Além do ERP: o que a Equals pode fazer pelo seu negócio

19 novembro 2019
Cada site parece ter sua própria definição, mas, pelo menos a maioria delas, enfatiza a flexibilidade, que pode tornar o ERP em uma ferramenta de negócios poderosa. Para entender melhor como essa solução pode transformar seus negócios, é melhor entender o que realmente é e como funciona. Confira uma breve introdução ao ERP e porque parece que todo mundo está falando sobre isso.

Quando você pesquisa sobre o que é “ERP” na internet, a enorme quantidade de informações que aparecem pode ser esmagadora – sem mencionar que pode ser um pouco confusa. 

Cada site parece ter sua própria definição, mas, pelo menos a maioria delas, enfatiza a flexibilidade, que pode tornar o ERP em uma ferramenta de negócios poderosa.

Para entender melhor como essa solução pode transformar seus negócios, é melhor entender o que realmente é e como funciona. Confira uma breve introdução ao ERP e porque parece que todo mundo está falando sobre isso.

ERP e a integração de processos

ERP é um acrônimo para Enterprise Resource Planning (Planejamento de Recursos Empresariais), mas mesmo o nome completo não revela muita coisa sobre o seu verdadeiro significado. 

Para isso, é necessário dar um passo atrás e pensar em todos os vários processos essenciais à administração de um negócio, incluindo gerenciamento de estoque e pedidos, contabilidade, recursos humanos, gerenciamento de relacionamento com clientes e outros. 

No nível mais básico, o software ERP integra essas várias funções em um sistema completo, com o objetivo de otimizar processos e informações em toda a organização. O recurso central de todos os sistemas ERP é um banco de dados compartilhado que suporta múltiplas funções usadas pelas diferentes unidades do negócio. 

Na prática, isso significa que os funcionários de várias áreas – por exemplo, contabilidade e vendas – podem confiar nas mesmas informações para suas necessidades específicas. Isso agrega transparência para as operações internas da sua empresa.

O valor comercial do ERP

O objetivo de um sistema ERP é consolidar dados pertencentes a todas as operações de negócios em um local de fácil acesso e compreensão.

Aqui estão apenas alguns exemplos dos benefícios de um ERP:

Todos esses benefícios resultam na economia de custos, além de funções comerciais mais eficientes.

Leia também: Inteligência Artificial aplicada ao varejo

Será que você precisa de um ERP?

Existem vários fatores que determinam se uma organização precisa ou não de um ERP.

Sua empresa depende de big data?

Uma das principais maneiras de determinar a importância de um programa de ERP para uma empresa é considerar as necessidades de dados. Se suas operações dependem muito de big data, é provável que os programas básicos não sejam suficientes.

Você está lutando contra a ineficiência?

Lutar contra as ineficiências no uso de diferentes tecnologias e aplicativos é outro sinal de que um ERP pode ser uma boa opção para sua empresa. Um dos principais benefícios desse processo é sua capacidade de consolidar tecnologias. Como resultado, as organizações não perdem tempo com processos ou entradas de dados duplicados. Todas as informações estão sendo tratadas por um servidor único e altamente simplificado.

Leia também: Unified Commerce x Omnichannel: a evolução do varejo

Você está lutando para acompanhar as demandas dos clientes?

O software atual está dificultando o acompanhamento dos pedidos de clientes? Uma pilha de tecnologia mal coordenada dificulta a manutenção da consistência dos dados ou até mesmo o atendimento de pedidos em tempo hábil e preciso.

Um ERP robusto ajudará a gerenciar pedidos, automatizando processos em todos os aspectos do seu negócio. Por exemplo, se a empresa recebe pedidos transacionais, um sistema ERP extrai os dados de cobrança e envia as informações relevantes de remessa ao departamento correspondente. Isso permite que você atenda pedidos com mais rapidez e precisão, causando uma ótima satisfação do cliente.

Como escolher a solução certa?

Se você está procurando sua primeira solução de ERP ou está procurando atualizar de um sistema existente, o processo de avaliação, seleção e implementação é uma decisão estratégica de longo prazo para sua organização. Para ajudá-lo nesse processo, aqui estão oito etapas simples para uma seleção bem-sucedida do sistema ERP:

Depois de selecionar o fornecedor de ERP para seus negócios e necessidades, dedique algum tempo ao escopo de todo o projeto, do início ao fim. Trabalhe com seu fornecedor para mapear seus marcos críticos e traçar seu caminho para o sucesso.

Como a Equals pode ajudar sua empresa?

Tenha mais previsibilidade no seu negócio, melhore o controle do seu fluxo de caixa e acabe com problemas na contabilidade da sua empresa com a Equals, que pode atuar de forma eficiente junto de um software ERP.

Com nosso sistema, você sabe quanto você vai receber, quando e como aconteceu a transação.

Com a plataforma Equals, você tem controle sobre todo e qualquer problema que possa acontecer com suas máquinas de cartão, seja TEF ou POS. Tudo é apontado pelo sistema e você tem fácil acesso ao conteúdo.

No mesmo ambiente, você tem informações sobre todas as adquirentes, além do relatório em tempo real de quem comprou, a forma de pagamento e como isso se deu na adquirente.

A densidade de informações da plataforma Equals, é um complemento ao ERP que pode fazer toda a diferença.

Facilitamos o dia a dia de quem usa um software ERP com um sistema de gestão financeira inteligente que vai muito além de contas a pagar e receber.

A plataforma Equals entrega 5 níveis distintos de soluções para sua empresa:

Conferência de dinheiro: garantia da captura e autorização das vendas registradas com cartões de crédito, débito e vouchers.

Auditoria de taxas e terminais: validação do cumprimento das taxas contratadas/praticadas em cada bandeira e plano de parcelamento.

Gerenciamento de fluxo de caixa: fluxo de caixa de acordo com a posição mais atual considerando inclusive as antecipações.

Cancelamentos e chargebacks: controle, apuração e notificação sob os cancelamentos e chargebacks recebidos.

Conciliação bancária transparente: apuração dos valores efetivamente creditados na conta bancária da sua empresa.

Para criar uma empresa sustentável e escalável no ambiente de negócios atual, você precisa usar ferramentas que o ajudem a otimizar tarefas, aumentar a produtividade e alavancar dados em tempo real. O sistema ideal pode colocá-lo no caminho certo.

Pronto para ir ao próximo nível? Clique aqui para começar.

 

Categorias

Saiba das novidades
Os meios de pagamento evoluem a cada dia,
nossa solução também.