A importância da conciliação bancária no varejo

21 fevereiro 2020

índice:

– Os números do varejo no Brasil
– O que é conciliação bancária?.
– A tecnologia como aliada da conciliação bancária
– As vantagens da conciliação bancária inteligente
– Assuma o controle da sua Gestão Financeira com a Equals

Saiba, de uma vez por todas, o que é conciliação bancária, sua importância e as vantagens para empresas do varejo!

O varejo refere-se a todas as atividades que englobam o processo de venda de produtos e/ou serviços ao consumidor final.. A conciliação bancária, por sua vez, tem papel fundamental para que empresas do varejo possam fazer o controle de tudo aquilo que foi vendido e devidamente recebido na conta destino do negócio.

Antes de nos aprofundarmos sobre a importância da conciliação bancária no varejo, é válido que você conheça o cenário atual do comércio no Brasil. 

Os números do varejo no Brasil

Em 2018, o varejo brasileiro registrou faturamento de R$ 1,5 trilhão, segundo levantamento do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em relação a 2019, de janeiro a novembro, o crescimento registrado foi de 1,7%, comparado a igual período do ano anterior.

Para 2020, o otimismo é grande. A Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) prevê crescimento de 5,5% do varejo brasileiro, o que seria o maior aumento em sete anos.

Neste cenário de retomada, as empresas e os empreendedores do varejo precisam agir como verdadeiros agentes transformadores para acompanhar as preferências dos consumidores, sem comprometer os negócios.

E para que você não cometa deslizes e tenha uma gestão financeira inteligente, sua empresa precisa de uma conciliação bancária bem feita.Leia também: Os 5 maiores erros de gestão financeira no varejo

O que é conciliação bancária?

A conciliação bancária consiste na conferência e cruzamento das compras realizadas na sua loja com os valores recebidos na conta bancária. A conciliação bancária tem o papel de levantar as suas vendas no cartão de crédito e débito, e verificar se existem disparidades entre os valores recebidos, prazos estabelecidos e descontos cobrados pelas operadoras de cartão.

Acesse também: Por que fazer a conciliação financeira no varejo?

Entre o pagamento do cliente e o recebimento pela empresa podem acontecer falhas que, muitas vezes, fazem com que o dinheiro não chegue ao destino final. Os erros neste caminho podem ser minimizados pela conciliação bancária.

Por meio da conciliação, é possível identificar inconsistências, defeitos e até fraudes que podem acontecer nas transações. Além disso, através da conciliação, você consegue ter uma visão ampla de todos os valores e taxas cobrados pelas bandeiras e adquirentes.

A tecnologia como aliada da conciliação bancária

No varejo, o volume de vendas é alto. Já imaginou ter que cruzar dados de todas as transações, uma por uma, conferindo valores, prazos, descontos e taxas, além de se atentar à cancelamentos, fraudes e chargebacks, de forma manual?

Os processos demorados e repetitivos aumentam as chances de erros e falhas humanas, o que não acontece na conciliação bancária inteligente, onde todo o processo é automatizado.

Leia também: Como escolher um software de conciliação financeira para o varejo

Através do uso da tecnologia, os extratos dos cartões são verificados, todas as vendas são analisadas e os erros, inconsistências e demais problemas são prontamente identificados, evitando problemas no fluxo de caixa, no controle de pagamentos e recebimentos e, consequentemente, em toda a gestão financeira. 

As vantagens da conciliação bancária inteligente

Confira os principais benefícios para o seu negócio: 

  1. Otimização de tempo e aumento da produtividade: com a conciliação bancária inteligente, conferências que costumam levar dias são feitas em poucos minutos. Assim, o seu departamento financeiro produz mais e pode se preocupar com atividades estratégicas para o negócio.
  1. Relatórios eficientes: você já economizou tempo, então sobra mais para a sua equipe gerar relatórios, que podem ser obtidos de forma fácil e rápida através de um sistema ou plataforma online. Com dados e informações consistentes, suas tomadas de decisão serão mais assertivas. 
  1. Controle do fluxo de caixa: tenha uma visão mais precisa da movimentação financeira do seu negócio e conquiste uma gestão financeira eficiente. 
  1. Redução de imprevistos financeiros: a conciliação bancária atua na causa dos problemas e antecipa possíveis cancelamentos, fraudes e chargebacks, além de reduzir erros humanos através da automatização de processos. 
  1. Segurança financeira: no controle de todas as suas movimentações, é possível fazer um planejamento financeiro de médio e longo prazo, essencial para a saúde financeira do negócio.

Assuma o controle da sua Gestão Financeira com a Equals

Chegamos ao fim deste artigo. Esperamos que você tenha absorvido o que é conciliação bancária e a importância dessa prática para a sua empresa, principalmente se ela atua no segmento do varejo, onde o volume de vendas é alto e o controle financeiro precisa ser bem feito.

Com a Equals, você assume o controle da gestão financeira do seu negócio. A densidade de informações, números e relatórios da plataforma Equals permite que você tenha mais controle sobre as suas vendas, por meio de um painel simples e intuitivo. 

Quer saber mais sobre nossa solução? Aperte aqui e acesse já nosso site. Você pode falar com a gente pelo chat e também solicitar uma cotação. Aproveite (:

Categorias

Saiba das novidades
Os meios de pagamento evoluem a cada dia,
nossa solução também.