Como agilizar a gestão financeira de restaurantes

18 janeiro 2021
A conta é simples: quando a gestão financeira se torna mais ágil para obter dados confiáveis, decisões podem ser tomadas mais rapidamente. Pequenos, médios e grandes restaurantes podem começar aos poucos, automatizando processos repetitivos com as dicas que separamos a seguir.

Artigo de alto valor, a falta de tempo para quem administra restaurantes tem levado o potencial da automação para diferentes frentes da operação, além da gestão financeira: robôs que conseguem cozinhar e montar 360 hambúrgueres por hora, aplicativos de delivery e/ou de order ahead, totens de autoatendimento etc.

Organizações que possuem esse nível de automação já implementaram soluções em sua infraestrutura, uma vez que ao economizar tempo eliminando tarefas manuais, é possível melhorar o negócio.

A conta é simples: quando a gestão financeira se torna mais ágil para obter dados confiáveis, decisões podem ser tomadas mais rapidamente. Uma gestão financeira inteligente previne erros e evita que você insista no que não funciona.

Pequenos, médios e grandes restaurantes podem começar aos poucos, automatizando processos repetitivos com as dicas que separamos a seguir.

Como agilizar a gestão financeira de restaurantes

  1. Integre o ERP com o sistema POS 

Comece com tarefas contábeis que consomem muito trabalho manual. Só de falar em registro manual de vendas, inclusive a importação e exportação de dados desconectados, o tédio já começa a aparecer junto com possíveis perdas financeiras.

Leia também:

As boas práticas do setor financeiro de alta performance

Gestão de tempo para o departamento financeiro

O sistema POS (Point of Sale, ou maquininhas de cartão) fornece dados sobre produtos mais vendidos, relatórios sobre vendas etc. Quando o sistema POS e o ERP (Enterprise Resource Planning) do restaurante estão integrados, você passa a ter uma visão completa do fluxo de caixa da empresa. Essa integração permite que você dê baixa automática no ERP, além de centralizar informações e ajudar com ajustes de custos operacionais.

  1. Organize e automatize as contas a pagar

Acredite: você vai desejar ter começado hoje a organizar e automatizar a sua gestão de contas a pagar. Para evitar trabalho manual para importar dados, combine junto a fornecedores o envio de faturas diretamente para seu sistema de gestão financeira. Uma dica importante é criar automação para fluxos de trabalho nesse processo. Uma ferramenta de automação financeira diminui desvios financeiros e pode também personalizar as regras para aprovação de pagamento a partir de determinada categoria e de limites estabelecidos por você.

  1. Capacite seus funcionários

Ferramentas precisam de pessoas para funcionar. Restaurantes e todo o mercado de food service dependem de pessoas. Não vai adiantar ter a melhor solução do mercado para a gestão financeira da empresa se os colaboradores não estão prontos para usá-la. Aliás, a opinião deles precisa ser levada em consideração na hora de selecionar a ferramenta que melhor se encaixa à realidade do seu restaurante.

  1. Implemente uma conciliação bancária transparente

A conciliação bancária será capaz de mostrar por que os valores previstos e realizados do internet banking não estão batendo. Sem automação, a conciliação bancária leva muito tempo para ser concluída; quando o melhor é que seja feita diariamente.

Recentemente, a Equals lançou um Novo Módulo de Conciliação Bancária e agora é possível conciliar informações de diferentes lotes na mesma plataforma. Ou seja, de um lote para vários outros lotes.

Como a conciliação bancária compara o fluxo de caixa do restaurante com o saldo da conta corrente, é possível identificar a necessidade de capital de giro, evitar riscos, melhorar a mensuração de resultados, além de aperfeiçoar o planejamento financeiro.

Leia também:

Dicas práticas de fluxo de caixa de franquia para o franqueado

  1. Contrate uma conciliadora de cartões

Dentro de um segmento dinâmico como o de food service, os restaurantes precisam acompanhar a evolução dos meios de pagamento e as mudanças no comportamento do consumidor. Com uma solução de conciliação financeira como a plataforma Equals, um restaurante tem a sua disposição 5 níveis de soluções:

A Equals é uma plataforma de gestão financeira inteligente com mais de 90 meios de pagamento integrados, além de fazer integração direta com os principais sistemas de automação e gestão do mercado: Sistemas de ERP e Gateways, como Auttar e VTEX, por exemplo. Uma solução completa para negócios de food service, como restaurantes, que precisam otimizar suas operações financeiras, tomar melhores decisões e conseguir melhoria contínua nos resultados financeiros.

Categorias

Saiba das novidades
Os meios de pagamento evoluem a cada dia,
nossa solução também.