Fim de ano contábil: entenda a importância de uma auditoria nas contas da empresa

28 janeiro 2022

Os registros contábeis de uma organização devem refletir a realidade de um negócio. Por essa razão, a gestão financeira deve se preocupar em manter os números organizados e coerentes. Para saber se as anotações foram feitas adequadamente, vale fazer uma auditoria nas contas da empresa.

Ela é bastante comum no fim de ano contábil, pois é capaz de demonstrar se a contabilidade foi realizada de maneira correta, permitindo que o gestor conheça a situação real da organização. Desse modo, a auditoria ajuda a prevenir prejuízos e contribui para o crescimento do negócio.

Neste post, você entenderá a importância da auditoria nas contas da empresa, especialmente no fim de ano contábil. Continue a leitura e confira!

O que é o ano fiscal?

Antes de entender a importância da auditoria contábil, é interessante saber o que é o ano fiscal. Esse termo é utilizado para denominar o período em que as entidades privadas ou públicas devem contabilizar as suas contas.

Ele tem duração de 12 meses e, geralmente, é dividido em 4 trimestres para facilitar a prestação de contas. Além disso, essa divisão permite identificar as oscilações de desempenho, o fluxo de pagamento e outras atividades, tornando o processo mais transparente para os envolvidos.

No Brasil, o ano fiscal coincide com o calendário. Sendo assim, ele começa em 1° de janeiro e termina em 31 de dezembro. Entretanto, em outros países, o período pode mudar. Por exemplo, nos EUA, ele começa em 1° de outubro de um ano e termina em 30 de setembro do outro ano.

Assim, no fim de ano contábil é comum fazer o levantamento de todas as contas para verificar a situação da empresa e garantir o cumprimento das obrigações.

O que é auditoria contábil?

Agora que você já sabe o que é o ano fiscal, deve entender o que é a auditoria contábil. Essa ação é realizada por um auditor que pode ser interno ou externo. O profissional tem a responsabilidade de conferir, analisar e validar as informações financeiras da empresa.

Ou seja, ele verifica a movimentação do caixa, livros de registros, movimentos patrimoniais, recolhimento de impostos e outras contas da organização.

Nesse sentido, o objetivo da auditoria contábil é apurar a autenticidade dos registros e das demonstrações contábeis referentes às movimentações que alteram o patrimônio da empresa. Por essa razão, esse processo deve ser feito regularmente.

É interessante realizar a auditoria especialmente ao final do ano contábil. Dessa maneira, é possível começar o próximo ano com as contas em ordem, facilitando a elaboração de novos registros e a organização dos documentos.

Qual a função da auditoria contábil?

Após entender o que é auditoria contábil, você deve aprender para que ela serve. Por meio dela é possível identificar se o patrimônio da empresa é compatível com as informações verificadas na auditoria.

Isso porque uma das atividades principais desse processo consiste analisar os dados publicados em demonstrações de resultados de exercícios e balanços patrimoniais. Assim, é realizada a análise para entender se essas informações correspondem às apresentadas em registros financeiros da empresa.

Na auditoria contábil, também pode ser realizada a verificação dos processos internos da organização. Por exemplo, os procedimentos relacionados ao fluxo de dados financeiros da organização. Dessa forma, é possível assegurar a elaboração de documentos verdadeiros.

Vale destacar que qualquer área da empresa que apresenta uma informação financeira, como orçamentos ou compra de materiais, por exemplo, pode passar pela auditoria. Ademais, o processo pode ser usado para redefinir estratégias de controle e armazenamento de informações financeiras.

Quais são os tipos de auditoria na contabilidade?

Como você viu, existem dois tipos de auditoria contábil: a interna e a externa. Como cada uma tem papel imprescindível para a empresa, é importante entender mais sobre elas. A primeira é realizada por profissionais da própria empresa e deve ser feita periodicamente.

Assim, a responsabilidade da auditoria interna é conferir se a política e o regime da organização são cumpridos. Essa análise pode envolver um ou mais setores da companhia e, até mesmo, parceiros comerciais e fornecedores, por exemplo.

Já a auditoria externa é feita por uma empresa contratada para verificar as demonstrações contábeis em relação ao patrimônio da empresa. Dessa maneira, ela também avalia os processos e a forma como eles são documentados.

A auditoria também é responsável por apresentar relatórios com os resultados da ação e indicação dos pontos críticos da empresa analisados. Dessa forma, a empresa pode corrigir e prevenir problemas relacionados à sua área contábil — como erros de demonstrações — e realizar melhorias.

Quais são os benefícios de fazer auditoria nas contas da empresa? 

Agora que você já sabe quais são os tipos de auditorias, deve conhecer os benefícios dessa ação nas contas da sua empresa. Veja!

Identificação de falhas nas finanças

O fluxo de financeiro de uma empresa é acompanhado por relatórios, demonstrativos e outros processos contábeis. Por essa razão, está sujeito a falhas relacionadas à apuração das finanças.

Por meio dos relatórios elaborados pela auditoria, é possível alterar os processos internos que geram esses problemas, de maneira simples e rápida. Assim, pode-se evitar que esses erros causem impactos negativos no desempenho do negócio.

Melhora dos controles internos

Com a auditoria, a empresa pode melhorar os seus controles internos. Isso porque ela avalia de maneira mais profunda os processos contábeis, como relatórios, demonstrações e outros documentos.

Além disso, a auditoria identifica as alterações necessárias na apuração desses procedimentos para que eles sejam adequados.

Adequação às leis fiscais

O pagamento da tributação deve ser uma das preocupações da empresa. Afinal, é necessário se certificar de que a organização está em conformidade com as leis fiscais brasileiras.

Com a auditoria, a companhia pode conferir se está pagando os impostos corretamente. Desse modo, evita-se o risco de multas ou outras sanções causadas por falhas nos cálculos tributários, bem como gastos desnecessários com pagamento superiores aos montantes devidos.

Adequação aos padrões internacionais

Se a intenção da empresa é abrir as portas para investidores estrangeiros, é imprescindível que ela tenha processos contábeis adequados aos padrões internacionais. Com a auditoria contábil, a organização tem as informações validadas e os documentos mais organizados.

Isso melhora a sua imagem no mercado interno e externo, fazendo com que os investidores tenham maior segurança para aplicar os recursos na empresa.

Ao longo deste post, você conferiu o que é o ano contábil e a importância da auditoria na sua companhia — especialmente ao final de cada período. Desse modo, não deixe de aplicar esse procedimento na sua organização para manter as contas em dia e evitar prejuízos ao seu negócio!

Quer se manter atualizado com as novidades da Equals? Nos siga nas redes sociais! Estamos no Facebook, Instagram e LinkedIn!

Categorias

Saiba das novidades
Os meios de pagamento evoluem a cada dia,
nossa solução também.