Integração com marketplaces: o que é e como fazer?

24 junho 2022

A integração com marketplaces permite que negócios de todos os tamanhos tenham mais alcance para divulgação de seus produtos. Afinal, com ela é possível vender em grandes redes do varejo — como Amazon, Mercado Livre, Americanas, Magazine Luiza, entre outras.

Além disso, essas plataformas oferecem estrutura de venda, recebimento e frete, facilitando o dia a dia da empresa. Assim, quem vende no varejo deve entender sobre o assunto para avaliar a possibilidade de aderir essa modalidade de vendas.

Quer descobrir o que é e como fazer a integração com marketplaces no seu negócio? Continue a leitura e confira!

 

O que são marketplaces?

Primeiramente, é necessário entender o conceito de marketplace. Na prática, ele é um espaço digital onde os consumidores podem encontrar produtos de diversas empresas. Assim, o modelo funciona como um tipo de shopping virtual.

Para o cliente, os marketplaces são interessantes porque fornecem variedade de opções e marcas, permitindo comparar preços e fazer compras de diversos produtos em um só lugar. Já para as empresas, o modelo de comércio eletrônico traz inúmeras vantagens, como veremos adiante.

 

O que é uma integração com marketplaces e isso como funciona?

Agora que você já sabe o que é um marketplace é o momento de descobrir como funciona a integração com ele. Ou seja, a conexão entre a ferramenta de e-commerce da empresa com o serviço.

A integração pode ocorrer de forma nativa ou por meio de um hub/aplicativo. A primeira forma acontece diretamente com o marketplace. Para isso, é necessário saber se a loja escolhida se conecta com a ferramenta da companhia.

Já o hub de integração é um intermediário entre a empresa e o marketplace. Com ele, é possível utilizar somente uma plataforma para gerenciar os pedidos, cadastrar os produtos e realizar todo o processo de vendas e o pós.

 

Por que fazer a integração com marketplaces?

Entendendo sobre a integração com marketplaces, é importante saber as vantagens dessa atividade.

Confira!

Aumento da visibilidade

Com a exposição em grandes lojas online, a empresa aumenta as oportunidades de vendas, pois os produtos atingem um público muito maior.

Esse crescimento até pode acontecer de forma independente. No entanto, pode ser necessário muito investimento e tempo para alcançar o patamar dos grandes marketplaces do mercado.

 

Retorno financeiro mais rápido

Com aumento da visibilidade do comércio por meio dos marketplaces, o retorno financeiro tende a ser mais rápido. Por mais que essas plataformas cobrem comissões, a empresa ganha com o maior volume de vendas.

Além disso, se compararmos a utilização de um marketplace e de uma loja online própria, o retorno financeiro da segunda costuma demorar mais. Isso se deve principalmente ao fato de que o investimento para ter um site próprio é mais elevado, tanto em dinheiro quanto em trabalho. Sem contar que, se o site for novo, os primeiros consumidores podem ter resistência em comprar sem conhecer a sua marca.

 

Baixo investimento

Como você viu, o investimento para integração com marketplaces costuma ser mais baixo. Afinal, a empresa usufrui de toda uma estrutura já pronta para exibir suas mercadorias, incluindo marketing e publicidade. Dessa maneira, é possível economizar ao não ter que começar do zero.

 

Oportunidade de crescimento da loja virtual própria

Mesmo disponibilizando os produtos no marketplace, o nome da loja virtual da empresa aparece para os clientes. Assim, essa é uma ótima oportunidade de crescimento do e-commerce próprio da marca.

Por exemplo: é possível divulgar a loja online ao enviar os materiais de divulgação junto da encomenda. Outra forma de fazer com que o cliente compre diretamente da empresa na próxima oportunidade é oferecer descontos para compras no site da marca.

Outra estratégia válida é construir um relacionamento, oferecendo suporte no pós-venda. Essas ações contribuem para que o nome da companhia seja cada vez mais conhecido, gerando fidelização por parte do cliente.

 

Credibilidade e confiança

Embora as compras pela internet estejam mais populares, ainda existem pessoas receosas em usufruir dessa modalidade. Muitas delas, por exemplo, não se sentem seguras para fazer pagamentos em sites que não confiam.

Assim, o consumidor pode preferir lojas que estão em marketplaces, já que os grandes varejistas se responsabilizam pelas vendas.

Desse modo, expor os produtos em marketplaces ajuda a vender para esses clientes e conquistar a confiança deles ao longo do relacionamento. Vale lembrar que é necessário ter uma boa avaliação na plataforma para obter credibilidade com o público.

 

Como fazer a integração com marketplaces?

Após saber as vantagens da integração com marketplace, você deve estar curioso para entender como é possível fazer isso, certo?

Confira o passo a passo para incluir a sua marca em um shopping virtual!

Escolha o marketplace

O primeiro passo para integrar sua loja é escolher o marketplace ideal para a empresa. Existem diversas opções no mercado e é possível encontrar opções nichadas ou generalistas, que apresentam um mix mais variado de produtos. Portanto, é necessário entender qual tipo de plataforma faz mais sentido para o seu negócio.

Outro ponto relevante é avaliar qual marketplace tem maior visibilidade e oferece o melhor custo-benefício. Mas saiba que é possível escolher mais de uma plataforma para atuar, se fizer sentido para a estratégia da companhia.

 

Verifique a viabilidade financeira

A maioria das plataformas de marketplace oferece seus serviços em troca de comissão sobre o valor das vendas. Além disso, cada uma apresenta um prazo para repassar os resultados obtidos às companhias anunciantes. Portanto, é importante entender a viabilidade financeira da integração.

Por exemplo, em plataformas que repassam o dinheiro após 30 dias, é necessário que a empresa tenha um capital de giro que permita continuar suas atividades sem precisar do valor das vendas nesse período.

 

Defina os produtos a serem cadastrados

Após entender a viabilidade financeira, é preciso definir os produtos que serão expostos na plataforma. Se a marca possui diversas mercadorias, pode ser interessante escolher os itens conforme o nicho de mercado do marketplace.

 

Decida o método de integração com marketplace

Com o catálogo de produtos definido, a empresa deve cadastrá-los no marketplace. É nesse passo que a organização escolhe o método de integração — nativo ou por hub. No segundo caso, é preciso contar com os custos adicionais do aplicativo.

No entanto, essa forma de integração costuma ser mais fácil e prática, já que é possível cadastrar os itens uma vez para expô-los em todos os marketplaces parceiros. Além disso, a gestão de todas as vendas costuma ser realizada de forma simples, via aplicativo.

 

Neste conteúdo, você aprendeu o que é e como fazer a integração da marca com marketplaces. Além disso, conheceu as vantagens dessa espécie de shopping virtual. Agora, ficou mais fácil analisar a viabilidade de utilização dessa modalidade para a empresa.

Para continuar bem-informado sobre empreendedorismo e gestão, assine a nossa newsletter!

Categorias

Saiba das novidades
Os meios de pagamento evoluem a cada dia,
nossa solução também.