por meio de uma guia própria fornecida pelo município que receberá o imposto.

Quais são as penalidades para empresas que não pagam o ISS?

Por fim, é interessante saber o que acontece em caso de inadimplência em relação ao tributo. O não recolhimento até a data do vencimento resulta na cobrança de multa de 2% e juros de mora de 1% ao mês sobre o valor do serviço devido.

Ainda, o município pode incluir o inadimplente no Cadastro Informativo de Créditos não Quitados do Setor Público Federal (CADIN). Caso isso aconteça, a empresa prestadora de serviço fica impossibilitada de tomar empréstimos em instituições bancárias e participar de licitações públicas, por exemplo.

Agora você sabe o que é ISS e tem condições de descobrir se a empresa precisa pagar esse tributo. Lembre-se de que o não pagamento pode gerar diversas penalidades. Portanto, é fundamental que o negócio quite o montante para manter a situação regularizada, caso ele seja devido.

Este conteúdo foi útil para você? Compartilhe o artigo nas redes sociais para que outros profissionais e empresários também entendam sobre o assunto!

Categorias

Saiba das novidades
Os meios de pagamento evoluem a cada dia,
nossa solução também.