A lista de todos os meios de pagamento possíveis para um e-commerce

3 outubro 2019
Oferecer múltiplos meios de pagamento é essencial para o sucesso de um e-commerce. Mas quais são as opções? Leia o artigo e descubra todos! Siga também nosso passo a passo para definir os meios de pagamento para um e-commerce.

O segmento de e-commerce não para de crescer. Segundo a Folha de São Paulo, o comércio eletrônico no Brasil teve alta de 122% nas vendas em 2020 se comparado com 2019. Esse crescimento representa um faturamento de R$ 115,3 bilhões.

O e-commerce é indispensável para empresas que desejam fortalecer a marca, aumentar as vendas e conquistar novos clientes.

Cada vez mais pessoas estão descobrindo as lojas virtuais e confiando nas compras online. Um levantamento da Associação Brasileira de Comércio Eletrônico (ABComm) mostrou que 20 milhões de brasileiros fizeram sua primeira compra em e-commerce em 2020.

Por meio de um relatório, a Ebit | Nielsen junto com a Webshoppers observam a participação de destaque do m-commerce nos resultados positivos do e-commerce em 2020. O faturamento do m-commerce correspondeu a R$ 45,9 bilhões em 2020; 78% maior que em 2019. A participação do m-commerce dentro do e-commerce chegou a 52,5%.

Esses índices reforçam a importância de as empresas adaptarem suas lojas online para os dispositivos móveis.

Um e-commerce de sucesso precisa ter um layout simples e intuitivo, produtos de qualidade, preços competitivos, atendimento ágil, segurança, divulgação e os meios de pagamento adequados às necessidades dos clientes, entre outros fatores.

Neste artigo, vamos destacar a importância de oferecer uma grande variedade de meios de pagamento na sua loja virtual, além de fornecer para você uma lista com todas as opções possíveis e um passo a passo para definir os meios de pagamento para um e-commerce.

Por que oferecer múltiplos meios de pagamento no e-commerce?

Em 2017, as compras por cartão superaram o dinheiro em papel no Brasil, pela primeira vez. As cédulas, inclusive, devem sumir até 2030, segundo estudo do IEEE.

Leia mais: Os desafios de lidar com múltiplos meios de pagamento no varejo

O consumidor moderno é omnichannel. Ele escolhe se vai comprar na loja ou no site, pelo smartphone ou computador. Além de decidir o meio de pagamento que vai usar.

Esse consumidor valoriza a experiência de compra, e quer opções para tomar a decisão por conta própria.

Leia também: O futuro do varejo é omnichannel. Saiba porquê

Por isso, as empresas que desejam se manter competitivas, alcançando todos os tipos de clientes, precisam oferecer múltiplos meios de pagamento. Com essa estratégia, será mais provável aumentar consideravelmente a conversão em vendas, assim como o lucro do negócio.

A lista de todos os meios de pagamento possíveis para um e-commerce

Agora que você já sabe a importância de oferecer múltiplos meios de pagamento, confira a seguir a lista com todas as opções possíveis para um e-commerce e amplie as possibilidades da sua loja virtual.

Boleto bancário

O boleto bancário é, junto com o cartão de crédito, um dos meios de pagamento mais usado do e-commerce no Brasil. Levando em conta que 34 milhões de brasileiros não possuem conta em banco, o boleto aparece como uma ótima opção.

Leia mais: Um apanhado geral sobre o boleto bancário

O boleto deve ter os dados do emissor e pagador, valor cobrado e a data de vencimento, além da política de recebimento fora do prazo e penalidades em caso de atraso. A vantagem para o consumidor é que o pagamento pode ser feito em bancos, lotéricas, postos dos Correios, caixas eletrônicos ou através de internet banking.

Para emitir o boleto, a empresa precisa ter conta corrente em qualquer banco e pedir a liberação desse serviço, ou utilizar um intermediador. Existem também sites para a geração de boleto online.

Alguns exemplos são: Asaas, iugu, Gerencianet

Transferência Eletrônica de Fundos (TEF)

Esse meio de pagamento pode ser solicitado diretamente com o banco da empresa ou por meio de gateways e intermediadores, que abordaremos a seguir. A vantagem da transferência é o pagamento imediato da compra por parte do consumidor. Porém, a taxa de desistência também é alta, afinal, a conclusão da transação depende apenas do cliente.

Gateway de pagamento

Os gateways são sistemas integrados de pagamento que transmitem as informações do consumidor para os bancos e são responsáveis pelo sucesso das transações. Geralmente, essas soluções oferecem também ferramentas para uma boa gestão financeira do negócio, o que é uma grande vantagem para as empresas.

Os gateways costumam oferecer grande diversidade de formas de pagamento, incluindo boleto, cartão de crédito, entre outros. A grande vantagem do gateway é que, no e-commerce da empresa, o consumidor não é redirecionado a outras páginas para fazer a compra, o que aumenta a conversão em vendas.

As soluções mais avançadas contam com recursos como compra com 1 clique, estorno, conciliação financeira, compra com dois cartões diferentes etc.

Alguns exemplos são: Mundipagg, PagSeguro, Pagar.me

Intermediário de pagamento

Os intermediários de pagamento são empresas que oferecem soluções completas para as lojas virtuais, porém, não são totalmente integrados como os gateways. Na hora de fazer o pagamento, o consumidor é redirecionado para outra página. Nesse momento, muitos acabam desistindo da compra, por mera desconfiança do processo.

Apesar disso, o intermediário é uma opção totalmente segura, que também oferece variedade de formas de pagamento e costuma contar com sistema antifraude, garantindo a integridade dos dados e a segurança das transações dentro do e-commerce.

Alguns exemplos são: PayPal, Mercado Pago

Carteira Digital

Para fazer o pagamento por cartão de crédito, o consumidor precisa preencher alguns dados pessoais e também informações do cartão. No caso da carteira digital, é muito mais simples. O cliente cadastra suas informações previamente junto ao banco e, na hora de fazer a compra no e-commerce, digita apenas um login, identificando-o automaticamente.

Essa facilidade aumenta a conversão em vendas e diminui o abandono de carrinho, que é impulsionado pela demora no preenchimento de todas as informações. Oferecendo carteiras digitais no seu e-commerce, você pode agradar os consumidores mais exigentes, que prezam por uma experiência de compra ágil e prática.

Alguns exemplos são: PicPay, iti, AmeVisa Checkout, Masterpass

QR code

O Código de Resposta Rápida (tradução de Quick Response Code, mais conhecido como QR code) já está por toda a parte, inclusive nas campanhas publicitárias das marcas na televisão. Ao direcionar a câmera do smartphone para um quadrado – o QR code, no caso – formado por outros quadrados internos menores, o consumidor é automaticamente direcionado ao carrinho de compras do e-commerce de uma marca, por exemplo.

Há uma previsão de que até 2024, cerca de 27% de todas as transações do e-commerce deverão acontecer via QR codes. Todo esse potencial tende a ser melhor aproveitado pelas marcas que adotarem as carteiras digitais como meio de pagamento.

Link de pagamento

Um link de pagamento pode ser enviado a um cliente sem que ele precise ir até um e-commerce para finalizar uma compra. Um gateway de pagamento pode fornecer esse tipo de funcionalidade para o comércio eletrônico. E as próprias adquirentes também oferecem o serviço hoje em dia (sem precisar ter contrato do gateway).

Depois de inserir os dados sobre o produto a ser vendido e os valores referentes ao pagamento dentro da plataforma do gateway ou da adquirente, é gerado um link de pagamento.

Esse link de pagamento é único para cada produto e agora pode ser enviado ao cliente pelo WhatsApp, redes sociais etc. para que ele possa inserir seus dados para finalizar o pagamento, como o número do cartão de crédito, senha etc.

Como e-commerce geralmente tem distrações no processo de compra com muitas etapas para efetivar uma transação, o link de pagamento elimina pontos que podem fazer o cliente desistir da compra.

PIX

O PIX é um novo meio de Pagamento Instantâneo do Banco Central do Brasil. Ele foi lançado em novembro de 2020 e acontece instantaneamente por meio de transferência de dinheiro, QR code estático e QR code dinâmico, link de pagamento etc.

Não existe restrição de dia ou horário para realizar um PIX. Ou seja, ele é disponível 24h por dia durante os 7 dias da semana, incluindo feriados; independentemente da instituição financeira que o pagador e o recebedor estejam vinculados.

PIX: os principais desafios na gestão financeira e as boas práticas na gestão de fraude

O PIX possui muitas variações, mas as mais interessantes para compras no comércio eletrônico são:

O PIX funciona diretamente do Internet Banking de um Banco ou Carteira digital de determinada fintech que o pagador e o recebedor tenham uma conta.

SaaS

Essa é uma solução para quem ainda não tem um e-commerce, deseja criar, mas com poucos recursos. Essas empresas permitem que uma loja virtual seja criada em poucos minutos, e o dono do e-commerce recebe seus pagamentos a partir da cobrança de taxas, com simplicidade e segurança. As ferramentas mais conhecidas do mercado também oferecem gestão financeira, 100% online.

Alguns exemplos são: NuvemShop, Wix, FastCommerce

Passo a passo para definir os meios de pagamento para um e-commerce

O consumidor espera que a etapa de pagamento não esteja mais desintegrada de seu processo de compra. Tudo é uma única experiência.

O mais interessante para o momento da compra em e-commerce é que esse consumidor não vai lembrar do meio de pagamento que ele usou, mas de como foi simples e seguro para pagar.

Decidir oferecer múltiplos meios de pagamento precisa ser uma decisão ponderada baseada no que é melhor para a empresa e para o consumidor. Você pode definir suas próprias regras na hora de selecionar os métodos de pagamentos para integrar ao e-commerce. As dicas a seguir podem te ajudar a fazer essa seleção mais rápido.

1. Defina o perfil do consumidor

As pessoas são diferentes por natureza. Já pensou se o seu modelo de negócio atende a um público com perfil sem conta em banco? Aquelas 34 milhões de pessoas desbancarizadas que citamos no começo desse artigo.

Você já tem muitos dados a respeito do perfil do consumidor que atende. Agora só precisa observar qual o meio de pagamento preferido da sua base de clientes.

Caso tenha interesse em atrair um novo tipo de consumidor ou testar a aceitação de um novo método para pagamento para o e-commerce, faça enquetes antes e depois do pagamento sobre a satisfação do consumidor com as opções para pagar. Aproveite e pergunte os meios de pagamento que ele jamais usaria para pagar em e-commerces e os motivos.

Entender o perfil do cliente vai ajudar também a definir promoções mais direcionadas e se vale mesmo a pena oferecer parcelamentos muito longos para algumas categorias de produtos.

2. Verifique os processos de integração e a experiência do consumidor

Nem sempre a ferramenta com as melhores taxas e com mais facilidade para fazer a integração com o e-commerce será a melhor opção para aumentar as vendas.

Vender no comércio eletrônico, requer mais rapidez e praticidade. O consumidor espera ter uma experiência mais fluida possível desde o carregamento da página de produtos até o grande momento de finalizar a compra; de preferência, sem a necessidade de ser direcionado a outro ambiente para efetuar o pagamento.

Os gateways de pagamento são muito importantes nesse processo porque ajudam a reduzir custos operacionais e de desenvolvimento. Pois, como dissemos, conectam o e-commerce diretamente às operadoras de cartões e aos bancos evitando, assim, abandono de carrinho de compras. Além de fornecer um ambiente virtual para gerenciar os pagamentos, proporcionando um melhor controle.

3. Analise, negocie e controle as taxas

Não importa qual o meio de pagamento que vai ser usado no e-commerce, uma taxa será cobrada para que as transações financeiras sejam feitas.

E esse critério também é muito importante na hora de selecionar bem quais serão os métodos de pagamento mais adequados para o negócio. Por exemplo, um gateway de pagamento será uma solução de checkout. Outros serviços, embora possam ser integrados à solução (como proteção antifraude e conciliação financeira) devem ser contratados separadamente.

Veja também: Vantagens de usar uma conciliadora de cartões

ATENÇÃO: Os intermediadores de pagamento podem cobrar um percentual relativo a cada venda e também cobrar taxas fixas por cada transação. Por isso, sempre negocie taxas antes de contratar serviços de terceiros e use uma ferramenta de conciliação financeira para controlar melhor suas taxas. Só em 2020, a Equals registrou mais de R$ 84 milhões em cobranças indevidas.

4. Fique de olho nos prazos dos recebimentos

No melhor dos mundos, todo consumidor pagaria pelo PIX e o dinheiro do pagamento cairia na conta do e-commerce instantaneamente. Mas as pessoas têm perfis de pagamento diferentes.

Por exemplo, há muitas entidades envolvidas em um processamento de transações via cartão de crédito e, por isso, tende a ser mais demorado que o pagamento por boleto, por exemplo.

A partir de 07 de junho de 2021, começarão a valer as novas normas para a antecipação de recebíveis do BACEN – Resolução nº 4.734/2019 e Circular Bacen nº 3.952/2019 -, por meio das quais abre-se a possibilidade de as empresas negociarem os recebíveis com qualquer instituição financeira ou não financeira.

Quais são os impactos da Resolução nº 4.734/2019 e da Circular Bacen nº 3.952/2019 na antecipação de recebíveis?

A partir da criação da figura da Registradora (o Brasil possui 3: Tag, CERC, CIP), que atuará como um “Cartório de Registro de Recebíveis de Cartão” e cuidará da titularidade dos recebimentos para garantir que os valores movimentados não sejam dados em valor maior que o valor real, a expectativa é que o processo de antecipação se torne mais fácil e rápido.

5. Escolha alternativas seguras para o e-commerce

Esse fator é crucial para o sucesso do e-commerce porque vai ajudar a entregar uma experiência com menos atrito e maior sensação de segurança para o consumidor.

Selecione ferramentas que acrescentem camadas de segurança ao processo de pagamento, como sistemas antifraude e de conciliação financeira.

Opte por antifraudes que entreguem soluções de biometria comportamental passiva para analisar detalhadamente se o seu cliente é ou não um fraudador. Esse tipo de ferramenta permite avaliar o modo como o usuário segura o smartphone, qual a pressão que faz para digitar com a ponta dos dedos etc.

Tudo isso ajuda a traçar um perfil daquela pessoa que não pode ser fraudado por um golpista. Além de diminuir as chances de abandono de carrinho pelo consumidor legítimo que vai viver uma experiência segura, fluida e confiável.

Passo a passo: conciliação financeira para e-commerce

Uma ferramenta de conciliação financeira como a Equals pode ajudar o e-commerce a receber notificações antes mesmo de a operadora do cartão enviar uma mensagem sobre chargeback, por exemplo. Esse benefício facilita o processo de disputas do lado de quem administra a loja virtual.

Oferecer múltiplos meios de pagamento é essencial para o sucesso do seu e-commerce. Mas, não basta. Além disso, sua loja virtual precisa de um sistema de gestão financeira inteligente que apoie suas operações. A Equals é uma solução digital completa para apoiar suas vendas online. Clique aqui e saiba mais.

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